Topo

Tite diz que seleção superou expectativas ao golear a Bolívia na altitude

Jogadores da seleção brasileira comemoram gol de Richarlison contra a Bolívia pelas Eliminatórias Sul-Americanas - Lucas Figueiredo/CBF
Jogadores da seleção brasileira comemoram gol de Richarlison contra a Bolívia pelas Eliminatórias Sul-Americanas Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Do UOL, no Rio de Janeiro

29/03/2022 23h46

"O sentimento aflorado agora que eu tenho é de paz". Com a tranquilidade de quem viu dar tudo certo no trabalho é que Tite deixou o jogo contra a Bolívia, em La Paz. A seleção brasileira venceu por 4 a 0 e o treinador admitiu que não esperava tanto, pela circunstância adversa que a altitude sempre causa. Falta fôlego, mas o Brasil soube dosar a energia para obter o resultado que lhe assegurou a melhor campanha da história no formato atual das Eliminatórias da Copa.

"Qualquer expectativa que pudesse colocar em termos de desempenho, vir para cá com tamanhas adversidades e fazer um placar tão elástico, com número de finalizações importantes, mantendo um nível, alternando sem perder seu modelo. Retomar a bola logo gera um nível de concentração muito alto dos atletas. Depois, ter posse de bola para não afogar demais. A minha cabeça dói. Eu subo escada e fico ofegante. O atleta diminui sua capacidade física para desempenho. É muito difícil ter o desempenho que tivemos jogando contra a qualidade da Bolívia e aqui em La Paz, na altitude", afirmou o treinador.

Tite, técnico da seleção brasileira, em jogo contra a Bolívia, em La Paz, pelas Eliminatórias Sul-Americanas - REUTERS/Manuel Claure - REUTERS/Manuel Claure
Tite, técnico da seleção brasileira, em jogo contra a Bolívia, em La Paz, pelas Eliminatórias Sul-Americanas
Imagem: REUTERS/Manuel Claure

Tite ficou muito satisfeito com a constância da seleção ao longo da partida. Até levou o analista de desempenho, Thomaz Koerich, à coletiva para que ele pudesse citar os números de finalizações durante o jogo: nove no primeiro tempo e dez no segundo.

"Foi uma atuação linear de primeiro e de segundo tempo. Inclusive com números consideráveis. As substituições serviram para manutenção desse equilíbrio. Em termos de desenho tático, jogamos com 4-4-2, mesmo que sempre. Às vezes, o externo é flutuador. Coutinho hoje. O centroavante ataca o espaço. Hoje. No outro jogo, foram dois centrais com duas flechas do lado", comentou Tite, que ainda resumiu o momento atual do time:

Consolidação, crescimento. A equipe começou com sete modificações e manteve o padrão".

Terminada a data Fifa, o técnico da seleção embarca nesta semana para o Qatar, onde vai participar do sorteio dos grupos da Copa do Mundo. Além disso, Tite estará em uma reunião organizada pela Fifa com todos os técnicos e uma das pautas é fazer com que seja permitida a convocação de 26 jogadores para o Mundial e não apenas 23.

Até a estreia na Copa do Qatar, o Brasil ainda fará mais cinco jogos - três em junho e dois em setembro. Um deles será contra a Argentina.