Topo

Atlético-MG

Atlético-MG foca na Libertadores após jejum de 50 anos no Brasileiro acabar

Jogadores do Atlético-MG no momento em que erguem a taça de campeão brasileiro - Fernando Moreno/AGIF
Jogadores do Atlético-MG no momento em que erguem a taça de campeão brasileiro Imagem: Fernando Moreno/AGIF

Victor Martins

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte (MG)

25/03/2022 04h00

Em 2020, quando o Atlético-MG recebeu empréstimos dos mecenas para investir para reforçar o elenco. O principal objetivo era voltar a conquistar o Brasileirão. Era uma questão de honra ser campeão nacional novamente, título que o Galo não conquistava desde 1971. No primeiro ano foi quase, com o terceiro lugar e somente três pontos atrás do campeão Flamengo.

Mais jogadores chegaram para 2021, entre eles o atacante Hulk, e o tão sonhado Brasileirão voltou para a torcida atleticana. Com a meta alcançada, o clube, agora, vai em busca do próximo passo: vencer novamente a Copa Libertadores.

Hoje (25), a Conmebol vai realizar o sorteio da fase de grupos do torneio. Campeão brasileiro e da Copa do Brasil, o Galo está no Pote 1 e a estreia na competição continental será entre os dias 5 e 7 de abril. No ano passado, o Alvinegro esteve perto de conquistar a América pela segunda vez, mas caiu para o Palmeiras, na semifinal, pelo critério de gols marcados como visitante, após os empates em 0 a 0 e 1 a 1. Apesar de dolorida, aquela eliminação não abalou o Atlético para a sequência da temporada, já que o principal era o Brasileirão.

Porém, em 2022 será diferente. Conquistar a América mais uma vez é o desafio colocado para o técnico Antonio 'Turco' Mohamed. Quando contratado, em janeiro, o treinador argentino foi avisado pela direção que a Libertadores é sim a prioridade nesta temporada.

Zagueiro e capitão Réver ergue a taça do título do Atlético-MG na Libertadores, em 2013 - AFP PHOTO / EVARISTO SA - AFP PHOTO / EVARISTO SA
Zagueiro e capitão Réver ergue a taça do título do Atlético-MG na Libertadores
Imagem: AFP PHOTO / EVARISTO SA

"É o objetivo número um que o clube tem, é o que também planejamos. Do hype já somos candidatos, então temos que reafirmar no jogo e com os fatos. É o papel que temos que enfrentar", comentou o técnico atleticano, em entrevista ao jornal argetnino Olé.

O fato de priorizar a Libertadores, não significa que o time abrirá mão das outras disputas. A temporada 2021 é o melhor exemplo. O Brasileirão era o grande objetivo, mas não impediu que a equipe conquistasse a Copa do Brasil e fosse semifinalista do torneio continental. Tanto que essa é a linha do discurso dos jogadores. Nenhum deles fala abertamente sobre qual competição é mais importante, mas também não negam que a disputada da Libertadores terá um tratamento diferenciado na Cidade do Galo.

" A gente não separa prioridades, como frisamos no ano passado. Queríamos brigar por todas a competições e conseguimos brigar, conquistando três títulos em quatro. Lógico que a Copa Libertadores é algo especial. O clube foi campeão em 2013 e a gente anda aqui pelos corredores e até hoje tem fotos daquele título marcante, como foi aquela história. Lógico que a gente tem um desejo especial pela Copa Libertadores, por ser uma competição que a gente bateu na trave no ano passado", disse o goleiro Everson.

No sorteio de hoje, o Atlético tem suas preferências. A torcida é por uma logística mais simples, e conseguir escapar das viagens mais longas. A partir de abril, o calendário ficará bastante apertado, com jogos pelo Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores. Portanto, cada hora a menos dentro de um avião e quanto menos tempo longe de Belo Horizonte pode fazer muita diferença na parte física.

Atlético-MG