Topo

Vasco

Luva de Pedreiro quebra recorde em Insta do Vasco e bomba TikTok do clube

Junto aos seus pais em São Januário, Luva de Pedreiro conversa com vice-geral do Vasco, Carlos Roberto Osório - Matheus Lima / Vasco
Junto aos seus pais em São Januário, Luva de Pedreiro conversa com vice-geral do Vasco, Carlos Roberto Osório Imagem: Matheus Lima / Vasco

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

24/03/2022 04h00

Iran Ferreira, o "Luva de Pedreiro", realizou ontem (23) o sonho de visitar seu clube do coração, o Vasco da Gama. Conheceu São Januário, o CT Moacyr Barbosa, o ídolo Roberto Dinamite, Nenê e os demais jogadores, mas deu em troca também algo que só um verdadeiro fenômeno da internet pode proporcionar: engajamento e um "boom" impressionante nas redes sociais cruz-maltinas, que já são uma das mais seguidas entre as equipes brasileiras.

Desde a última segunda-feira (21), quando chegou ao Rio de Janeiro e foi recepcionado por funcionários do clube, Iran Ferreira tem feito conteúdos para as plataformas vascaínas e gerado números incríveis: a postagem de sua chegada com a camisa do Vasco, por exemplo, simplesmente bateu o recorde como a de maior interação da história do perfil cruz-maltino no Instagram (@vascodagama).

Já no TikTok, o Cruz-Maltino teve um ganho de mais de 500 mil seguidores em cerca de 48 horas, atingindo a marca de 1 milhão no total. Além disso, segundo o perfil "MKT Esportivo", as postagens já haviam gerado mais de 6,3 milhões visualizações e mais de 1 milhão de interações, o que colocou o Vasco na liderança do ranking semanal dos times brasileiros com quase o quíntuplo de interações do segundo colocado, o rival Flamengo.

Sendo que tal postagem feita pelo perfil analítico aconteceu por volta de meio-dia de ontem, quando sequer Iran tinha ido ao CT Moacyr Barbosa, o que sugere números ainda maiores.

Segundo o clube, o impacto da presença de Luva de Pedreiro também foi sentido no Twitter (@vascodagama) e no canal da Vasco TV, no YouTube. Isso porque o jovem foi o convidado de estreia do podcast "Fala, Vascão", que foi transmitido ao vivo, na parte da noite, com milhares de pessoas assistindo ao programa ao mesmo tempo.

Natural de Tábua, povoado do município de Quijingue (BA), cidade que fica a 340 km de Salvador, Iran Ferreira viajou de avião pela primeira vez com a ida ao Rio e vive um momento de mudança radical em sua vida.

Ele começou a bombar nas redes sociais com seus golaços e sua comemoração característica ainda em 2021, mas foi no começo deste ano que o sucesso veio de vez. No TikTok são mais de 9,2 milhões de seguidores e no Instagram, mais de 5,7 milhões. Clubes como o Barcelona e o Bayern de Munique já realizaram ações com o garoto, além do perfil institucional do Instagram, que publicou um vídeo do "Luva de Pedreiro" para os seus mais de 438 milhões de seguidores. O filho de Cristiano Ronaldo também já postou um vídeo o imitando.

Vídeos já têm mais de 24 milhões de visualizações

@vasco E essa resenha de bastidores do @luvadepedreiro com o Nenê?! #Vasco #futebol #fyp #receba ? som original - Vasco da Gama

A soma dos nove vídeos da visita de Luva de Pedreira publicados pelo Vasco até aqui em seu perfil no TikTok (@vasco) já é de mais de 24 milhões de visualizações.

As postagens começam em sua chegada ao Rio de Janeiro, passam pela visita a São Januário, o encontro com Roberto Dinamite e depois a ida ao CT Moacyr Barbosa, onde conheceu o elenco e bateu bola com jogadores como Nenê, Gabriel Pec, Raniel, entre outros.

Num dos vídeos, por exemplo, Luva de Pedreiro encontra Nenê e, perplexo, pergunta se o experiente meia é de verdade (veja acima).

'São plataformas que interessam para as marcas'

Iran "Luva de Pedreiro" grava vídeos para suas redes sociais e as do Vasco em São Januário - Matheus Lima / Vasco - Matheus Lima / Vasco
Iran "Luva de Pedreiro" grava vídeos para suas redes sociais e as do Vasco em São Januário
Imagem: Matheus Lima / Vasco

O UOL Esporte ouviu especialistas em marketing sobre o impacto desse trabalho em conjunto entre clube e fenômenos da internet, e destacam que tais ações atraem investimentos comerciais.

