Topo

OPINIÃO

Mauro Cezar: Neymar tem tido atuações de atleta comum, e não extraordinário

Do UOL, em São Paulo

25/03/2022 16h17

De volta à seleção brasileira, Neymar atuou em posição diferente na goleada por 4 a 0 sobre o Chile pelas Eliminatórias Sul-Americanas, marcando um gol de pênalti, além de boa participação em algumas jogadas ofensivas do trio formado com Antony e Vinícius Júnior, mas ainda não foi desta vez que ele voltou a fazer um jogo extraordinário.

No podcast Posse de Bola #213, Mauro Cezar Pereira afirma que o jogador do PSG teve participação razoável na partida, mas já faz algum tempo que não consegue emplacar uma atuação de acordo com o que se espera pelo potencial que tem e pelo futebol que ele já jogou em outros momentos.

"Eu achei a atuação do Neymar razoável até, ele fez o corta-luz para o gol do Vinícius, sofreu o pênalti lá e bateu. Não foi brilhante, de fato, as atuações dele têm sido atuações, no time também, a maioria das vezes bem comuns, não de um jogador extraordinário como ele sempre foi visto e sempre se esperou dele", diz Mauro.

"Têm sido atuações bem abaixo daquilo que se imagina, que seriam atuações espetaculares. Tudo bem que ele tenha uma ou outra atuação melhor, uma ou outra não tão boa, mas a tônica tem sido essa, nada de muito especial, nada que um outro bom jogador não pudesse fazer, bem diferente daquilo que você espera de um craque que mereça esse rótulo", completa.

O jornalista considera que o cartão amarelo que Neymar recebeu na partida foi injustificável, assim como o de Vinícius Júnior, mas por razões diferentes. No caso do camisa 10, ele acredita que seria uma oportunidade de mostrar serviço depois de um período turbulento desde a eliminação na Liga dos Campeões com o Paris Saint-Germain.

"O Neymar não jogar lá na Bolívia não muda nada, o Brasil está classificado, o jogo é na altitude, mas do jeito que a coisa vai para ele, com o filme dele queimadaço com o episódio lá da eliminação, ele e o Messi tão mal naqueles momentos em que o Real Madrid trucidou o PSG. Valeria à pena ir até lá, ficar junto com os caras, mostrar serviço, um pouquinho de humildade", diz Mauro.

Já no caso de Vinícius Júnior, Mauro cita a concorrência pelos lados do ataque da seleção brasileira e que ele ainda não está consolidado como titular, pontuando que quanto mais vezes ele atuar, melhor.

"Ele não está com essa bola toda ainda, ele não é titular absoluto, ele é um jogador que certamente vai à Copa, mas para ele jogar ali do lado, além do Antony, que para mim foi o melhor do jogo, você tem o Vinícius, tem o Raphinha, o Richarlisson ontem fez um golzinho e recupera um pouco de terreno também, embora tenha entrado no momento carne assada do jogo, já estava o Chile mais do que entregue às baratas, mas fez o seu gol, é um jogador que atua pelo lado também", diz Mauro.

"Tem mais opções ali, jogadores que vão brigar por posição, tem o Gabriel Jesus, que nunca você pode descartar, que é um jogador que também atua pelo lado do campo, tem o Firmino, que é um jogador versátil, são várias opções que o Tite possui e dos convocados que ele vai selecionar na lista final, o Vinícius vai ter concorrência, então eu acho que cada jogo que ele puder estar em campo, puder estar com o grupo, para ele é bom", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.