Topo

"Merecemos muito mais", diz Paulo Sousa sobre vices contra Atlético e Flu

Colaboração para o UOL, em São Paulo

02/04/2022 21h27

Apesar dos dois vice-campeonatos em menos de um mês e meio — contra o Atlético-MG na Supercopa do Brasil, e ante o Fluminense na noite de hoje (2) —, o técnico Paulo Sousa considera que o Flamengo foi superior e mereceu, dentro de campo, sair com os títulos que disputou no início da temporada.

"Nossa equipe mereceu muito mais nas duas finais. Na Supercopa fomos bem superiores ao adversário. Todas as vezes que jogamos com o Fluminense fomos superiores. Hoje, não. Nos criaram muita dificuldade. Dou parabéns ao Abel e toda a equipe. Agora é hora de virar a página, sentir as feridas e continuar o trabalho. A equipe não merecia esses dois fechos, mas o futebol é assim mesmo", ponderou o treinador português.

Sousa foi perguntado sobre os quatro vice-campeonatos consecutivos do Rubro-Negro, nos quais se incluem o Brasileirão e a Libertadores de 2021, quando ele ainda não havia chegado. Para ele, por se tratar de um início de trabalho, é compreensível que os resultados não aconteçam tão rápido.

"Normal que todos os processos iniciais sejam assim. As lideranças são construídas dentro do campo. Com certeza os resultados positivos fazem com que o processo seja mais rápido. Infelizmente assim não foi nas finais. Mas há muita coisa para trabalhar, em conceitos, dinâmica de jogo, e tudo isso é um cadinho que se vai fazendo", prosseguiu, e destacou entender que o tempo é curto no atual contexto.

Acerca de uma possível insatisfação por parte dos jogadores com seu trabalho e esquema tático, o comandante flamenguista, que também pôs panos quentes na discussão com Gabigol, destacou que a adaptação do elenco de fato pode ser demorada, mas que se sente seguro sobre a melhora nos resultados.

"Não deixam de ser só informações. Por mais contatos que [jornalistas] tenham, é algo que não tem que me retirar do caminho: tenho minhas convicções, metodologia e liderança. Leva-se tempo a alinhar todos no mesmo caminho. Fortemente convencido de que a qualidade de todo o grupo vai fazer com que estejamos no nosso melhor para seguirmos vitoriosos", concluiu.

O próximo compromisso do Fla será diante do Sporting Cristal-PER, na estreia da Copa Libertadores, em Lima, às 21h30 (horário de Brasília) de terça-feira (3).

Confira outras respostas de Paulo Sousa na coletiva de imprensa:

Carioca como pré-temporada. Agora, Libertadores. Flamengo está preparado? O que trouxe a pré-temporada?

"Estou habituado a uma pré-temporada completamente diferente. Temos um processo a nível de treino, e depois a parte competitiva. E não vejo o Carioca como pré-temporada, mas um processo de competição que ajuda a estabelecer dinâmicas de forma que sejam cada vez mais consistentes. Procuro conduzir o processo com estilo de relações, de conhecimento interior, não só técnico e tático, mas também pessoal. De forma a interagir, ratificar caminhos, todos juntos, e tudo isso leva seu tempo, quando o processo é novo. Sobretudo quando existe num passado de quatro anos uma equipe campeã. Se olharmos o universo de 20 anos do Flamengo, é difícil a continuidade de vitórias, ela não existe. Por isso, os processos são importantes para consolidar o caminho, não só da vitória mas de todos os outros anos. Fui contratado para isso, porque acreditam que sou a pessoa certa para que isso aconteça num futuro breve. Criamos consistência de forma a atingir resultados que a equipe merece."

Panorama do campeonato do Flamengo

"Positivo, começando pelo Fabio. Oferecendo dentro da competitividade a jogadores sub-20 oportunidade num nível mais elevado, onde o entendimento do jogo é completamente diferente. E depois fui me estabelecendo com dinâmicas entre os jogadores, entre nosso conceito de jogo, e que queremos ser mais consistentes. Claro que o resultado nos leva a darmos mais convicções. Tirando o último jogo, em que o Flu foi superior, mas mesmo assim criamos oportunidade suficientes para concretizar, não tendo um domínio porque o adversário foi melhor. Mas, num global, acho que foi uma equipe positiva e queremos continuar a crescer porque acreditamos nela."

Discussão com Gabigol

"Aquilo que aconteceu é natural, é do jogo. Um rapaz que tem ambição de ganhar. É difícil comunicar com o nosso público, porque eles empurram, estão presentes. Ele tem que entender porque inicialmente fez [o posicionamento] com mais consistência, e naquele momento, o posicionamento dele não era o mais correto. E eu o lembrei. Tanto eu quanto qualquer um [da comissão técnica], temos que ter uma comunicação positiva", completou."

Há possibilidade da mudança de jogo para ser melhor no ataque? De tirar a linha de 3?

"Hoje, na última parte do jogo, acabamos por ter essa ideia, de termos mais um movimento, com Everton, para sermos mais criativos, dominadores no nosso jogo com bola. Analisando profundamente, penso que fomos dominantes na maioria dos jogos. Criamos oportunidades suficientes para sairmos vitoriosos. Temos que criar mais. Nós trabalhamos para que eles possam tomar as melhores decisões. Depois, o último passe, o cruzamento com precisão, é algo individual e mais técnico, que procuramos sempre trabalhar e refinar. Trabalhamos para ser mais dominantes com vitórias e com gols. Normalmente minhas equipes não tem um só sistema, mas primeiro temos que consolidar um. Fundamentalmente, o modelo está claro. Sabemos o que queremos. Também temos a complexidade dos nossos adversários, e hoje ele nos criou uma complexidade."

Comentário sobre estilo de jogo

"Temos que continuar a trabalhar, de forma que todos esses momentos do jogo estejam mais claros, comprometimento da parte de todos. Depois, mantendo esse modelo de jogo, esses princípios gerais, agressividade sem bola, pressão constante, qualidade no controle de jogo, em largura ou profundidade, velocidade em triangulações, a atacar profundidade, criar oportunidade por corredores laterais ou central, atacar zonas de campo... tudo isso são coisas novas, que precisam ser consolidadas. Faz parte do processo. Nós podemos adquirir fortemente para que vocês reconheçam cada vez mais, depois passamos a outro sistema."