Topo

Paulista - 2022

OPINIÃO

Colunistas: Quem tem razão na polêmica sobre o mando de campo no Paulistão?

Palmeiras x São Paulo: data do segundo e decisivo jogo gera polêmica entre os rivais - Marcello Zambrana/AGIF
Palmeiras x São Paulo: data do segundo e decisivo jogo gera polêmica entre os rivais Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

28/03/2022 11h01

Finalistas do Campeonato Paulista de 2022, Palmeiras e São Paulo ainda não entraram em campo, mas a disputa já começou, fora dele. Por conta do show da banda Maroon 5 agendado para o dia 5 de abril, terça-feira, no Allianz Parque, o Palmeiras não poderá mandar o segundo e decisivo jogo —inicialmente prevista para domingo (3)— em sua casa, uma vez que são necessários três dias para a montagem do evento.

Uma possibilidade encontrada pelo Palmeiras seria realizar o duelo no sábado, dia 2, porém, o São Paulo já avisou que se recusa a antecipar a data da final do Paulistão, alegando que ela consta no regulamento e envolve uma série de logística. Já o Alviverde defende que a data prevista é o máximo para o campeonato terminar, e não obrigatoriamente o dia da final.

E aí, quem tem razão na polêmica? Palmeiras ou São Paulo? Fizemos essa pergunta aos colunistas do UOL Esporte. Veja o que eles pensam:

O Palmeiras, sabendo ser o melhor time paulista, deveria ter previsto que poderia decidir o estadual em casa e negociado com a WTorre para evitar agendar qualquer evento no Allianz Parque. Agora tem que arcar com as consequências e não tentar uma "gambiarra" para contornar o problema.
ANDRÉ ROCHA

O São Paulo está certo em tentar tirar o jogo do Allianz porque no futebol muita coisa se resolve nos bastidores. Mas o Tricolor não pode alegar que isso está no regulamento porque a data prevista é o máximo para o campeonato terminar de acordo com o calendário estabelecido para o futebol brasileiro e não obrigatoriamente o dia da final. Tanto que a decisão seria sábado se fosse contra o Corinthians por causa da estreia na Libertadores na terça. O regulamento deixa claro que todo o calendário pode sofrer alterações de acordo com pedidos da TV e da PM. O Palmeiras, por sua vez, está certo em tentar que o jogo seja no Allianz porque teve a melhor campanha, mas tem que enfrentar as consequências de ter uma arena moderna sem ter colocado a mão no bolso e sem dever para ninguém. No fim, quem vai definir é a Record, que quer passar o Carioca e o Paulista no mesmo dia.
DANILO LAVIERI

O Palmeiras. O São Paulo está com frescura e mostrando mais uma vez como a Liga de Clubes é uma quimera.
JUCA KFOURI

O São Paulo, em vez de gentilmente aceitar, usa um discurso de "regulamento" para forçar o jogo a ser realizado no domingo - consequentemente, em outro estádio. o São Paulo tem uma atitude pequena, minúscula, tacanha, mesquinha, que não vai alterar muita coisa em relação à vantagem de o adversário jogar "em casa" o segundo jogo, que ainda vai instigar e motivar ainda mais o Palmeiras, e que atrapalha a programação dele mesmo, São Paulo, pensando na viagem pela Copa Sul-Americana logo em seguida.
JULIO GOMES

O regulamento fala em término em 3 de abril. Qualquer outra data deve ser acordada entre as partes: se uma delas não está de acordo, não há motivo para aceitar. Se o Palmeiras quer tanto jogar no Allianz, deveria propor jogar então o primeiro jogo em casa (o que também não está previsto no regulamento). Diálogo, moderação e concessões nunca foram nosso forte. Quem pagou pelo torneio vai decidir.
MARÍLIA RUIZ

Quem não tem razão é a presidente do Palmeiras. Quer mudar a data previamente estabelecida porque não pode jogar no seu estádio que ainda não é totalmente seu.
MENON

Errado ninguém está. Os lados estão defendendo seus interesses. Mas o São Paulo vencerá essa queda de braço com facilidade, já que o jogo já estava marcado para o domingo. Agora, o Palmeiras bem que poderia mandar o jogo na Neo Química Arena. Assim, teria chance de dar volta olímpica no estádio de seu maior rival pela primeira vez na história. Ah, e ainda ajudaria financeiramente o seu coirmão, que anda com os cofres esburacados...
MILTON NEVES

O regulamento do Paulistão é claro. Ele diz que a competição terá "início em 26 de janeiro e término em 03 de abril". Ou seja, o São Paulo tem razão, já existe uma data definida. Ela deve ser respeitada. Porém, vale lembrar que a FPF mudou a tabela e colocou o Palmeiras para jogar antes do início estipulado no regulamento por conta do Mundial de Clubes.
PERRONE

O São Paulo está certo em querer jogar no domingo, mas poderia muito bem aceitar o pedido do Palmeiras de mudar o jogo para o sábado, já que o estádio vai receber um show. Mas está pensando, claro, no seu lado. Sem o Allianz, o Palmeiras perde força, já que está acostumado a jogar lá e com seu gramado sintético. O São Paulo ser cordial e acatar o pedido palmeirense me parece fora de cogitação nesse momento.
RODOLFO RODRIGUES

  • Veja os comentários de Danilo Lavieri e Vitão Guedes sobre a final do Paulistão, na live de UOL Esporte: