Topo

OPINIÃO

Rodrigues: 'Neymar faz temporada ruim. Não crio expectativas para a Copa'

Do UOL, em São Paulo

30/03/2022 04h00

Suspenso, Neymar ficou fora da goleada por 4 a 0 do Brasil sobre a Bolívia nesta terça-feira (29), pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa-2022. Ao contrário de um passado recente, a seleção brasileira tem encontrado alternativas de jogo sem seu principal jogador, que vive uma temporada de pouco brilho pelo Paris Saint-Germain. O que se pode esperar de Neymar no Qatar?

No Fim de Papo, programa ao vivo do UOL Esporte transmitido após os jogos da seleção brasileira, os jornalistas Renato Maurício Prado, Vitor Guedes e Rodolfo Rodrigues debateram sobre o atual momento apagado de Neymar e como essa fase ruim pode influenciá-lo para o Mundial - e como tudo isso pode afetar o desempenho da seleção.

"Não tenho grandes expectativas no Neymar. Ele faz a pior temporada dele no futebol europeu. Também está desinteressado na seleção brasileira. A prova disso foi ter tomado esse cartão besta para não viajar para a Bolívia. Poderia brigar para bater recordes e ser o maior artilheiro da seleção brasileira, mas está mais interessado em curtir a casa dele", criticou Rodrigues.

Vitão concorda e, na visão dele, a dependência excessiva em torno de Neymar pode custar caro à seleção, caso isso ocorra no Qatar. "Espero muito pouco. A chance do Brasil é essa: não esperar que ele decida sozinho. Não tenho muitas expectativas no Neymar. Para mim, ele faz a pior temporada desde que chegou à Europa. O Brasil provou que o Neymar é um bom jogador, mas tem que ser um time. Se depender do Neymar, a chance é nenhuma", opinou.

Com a ascensão de nomes como Antonu, Bruno Guimaráes, Richarlison, Vinícius Júnior e Raphinha, entre outros, Rodrigues vê a seleção reduzir sua dependência de Neymar. "Não crio tanta expectativa em cima do Neymar. O legal seria o Tite dar chance para outros jogadores mais a fim de jogo", disse o colunista do UOL.

Já Renato ressaltou que as chances de o Brasil levar à taça no Qatar dependem de Neymar - o que não é um bom sinal no momento, na visão do colunista do UOL, pela fase ruim do atacante. "Também não tenho grande expectativa, mas só considero o Brasil como um dos fortes candidatos à Copa se o Neymar jogar bola. Com o Neymar em campo, todo o jogo do Brasil, infelizmente, sob o comando do Tite, a bola passa por ele. Se ele fizer uma Copa opaca, como está fazendo nesta temporada, nossas chances diminuem bastante", avaliou.

Mesmo com Neymar em baixa, Rodrigues coloca o Brasil entre os principais candidatos ao título. "A única seleção à frente é a França, que tem um elenco sensacional. Não é só time titular, mas o elenco é muito forte. O Brasil vem logo na sequência e à frente de alguns outros. Está melhor do que a Argentina, tem mais time do que a Alemanha e do que a Bélgica. Talvez entre no mesmo patamar da Inglaterra. Também acho essa seleção portuguesa bem boa", completou.

Não perca! Você pode acompanhar as próximas lives do UOL Esporte pelo Canal UOL e pelo canal do UOL Esporte no Youtube.