Topo

Tite treina ataque da seleção e explora movimentação de Neymar e Paquetá

Veja imagens do treino desta quarta-feira (23) da seleção brasileira

Igor Siqueira

Do UOL, em Teresópolis (RJ)

23/03/2022 16h57

A seleção brasileira fez hoje (23) na Granja Comary o último treino antes do jogo contra o Chile, amanhã (24), no Maracanã, pelas Eliminatórias da Copa 2022. O trabalho de Tite se concentrou no aprimoramento dos movimentos ofensivos do time.

A formação tem Neymar e Paquetá posicionados como atacantes. Antony treinou com uma fita na região do joelho e começará a partida na ponta direita. O extremo pela esquerda será Vini Jr.

Mais cedo, na coletiva, o treinador tinha avisado o que queria: "Dois externos, liberdade dos jogadores centrais, tendo mais variações táticas que a equipe possa ter também".

O desenho da seleção é uma resposta a uma seleção chilena que trabalhará com uma linha de três zagueiros e ainda por cima dois alas. Ontem (22), Tite deu instruções sobre como fazer a pressão alta na saída de bola adversária para tomar a posse de fora mais rápida, além de jogadas de bola parada. Hoje, o trabalho se inverteu: a condução foi para definir quais os caminhos o Brasil usará para sair da pressão do oponente.

Tite - Pedro Martins/CBF - Pedro Martins/CBF
Tite durante o treino de hoje (23)
Imagem: Pedro Martins/CBF

Com Antony e Vini Jr, Tite tem à disposição jogadores velozes, que podem ser desafogo na bola longa. Ao mesmo tempo, tem uma linha consolidada de volantes — Fred e Casemiro — que permite uma proximidade aos zagueiros e laterais, gerando combinações que não deixem o Brasil no sufoco. Na frente, Neymar e Paquetá ocuparam a faixa mais centralizada, mas com muita movimentação.

Por vezes, a conclusão das jogadas teve Paquetá mais enfiado na área, enquanto Neymar flutuava e preparava tabelas, alimentando a passagem dos pontas. Tite também trabalhou subidas de Guilherme Arana na lateral-esquerda, usando o chute cruzado de canhota como arma para fazer gol.

Tite gosta de ter cinco jogadores dentro da área na fase de definição das jogadas. Além dos quatro da frente, o quinto elemento foi Fred.

Durante o treino, a CBF confirmou que Thiago Silva será o capitão da seleção. A bola rola para Brasil x Chile às 20h30. O Brasil vai a campo com Alisson, Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Guilherme Arana; Casemiro, Fred; Antony, Paquetá, Neymar e Vini Jr.