Topo

São Paulo

Sorteio impõe que São Paulo suba mais de 'meio Everest' por Sul-Americana

Rogério Ceni, técnico do São Paulo, durante jogo do clube contra a Inter de Limeira pelo Campeonato Paulista - CAIO HENRIQUE/AGÊNCIA F8/ESTADÃO CONTEÚDO
Rogério Ceni, técnico do São Paulo, durante jogo do clube contra a Inter de Limeira pelo Campeonato Paulista Imagem: CAIO HENRIQUE/AGÊNCIA F8/ESTADÃO CONTEÚDO

Eder Traskini

Do UOL, em Santos (SP)

25/03/2022 13h29

O sorteio da fase de grupos da Copa Sul-Americana impôs uma difícil tarefa para o São Paulo: subir mais de 'meio Monte Everest'. O Tricolor paulista ficou no grupo D ao lado de Jorge Wilstermann (BOL), Ayacucho (PER) e Everton (CHI). Dos três, somente os chilenos não mandam seus jogos acima dos 2.500m metros de altitude.

Os bolivianos jogam na cidade de Cochabamba, localizada 2.570m acima do nível do mar. Já os peruanos atuam na cidade homônima de Ayacucho, na altitude de 2.750m. Somados, os destinos do São Paulo chegam a 5.320m de altitude, mais da metade da altura do Monte Everest, o ponto mais alto do mundo (quase 8.850m).

Por outro lado, o Everton é de Viña del Mar, uma cidade litorânea no Chile. O Tricolor paulista enfrenta os três adversários em jogos de ida e volta e somente o primeiro colocado do grupo avança para a próxima fase.

Apesar do fator altitude, a qualidade dos adversários não é das maiores. O Jorge Wilstermann foi o sétimo colocado no Campeonato Boliviano, o Ayacucho ficou com a última vaga no Peru, enquanto o Everton se classificou para a Libertadores no torneio nacional, mas acabou caindo para o Estudiantes (ARG) na última fase preliminar os grupos do torneio — caindo para a Sul-Americana.

São Paulo