Topo

Conselheiros do Fla escrevem carta a Landim e pedem mudanças no futebol

Rodolfo Landim em sua cerimônia de posse no Flamengo - Marcelo Cortes / Flamengo
Rodolfo Landim em sua cerimônia de posse no Flamengo Imagem: Marcelo Cortes / Flamengo

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

04/04/2022 08h40

Após a perda do Carioca para o Fluminense, o ambiente no vestiário do Flamengo sofreu um grande abalo e a política ferve nos corredores da Gávea.

Ontem (3), um grupo de conselheiros aprontou uma carta a ser entregue para o presidente Rodolfo Landim e pediu uma reunião para se colocar a par do que acontece no futebol do clube. Eles exigem mudanças e profissionalismo. As assinaturas estão sendo colhidas e já há cerca de 40 adesões, que incluem pessoas de diferentes correntes do clube.

Eles apontam que uma reformulação está sendo protelada desde 2020 e que o Rubro-negro precisa de "pessoas mais qualificadas e experientes do mercado para trabalhar no clube", alé de pedirem "acompanhamento psicológico permanente, não somente como suporte para os atletas".

Confira a íntegra da carta

"No dia 31 de março, o Flamengo publicou o balanço referente ao ano de 2021: uma receita bruta superior a R$ 1 bilhão, e um recorde para o futebol brasileiro, com um superávit de R$ 177,6 milhões, o maior superávit contábil da história do Clube.

Porém, os resultados em campo estão muito aquém da maior folha salarial da América Latina e de um CT excepcional. E por mais que o futebol seja imprevisível, depois da perda do título de ontem, contra um time lidando com gravíssimos problemas financeiros e uma estrutura muito inferior a nossa, evidenciam a necessidade de uma ampla reestruturação no departamento de futebol.

Essa necessidade já se esboçava em 2020, e foi infelizmente protelada. Mas, depois da derrota de ontem, não podemos mais perder um dia sequer; precisamos reorganizar, reformular, o futebol do Flamengo. Portanto, pedimos uma reunião para ficarmos a par do que será feito de agora em diante. Precisamos que a gestão profissional das finanças seja também adotada no futebol.

Precisamos das pessoas mais qualificadas e experientes do mercado para trabalhar no Clube. Precisamos de um acompanhamento psicológico permanente, não somente como suporte para os atletas, mas como parte motivacional, importante trabalho mais do que comprovado em inúmeros clubes europeus.

Precisamos analisar se existem desavenças no vestiário e, se necessário, reavaliar os contratos de alguns jogadores. Senhores, que a derrota de ontem seja um wake up call. Que a derrota de ontem seja, não o triste fim de um melancólico campeonato, mas o início de uma nova era no Futebol do Clube de Regatas do Flamengo, permeado por profissionalismo, compromisso e excelência".