Topo

OPINIÃO

Mauro Cezar: Jogadores estão manchando a própria história no Flamengo

Do UOL, em São Paulo

04/04/2022 14h40

O Flamengo perdeu o título carioca para o Fluminense ao empatar no sábado o segundo jogo no Maracanã, resultado que ocorre justamente no momento em que vêm à tona problemas do clube com relação a dirigentes, bem como na relação entre os jogadores e o técnico Paulo Sousa, que ainda não conseguiu fazer com que o time apresente o que se espera, ao mesmo tempo em que tenta uma reformulação.

No podcast Posse de Bola #216, Mauro Cezar Pereira afirma que está ficando clara a forma como os jogadores do Flamengo estão agindo no momento em relação ao treinador, ressaltando que o comportamento deles não é merecedor de título e que eles estão arriscando a própria história vitoriosa que construíram no clube.

"Se o Flamengo circunstancialmente vencesse o Fluminense por 2 a 0 e levasse para os pênaltis, coisa parecida, não seria merecido porque esses jogadores não merecem ganhar campeonato nenhum. A maneira como eles estão lidando com a situação é absurda, eu nunca vi uma coisa tão explícita no futebol assim de elenco contra um técnico, não me lembro. É muito claro, é assumido, é transparente", diz Mauro Cezar.

"O que está acontecendo é grave, é culpa da direção, é culpa dos jogadores e é culpa também do Paulo Sousa, porque o trabalho é dele, mas não há boa vontade ali, são panelas ali dentro, uma coisa deplorável, de jogadores que estão simplesmente, alguns deles, manchando a própria história bonita que construíram no clube", completa.

O jornalista afirma que Paulo Sousa foi contratado para fazer o que a diretoria não foi capaz em termos de reformulação do elenco, mas que também precisa atingir resultados para que tenha respaldo e siga com o processo de renovação.

"O Paulo Sousa está no Flamengo com uma missão que é reformular o elenco. Quando ele colocou o Diego Ribas para jogar o Fla-Flu lá no começo do campeonato, no Engenhão e também durante a partida contra o Atlético-MG, muita gente reclamou. Repare, o Diego não entrou mais, só entra em jogo ganho, contra os pequenos do Rio estava entrando. O Diego Alves estava machucado, voltou, jogou mal duas partidas e está fora, tem um goleiro novo, o Santos. Ele está fazendo o trabalho que a diretoria deveria ter feito, foi contratado com essa missão e está levando isso às últimas consequências", diz Mauro.

"O Paulo Sousa precisa também ter inteligência nessa hora, ele vai ter respaldo se tiver resultados, se não tiver resultados, ele vai cair, todo técnico cai nessas horas. Ele precisa buscar confiança de um grupo, circunstancialmente é bom ele ter 11, 12, 13 caras que são os jogadores dele que vão começar os jogos amanhã no Peru contra Sporting Cristal na Libertadores e sábado em Goiânia contra o Atlético-GO. Porque ele ganhando a confiança de um determinado grupo de jogadores, fica mais fortalecido e se conseguir resultados positivos, duas vitórias, ele fica um pouco mais calmo para tocar esse processo de renovação", completa.

Mauro cita a declaração que deu na última sexta-feira no Posse de Bola #215, quando apontou que os jogadores do elenco do Flamengo foram vencedores, mas hoje não são, apontando que eles não devem ter poder para reivindicações neste momento.

"Os jogadores do Flamengo, que hoje são perdedores como eu falei aqui na sexta-feira, não são mais vencedores, chegaram a um título muito bonito, queriam o tetra, mas conseguiram mais do que o tetra, era o tetra carioca, conseguiram o penta vice, porque foram vice-campeões do Brasileirão, da Libertadores, da Supercopa, da Taça Guanabara, que também é uma taça, e agora vice-campeões do Rio de Janeiro", ironiza.

"Eles estão em baixa, eles não podem dar as cartas, eles não têm que dar as cartas, nem que estivessem em alta, o clube é maior do que o Marcos Braz, do que o Paulo Sousa, de que o Jorge Jesus e de que os jogadores", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.