Topo

Um confortável e dois 'hostis': os estádios que Fla jogará na Libertadores

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

26/03/2022 04h00

O Flamengo conheceu, ontem (25), seus adversários na fase de grupos da Copa Libertadores. Após sorteio na sede da Conmebol, o Rubro-Negro caiu no Grupo H, com Universidad Católica (CHI), Sporting Cristal (PER) e Talleres (ARG). Dos três, dois jogam em estádios acanhados e "hostis". Um, porém, atua num local mais confortável e amplo.

O estádio San Carlos de Apoquindo, por exemplo, é a casa da Universidad Católica (veja no vídeo acima). Na década de 70, o terreno foi adquirido, mas o local só foi inaugurado mesmo em 4 de setembro de 1988, num amistoso entre os chilenos e o River Plate, da Argentina.

Ele tem capacidade para cerca de 18 mil torcedores e, apesar de simples, é bonito com suas cores, cadeiras e, principalmente, o visual externo apreciado da arquibancada, de onde se vê ao fundo a Cordilheira dos Andes.

O San Carlos de Apoquindo fica localizado no bairro Las Condes, na região metropolitana da capital Santiago, e é possível chegar lá via linha 1 do metrô, onde se salta na estação Pueblito Los Dominicos e anda por cerca de dois quilômetros até o estádio.

Em 2012, a instalação esportiva passou por reforma para a instalação de novos assentos e novo placar eletrônico, além de obras estruturais internas.

O Flamengo já atuou no San Carlos de Apoquindo quatro vezes, com uma vitória e três derrotas. A única vez que venceu, porém, foi de maneira emblemática, com uma goleada de 5 a 2 sobre o Palestino (CHI), pela Copa Sul-Americana de 2017.

Já as três derrotas foram para a Universidad Católica, na Copa Libertadores de 2002, 2010 e 2017.

O acanhado e 'hostil' Alberto Gallardo, no Peru

O Sporting Cristal, do Peru, possui duas opções de estádio. Para os jogos de menor apelo, atua no Alberto Gallardo, no distrito de San Martín de Porres, com capacidade para pouco mais de 10 mil pessoas. Já nos de maior público, opta pelo Nacional José Diaz, em Lima, com capacidade para 50 mil pessoas.

O Alberto Gallardo foi inaugurado em 1961, inicialmente batizado de estádio San Martín de Porres e abrigava somente jogos da Segunda Divisão peruana. Em 1995, porém, o Sporting Cristal fechou um acordo com o Instituto Peruano de Esporte e efetuou uma grande reforma, passando a ser sua casa desde então.

Foi em 2012 que ele passou a se chamar Alberto Gallardo, em homenagem a um dos maiores ídolos da história do clube, multicampeão como jogador e treinador — defendeu a seleção peruano na Copa do Mundo de 1970, no México, quando Brasil conquistou o tri.

Visualmente, o estádio é uma típica "cancha" latina. Bem acanhado, com arquibancadas muito próximas ao campo e uma imensa grade divisória onde ficam as "barra bravas", como são chamadas as organizadas do continente.

Para se chegar ao Alberto Gallardo há opções de metrô e ônibus, já que ele se situa numa região bem metropolitana da cidade. O Flamengo nunca jogou por lá.

Quando há jogos de grande apelo de público, o Sporting Cristal atua no estádio Nacional José Diaz.

Mário Alberto Kempes é o mais confortável

Já o Talleres, de Córdoba (ARG), é o que atua no estádio mais confortável entre os três. Oficialmente sua casa é o La Boutique, mas como sua capacidade é muito reduzida, o clube sedia a maioria de seus jogos no Mário Alberto Kempes, que tem capacidade de cerca de 57 mil pessoas.

O local foi construído em 1976 e, dois anos depois, recebeu oito partidas da Copa do Mundo. Em 2011, passou por reformas para sediar a Copa América. Já em 2020 recebeu a final da Copa Sul-Americana. Quando a seleção argentina joga em Córdoba, atua nele.

O Mário Alberto Kempes é um estádio olímpico, possui pista de atletismo ao redor do gramado e, vez por outra, sedia competições desta modalidade. Dos três, é o que possui a arquitetura menos favorável à pressão da torcida. O Flamengo nunca jogou lá.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi publicado, a final da Libertadores de 2019 foi realizada no estádio Monumental, e não no estádio Nacional José Diaz. O erro foi corrigido.