Topo

Peru faz denúncia à Fifa contra o árbitro Daronco por jogo com o Uruguai

O árbitro Anderson Daronco durante o jogo entre Uruguai e Peru pelas Eliminatórias da Copa do Qatar, no Estádio Centenário. 24/03/2022 - Pool/Getty Images
O árbitro Anderson Daronco durante o jogo entre Uruguai e Peru pelas Eliminatórias da Copa do Qatar, no Estádio Centenário. 24/03/2022 Imagem: Pool/Getty Images

Colaboração para o UOL, em Maceió

27/03/2022 23h56

A (FPF) Federação Peruana de Futebol acionou a Fifa contra o árbitro brasileiro Anderson Daronco por sua atuação na partida da seleção peruana contra o Uruguai, na última quinta-feira (24), pela penúltima rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo do Qatar 2022. A denúncia contra o árbitro foi feita na sexta-feira (25), mas só foi revelada hoje (27).

Com a vitória por 1 a 0, o Uruguai garantiu a vaga em mais uma Copa do Mundo. Ainda no primeiro tempo, Arrascaeta garantiu o triunfo marcando o único gol do jogo.

"A FPF informa que, na sexta-feira passada, foi apresentada uma denúncia contundente à FIFA, relativamente às ações do árbitro Anderson Daronco, devido a fatos publicamente conhecidos", informa o comunicado publicado no site oficial da FPF.

Nos minutos finais da partida que resultou na derrota da equipe peruana, o goleiro uruguaio Sergio Rochet conseguiu conter a bola em uma finalização rival, mas ficou um metro atrás da linha do gol.

A distância do goleiro para a linha que marca a validação do gol provocou debate porque, segundo o time peruano, a bola em suas mãos teria ultrapassado o limite e entrado no gol por inteiro, mesmo com a Conmebol tendo divulgado posteriormente áudio e vídeo do VAR da análise do lance negando o gol.

"A FPF espera uma pronta resposta da FIFA com uma conduta regular em seus procedimentos", acrescentou a federação.

Com 21 pontos e quinto na tabela, o Peru precisa vencer o Paraguai na terça-feira (29), em Lima, para garantir uma vaga na repescagem. Em caso de empate terá de torcer para que Colômbia (com 20 pontos) e Chile (19 pontos) não vençam não vençam Venezuela e Uruguai, respectivamente.