Topo

Atlético-MG

Atlético-MG tenta convencer CBF a nomear título de 1937 como 1º Brasileirão

Imagem de um dos jornais utilizados pelo Atlético-MG para tentar o reconhecimento do título de 1937 - Divulgação/Atlético-MG
Imagem de um dos jornais utilizados pelo Atlético-MG para tentar o reconhecimento do título de 1937 Imagem: Divulgação/Atlético-MG

Victor Martins

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte (MG)

22/03/2022 04h00

No dia 3 de fevereiro de 1937 o Atlético-MG venceu o Rio Branco-ES, por 5 a 1, no antigo Estádio Antônio Carlos, em Belo Horizonte. A goleada garantiu ao time mineiro o título de Campeão dos Campeões de 1936, já que a competição reunião os vencedores dos estaduais de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. O título é tão importante para o Galo que até está no hino do clube: "Nós somos campeões dos Campeões. Somos o orgulho do esporte nacional".

Passados 85 anos, o Galo tenta convencer a CBF que essa conquista seja considerada como um Campeonato Brasileiro. O clube alvinegro entregou um dossiê de mais de 60 páginas para a entidade e aguarda resposta para esta semana, já que na sexta-feira (25) o Atlético completará 114 anos de fundação.

Jornais de 1937 que tratam o Atlético-MG como campeão brasileiro  - Divulgação/Atlético-MG - Divulgação/Atlético-MG
Jornais de 1937 que tratam o Atlético-MG como campeão brasileiro
Imagem: Divulgação/Atlético-MG

O documento preparado pelo Atlético é baseado em jornais da época, mas não apenas nas publicações dos periódicos mineiros, e também nos diários de todo o país. São jornais de São Paulo, do Rio de Janeiro até de Pernambuco que tratavam a conquista do Atlético como o primeiro título brasileiro. Naquele período, não existia nenhuma competição nacional. A infraestrutura era precária e viagens entre estados eram longas demais, motivo pelo qual futebol no Brasil cresceu por meio dos estaduais.

Além das publicações da época, o Atlético apresentou outros dados para a CBF. Em 1937, os estados brasileiros não eram divididos como conhecemos atualmente. Ainda não existia a Região Sudeste. Minas, Rio e Espírito Santo estavam na Região Oriental, enquanto São Paulo pertencia à Região Meridional, o que na visão do Atlético caracterizava um torneio nacional —não apenas regional.

  • Veja análises e últimas notícias do futebol no UOL News Esporte com Domitila Becker :

Outro argumento utilizado pelo clube mineiro foi a revisão feita pela CBF em 2010, quando a entidade passou a reconhecer como campeões brasileiros os vencedores da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, que foram disputadas, respectivamente, de 1959 a 1968 e de 1967 a 1970 —antes, valiam apenas os títulos do Campeonato Brasileiro propriamente dito, criado em 1971.

Aliás, a ideia de levar a conquista de 1937 à mesa da confederação brasileira é discutida há mais de uma década. No entanto, o longo jejum no Brasileirão levou a diretoria a não dar prosseguimento ao processo —coincidentemente, o time não erguia a taça nacional desde a edição inaugural do Brasileirão. Com o título conquistado em 2021, 50 anos depois, desejo de reconhecer 1937 como o primeiro Brasileirão cresceu dentro do Atlético.

Com toda a documentação entregue, o Atlético aguarda a CBF, para quem sabe comemorar seu terceiro Brasileirão.

A campanha

Atlético-MG que foi campeão dos Campeões em 1937, superando Fluminense, Portuguesa e Rio Branco - Centro Atleticano de Memória - Centro Atleticano de Memória
Atlético-MG que foi campeão dos Campeões em 1937, superando Fluminense, Portuguesa e Rio Branco
Imagem: Centro Atleticano de Memória

Quatro clubes disputaram fase final da Copa dos Campeões de 1936, realizada em 1937. Atlético, representando Minas Gerais, Fluminense, pelo Rio de Janeiro, Portuguesa, campeã paulista, e Rio Branco, vencedor no Espírito Santo. O formato foi igual ao Brasileirão atual, pontos corridos, com jogos como mandante e visitante.

Na época, a vitória valia apenas dois pontos. Em seis rodadas o Galo venceu quatro vezes, empatou uma e perdeu outra. O título foi conquistado de forma antecipada, na goleada por 5 a 1 sobre o Rio Branco, em Belo Horizonte. O elenco alvinegro tinha nomes como o goleiro Kafunga e o atacante Guará, que até hoje são reverenciados pelos atleticanos.

Os jogos

13/01/1937 - Fluminense 6 x 0 Atlético - Rio de Janeiro
17/01/1937 - Rio Branco 1 x 1 Atlético - Vitória
24/01/1937 - Atlético 5 x 0 Portuguesa - Belo Horizonte
31/01/1937 - Atlético 4 x 1 Fluminense - Belo Horizonte
03/02/1937 - Atlético 5 x 1 Rio Branco - Belo Horizonte
14/02/1937 - Portuguesa 2 x 3 Atlético - São Paulo

Atlético-MG