Topo

OPINIÃO

Vitão: 'Paulo Sousa errou do começo ao fim. Flamengo não vai com ele'

Do UOL, em São Paulo

04/04/2022 17h25

A perda do título carioca para o Fluminense, que festejou a conquista do estadual com um empate por 1 a 1 no sábado (2), aumentou a pressão sobre Paulo Sousa. O treinador tem seu trabalho questionado à frente do Flamengo. Nos bastidores, o clima também esquentou: um grupo de conselheiros escreveu uma carta ao presidente Rodolfo Landim cobrando mudanças e profissionalismo.

Na Live do Danilo e do Vitão — transmitida pelo UOL Esporte todas as segundas, quartas e sextas às 15h —, os jornalistas Danilo Lavieri e Vitor Guedes conversaram sobre o trabalho de Paulo Sousa à frente do Flamengo. Para os comentaristas, o treinador errou ao definir o estilo de jogo implementado no Rubro-Negro.

"O Paulo Sousa fez um erro bizarro, que é muito comum hoje em dia e muita gente da imprensa aplaude. 'Ah, ele gosta de trabalhar assim'. Uma pinoia; o time não se chama Clube de Regatas do Paulo Sousa. Então não tem um esquema preferido. O time do Flamengo é esse e ele tem que fazer o melhor esquema para esse elenco. Isso não foi feito. Ele botou Marinho na lateral-esquerda, Gabigol na ponta-direita... Mudou absolutamente todo mundo de posição. Paulo Sousa errou do começo ao fim", analisou Vitão.

Para o jornalista, o técnico português perdeu o elenco ao querer impor regras disciplinares mais rígidas e tentar promover muitas mudanças em um curto espaço de tempo. "Existe o mundo utópico e a vida como ela é. No mundo como ele é, o jogador é melindrado. Se o treinador não ganhar o grupo, não consegue fazer nada. Paulo Sousa deu declarações públicas dizendo que faltava fome e fez cartilha. Não funciona assim. Se jogador de futebol não correr, não há ideia que dê certo", comentou.

Vitão citou o Atlético-MG, que manteve a força exibida na última temporada mesmo com uma troca no comando técnico e com apenas ajustes pontuais na equipe. "É óbvio que, quando perde, os bastidores aparecem. Ele chegou querendo mudar as coisas. O que fez o Atlético-MG? [Antonio Mohamed] Pegou o time do Cuca que estava ganhando e manteve. Depois, vai ganhando e troca um, dois. Não chega com os dois pés na port dizendo 'eu sou o Paulo Sousa'. No Flamengo, ele é muito menor do que Gabigol e do que todos que ganharam ali", disse.

A superioridade do Fluminense na decisão do Carioca chamou a atenção de Vitão, que deixou claro o futuro do Flamengo com Paulo Sousa no comando. "O que me surpreendeu foi o Fluminense ter jogado muito melhor do que o Flamengo. No primeiro tempo, houve momentos de bobinho. De olé mesmo. O Fluminense não ficou lá atrás jogando por uma bola. Colocou o Flamengo na roda e com uma atuação magistral do Paulo Henrique Ganso, que não via desde 2010, 2011. Ficou claro para mim que, com Paulo Sousa, o Flamengo não vai", completou.

Não perca! A próxima edição da Live do Danilo e do Vitão será nesta quarta (6), às 15h (horário de Brasília), com a análise dos principais assuntos do dia no futebol brasileiro e internacional. Você pode acompanhar o programa ao vivo pelo Canal UOL e pelo canal do UOL Esporte no Youtube.