"Diversas receitas em um clube de futebol provém das redes sociais. Quando bem trabalhadas, elas ajudam a viabilizar o investimento dos patrocinadores. Alguns parceiros não necessariamente estão no uniforme, e fecham cotas de patrocínio que envolvem relacionamento e mídias digitais. É muito importante que os clubes trabalhem com a geração de conteúdos relevantes, que gerem engajamento, para que eles se destaquem no mercado futebolístico" disse Fábio Wolff, sócio da Wolff Sports.

Para Wolff, a ligação entre novas receitas e engajamento nas redes é nítida, sendo estas plataformas ideais para dialogar diretamente com os torcedores.

"À medida que as empresas são impactadas pelas campanhas digitais das equipes elas são atraídas. Os planos comerciais mostram a evolução dos clubes nas redes, e isso é atrativo. São plataformas que interessam para as marcas, já que falam diretamente com o torcedor", finalizou o executivo.

@vasco E essa resenha do @luvadepedreiro com o Raniel? 😅🦖 #receba #fyp #futebol #vasco ♬ som original - Vasco da Gama

Bruno Maia, CEO da Feel The Match e executivo de inovação no esporte, afirma que essa aposta dos clubes em influenciadores é benéfica para um crescimento de visibilidade do público.

"Eles possuem experiência comprovada em geração de conteúdo e podem criar em conjunto com o clube ações que alavanquem o número de seguidores nas redes sociais e valorizem a marca do time", explicou.

Por fim, para Bernardo Pontes, sócio da BP Sports, essas ações de marketing impulsionam o lado digital dos clubes envolvidos.

"A repercussão proporcionada pela internet nos dias atuais é importante para o apoio das marcas. É uma estratégia que coloca o nome dos clubes em destaque, proporciona engajamento e alavanca o número de seguidores", completou Pontes.

Pai chora ao conhecer Dinamite

Um dos momentos de maior emoção da visita do Luva de Pedreiro ao Vasco foi quando ele e sua família conheceram o ídolo vascaíno Roberto Dinamite.

Seu Vadinho, pai de Iran, foi às lágrimas ao conhecer o ex-jogador, que recepcionou a família na entrada do setor social de São Januário junto com o vice-geral, Carlos Roberto Osório, e funcionários cruz-maltinos.

O maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro fez questão de abraçá-lo, tirar uma foto e, ao perceber que Vadinho estava chorando, comentou:

"Está chorando de alegria. Isso é bom".

Come a grama de São Januário

Ao adentrar o gramado de São Januário, Luva de Pedreiro, já totalmente uniformizado de Vasco, proporcionou um momento inusitado ao beijar a grama do estádio e comer um pedaço dela.

"Comi até a grama. Aqui é do Vasco! Sim! Receba!", disse, proferindo um dos seus bordões em vídeo divulgado por seu perfil no Twitter:

Alunos do Colégio Vasco da Gama 'piram' com Luva de Pedreiro

Luva de Pedreiro viveu momentos de popstar durante seu tour em São Januário. Ao se aproximar do Colégio Vasco da Gama, instituição de ensino situada dentro do clube e voltada para os atletas, ele foi bastante tietado pelos alunos, que literalmente se descontrolaram com sua presença.

Já uniformizado com roupas do Cruzmaltino e uma camisa 10 com seu nome personalizado, Iran Ferreira tirou fotos e distribui autógrafos enquanto ouvia as crianças e adolescentes repetido seus bordões que ficaram famosos na internet:

Convidado para assistir Brasil x Chile

Iran Ferreira, o Luva de Pedreiro, foi convidado pela CBF para assistir Brasil x Chile no Maracanã - Reprodução / Instagram - Reprodução / Instagram
Iran Ferreira, o Luva de Pedreiro, foi convidado pela CBF para assistir Brasil x Chile no Maracanã
Imagem: Reprodução / Instagram

"Luva de Pedreiro" foi convidado pela CBF para assistir ao jogo entre Brasil e Chile hoje (24), às 20h30, no Maracanã (RJ), pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. A programação do jovem com a seleção brasileira no estádio ainda está sendo definida, mas ele fará ações com o mascote Canarinho "Pistola" e também irá interagir com os torcedores. Iran tem a vontade de conhecer os atacantes Neymar e Richarlison.

Vasco