Topo

5 jogos absolutamente imperdíveis na primeira fase da Copa do Mundo

Do UOL, em São Paulo

01/04/2022 15h10

Classificação e Jogos

O sorteio realizado hoje (1º), no Qatar, desenhou a fase de grupos da Copa do Mundo com alguns jogos que já têm cara de imperdíveis. Tem Messi x Lewandowski, um duelo de campeãs mundiais, Cristiano Ronaldo x Luis Suárez e muito mais. O UOL Esporte lista abaixo.

Espanha x Alemanha

Considerada a seleção mais forte do pote 2, a Alemanha caiu no grupo E com a Espanha e vai ter sua chance de se vingar dos 6 a 0 que levou pela Liga das Nações, em novembro de 2020. Este é o único duelo da fase de grupos que opõe duas campeãs mundiais: os alemães são tetracampeões (1954, 74, 90 e 2014) e os espanhóis venceram em 2010. Este duelo já aconteceu em quatro edições da Copa do Mundo: a Alemanha levou a melhor três vezes (fase de grupos em 1966 e 1994; segunda fase em 1982), e a Espanha venceu o confronto mais recente em Mundiais, na semifinal justamente de 2010.

Argentina x Polônia

O jogo mais esperado do grupo C terá Lionel Messi de um lado e Robert Lewandowski de outro. Um venceu a Bola de Ouro da France Football em 2021, o outro levou o prêmio Fifa The Best, e agora os dois se encaram na Copa do Mundo. O duelo também pode ser uma espécie de mata-mata antecipado, pois acontece na última rodada de um grupo que ainda tem Arábia Saudita e México.

Portugal x Uruguai

Cristiano Ronaldo e cia. caíram em um grupo teoricamente complicado na Copa do Mundo. O duelo mais esperado é contra o Uruguai de Suárez e Cavani, um embate entre dois países de população pequena que há muito tempo são eficazes na missão de fazer frente às grandes potências mundiais. O jogo pode definir o adversário do Brasil nas oitavas de final, caso a seleção canarinho passe de fase.

Inglaterra x Estados Unidos

Duelo entre os dois maiores países anglófonos do mundo, que historicamente são potências econômicas, culturais e esportivas. Curiosamente, os EUA nunca perderam para a Inglaterra em Copas do Mundo. Foram dois jogos: uma vitória por 1 a 0 em Belo Horizonte, no primeiro Mundial disputado no Brasil, em 1950, e um empate por 1 a 1 na fase de grupos da Copa de 2010 —nesta última ocasião, as duas seleções se classificaram às oitavas.

Brasil x Sérvia

É claro que a estreia da seleção brasileira é imperdível. Em 24 de novembro, uma quinta-feira, o Brasil abre a campanha na Copa do Mundo mais uma vez em busca do hexa. É apenas a segunda vez que a seleção enfrenta a Sérvia no Mundial, e a primeira foi justamente na última edição, em 2018, quando Paulinho e Thiago Silva fizeram os gols da vitória por 2 a 0. Houve ainda outros quatro confrontos com a antiga Iugoslávia, da qual a Sérvia fazia parte, com dois empates e um triunfo para cada lado.

Quando começa?

A abertura da Copa do Mundo está marcada para as 7 horas (de Brasília) de 21 de novembro, uma segunda-feira, quando o Qatar enfrenta Equador no estádio Al Bayt, na cidade de Al Khor. Serão 28 dias de jogos até a grande final em 18 de dezembro, no Estádio Nacional de Lusail.

Oito seleções ainda disputam as três últimas vagas na Copa do Mundo, que serão definidas apenas em junho. Uma delas, a da Europa, tem País de Gales, Escócia e Ucrânia na disputa; as outras duas são da repescagem internacional: uma de Austrália, Emirados Árabes Unidos ou Peru; outra de Costa Rica ou Nova Zelândia.

Qual é o grupo mais difícil da Copa do Mundo 2022? Vote!

Resultado parcial

Total de 5913 votos
2,37%
1,73%
15,74%
1,45%
43,41%
2,91%
14,32%
18,06%