Topo

Fabrício Bruno aproveita brechas e se firma ao estilo 'mineirinho' no Fla

Fabricio Bruno, jogador do Flamengo, disputa lance com Getulio, do Vasco, durante partida pelo Carioca - Thiago Ribeiro/AGIF
Fabricio Bruno, jogador do Flamengo, disputa lance com Getulio, do Vasco, durante partida pelo Carioca Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

29/03/2022 04h00

Discreto no dia a dia no Ninho do Urubu, o zagueiro Fabrício Bruno vai dando seu recado em campo e tem aproveitado as brechas deixadas por outros zagueiros do Flamengo.

Contratado em fevereiro, o defensor já soma oito partidas (todas como titular), com seis vitórias e duas derrotas. Soberano na linha de três implantada por Paulo Sousa, o camisa 15 esteve presente nas únicas duas vezes em que o português repetiu a escalação. Em dois dos três triunfos sobre o Vasco, ele formou a trinca com David Luiz e Filipe Luís.

Somado ao bom desempenho em campo, Fabrício viu as oportunidades se multiplicarem por conta de problemas de colegas de posição. Lesionados, Rodrigo Caio e Pablo seguem trabalho de recuperação. Por conta de lesão no joelho, Gustavo Henrique foi baixa por sete partidas e deixou o caminho ainda mais livre para a consolidação do ex-jogador do Bragantino. Léo Pereira, por sua vez, é visto como uma alternativa a Filipe Luís.

Mineiro da cidade de Contagem, o rubro-negro faz jus à fama dos cidadãos do seu Estado e troca as palavras por atitudes no Ninho do Urubu. Dedicado na rotina do elenco, ele chama a atenção pela disciplina e pelo empenho em todas as fases do treinamento.

"O Léo Pereira faz basicamente a função do Filipe Luís quando ele não está. Quando o time tem a bola, joga com uma saída de três, mas defende como lateral sem a bola. O Flamengo não defende em uma linha de cinco, muita gente confunde isso. O Fla monta duas linhas de quatro para defender e o homem à esquerda vira o lateral do time. Acho que o Léo vai acabar ganhando espaço como reserva do Filipe. A tendência é que continue jogando o Fabrício, com o Gustavo como reserva. Entendo que o Pablo vai brigar por uma vaga aí enquanto o Rodrigo Caio não volta", analisou Rodrigo Coutinho, colunista do UOL Esporte.

De mansinho, Fabrício Bruno já é o quinto rubro-negro com mais minutos na temporada (772) e se destaca nas análises de distâncias percorridas nos jogos e também na capacidade de aceleração e alta intensidade. Além da dedicação nas atividades, o atleta procurou os nutricionistas e se submeteu a um programa nutricional que resultou em aumento de massa magra e redução do percentual de gordura.

Os dados que o GPS coleta após treinos e jogos aliviam Sousa e sua comissão, visto que o leque para a formação da linha defensiva tem sido diminuído por conta de problemas físicos. Em um momento de ajustes e busca por opções, Fabrício é uma das certezas que o Mister tem até aqui.

Foco na decisão

Após o domingo de folga, o elenco se reapresentou ontem (28) e retomou os trabalhos de olho no Fluminense, rival na decisão do Carioca. Hoje (29), os rubro-negros fazem o último treino antes da primeira partida da final e a atividade será voltada para a partida de amanhã (30), 21h40, no Maracanã.