Topo

OPINIÃO

Juca e Trajano dão cartão vermelho à tentativa de censura no Lollapalooza

Colaboração para o UOL, em Aracaju

29/03/2022 16h55

O Festival Lollapalooza 2022 ficará marcado pela polêmica decisão liminar do ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Raul Araújo, que tentou impedir manifestações políticas dos artistas durante o evento. No último sábado (26), ele acatou o pedido do partido do presidente Jair Bolsonaro (PL) e chegou a estipular uma multa de R$ 50 mil caso a determinação fosse desobedecida. Diante da repercussão negativa do caso, tanto o ministro como o PL recuaram.

No programa Cartão Vermelho #4, transmitido pelo UOL Esporte toda terça-feira às 15h, os jornalistas Juca Kfouri e José Trajano não pouparam críticas à tentativa de censura no Lollapalooza. Eles deram cartão vermelho para Raul Araújo e afirmaram que o ministro errou até quando retrocedeu da decisão.

"Eis que o país é surpreendido com uma determinação liminar do ministro Raul Araújo proibindo manifestação contra Bolsonaro no festival de música Lollapalooza, que virou Lulapalooza por causa dele. Evidentemente uma ordem judicial sem o menor sentido, que serviria apenas para fazer o que fez, estimular que houvesse mais protesto. Gente que não estava nem pensando em protestar, foi lá e fez questão de protestar por não admitir que houvesse censura", afirmou Juca.

"Ao perceberem que o tiro saiu pela culatra, imediatamente o PL resolveu tirar a queixa, e o ministro se disse enganado pelo PL porque entendeu que os organizadores estavam fazendo propaganda, não os artistas se manifestando, o que não é verdade, porque na liminar ele faz referência específica contra Pablo Vittar. Portanto, senhor ministro Raul Araújo, o senhor merece um cartão vermelho, muito vermelho", acrescentou o colunista do UOL.

Durante sua apresentação no Lollapalooza, a cantora Pabllo Vittar ergueu uma toalha que ganhou de um fã com o rosto do ex-presidente Lula, fato que desencadeou o pedido do PL e a contestada liminar de Raul Araújo. Após a decisão do ministro, artistas e grupos como Fresno, Marcelo D2 e Planet Hemp se manifestaram em suas performances. Segundo Trajano, o ministro do TSE mereceu dois cartões vermelhos.

"Merecia dois cartões vermelhos, primeiro por ter dado a liminar para proibir e depois porque ainda deu uma argumentação mentirosa. Esse Raul Araújo está cavando uma vaguinha no STF caso Bolsonaro seja reeleito, está preparando o terreno. Permitiu colocar outdoor por aí afora e se meteu nessa do Lollapalooza, então dois cartões vermelhos para ele, pela decisão e por ter voltado atrás com argumentação falsa."

O jornalista deu ainda mais um cartão vermelho para o ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, demitido ontem (28) do MEC na esteira das denúncias de corrupção na pasta.

"Outro cartão para o ex-ministro da Educação, que fez uma carta dizendo que estava se retirando por uma questão patriótica ao Brasil, o que é uma vergonha. Foi o quarto ministro da educação no desgoverno Bolsonaro", concluiu Trajano.

O Cartão Vermelho vai ao ar todas as terças-feiras, ao vivo, às 15h, no Canal UOL, no Youtube do UOL Esporte e nas redes sociais, além de também ficar disponível nas principais plataformas de podcast.