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Brasileirão: como assistir aos jogos na TV e internet

Brasileirão terá transmissões concentradas no Grupo Globo em 2022; Athletico é exceção - Lucas Figueiredo/CBF
Brasileirão terá transmissões concentradas no Grupo Globo em 2022; Athletico é exceção Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Felipe Held

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/03/2022 15h51

O Brasileirão 2022 tem uma diferença importante em comparação com as últimas três edições. Desta vez, apenas os canais Globo terão os direitos de transmissão da competição, tanto para TV aberta como fechada. Assim, quem quiser assistir aos jogos do Campeonato Brasileiro na TV ou na internet deverá buscar na TV Globo, no SporTV ou no Premiere. A única exceção fica por conta de jogos do Athletico em TV por assinatura e PPV.

Entre 2019 e 2021, os direitos do Brasileirão em TV fechada foram repartidos entre SporTV/Premiere e o grupo WarnerMedia. A empresa americana, porém, abriu mão de transmitir a competição após o encerramento do campeonato do ano passado (o contrato era válido até 2024). Palmeiras, Santos, Athletico, Ceará, Fortaleza, Juventude e Coritiba tinham acordos com a dona da TNT Sports. Desses, apenas o Furacão ainda não repassou seus direitos de TV paga ao Sportv para os próximos três anos.

Os 20 clubes participantes do Campeonato Brasileiro se enfrentarão em turno e returno no sistema de pontos corridos. A primeira das 38 rodadas está prevista para ter início no fim de semana de 9 e 10 de abril, enquanto a jornada final será em 13 de novembro - um pouco antes do que nos últimos anos, em decorrência da realização da Copa do Mundo a partir de 21 de novembro.

Saiba como assistir aos jogos do Brasileirão na TV e na internet

Globo (TV aberta)
A Globo e suas afiliadas regionais detêm os direitos exclusivos de transmissão do Campeonato Brasileiro na TV aberta e possui contrato com os 20 clubes da Série A. A emissora faz duas transmissões por semana, normalmente às 16h (de Brasília) aos domingos e às 21h30 nas quartas-feiras, com divisão de praças entre dois ou três jogos.

Em casos excepcionais, como épocas de eleições ou jogos da seleção brasileira, partidas costumam ser televisionadas às quintas ou aos sábados. Alguns duelos exibidos pela TV Globo também podem ser transmitidos pelo portal GE.

SporTV (TV fechada)
Para 2022, o SporTV terá o direito de transmissão de 19 dos 20 clubes que disputarão o Campeonato Brasileiro. A única exceção é o Athletico, que possuía contrato com a WarnerMedia para jogos em TV fechada e que ainda não selou um acordo com o circuito fechado do Grupo Globo.

Normalmente, o SporTV transmite duas partidas por rodada - com bloqueio de praça, ou seja, o sinal fica indisponível no estado onde o jogo é realizado.

Premiere (PPV e streaming pago)

O canal pay-per-view da Globo transmitirá ao vivo, a princípio, 9 dos 10 jogos de cada rodada do Brasileirão. Isso porque, como não há acordo com o Athletico, os confrontos que envolvem o Furacão ficam fora da grade do Premiere.

É possível assinar o canal de duas maneiras: na TV paga, por meio das principais operadoras do país, ao custo médio de R$ 59,90 por mês, ou por streaming, no Globoplay, Premiere Play ou Amazon Prime Video.

O Premiere possui ainda um app, possibilitando à torcida acompanhar as partidas não só pela TV, como também por smartphone, computador ou tablet. Assinantes que aderem ao pacote por meio do Globoplay ou Amazon Prime Video podem assistir aos jogos nos respectivos aplicativos.

Furacão Live (streaming pago)

Sem acordo com o Premiere, o Athletico Paranaense lançou em 2020, usando a MP (Medida Provisória) 984 um PPV próprio via streaming para seus 19 jogos como mandante no Brasileirão.

A MP mudava as regras para venda dos direitos de transmissão no país, que antes obrigavam a negociação com os dois times em campo para viabilizar a exibição de uma partida, passando a classificar o time mandante como dono exclusivo desse direito. A medida "caducou", mas em 2021 uma lei foi aprovada tornando essa mudança definitiva.

O clube ainda não divulgou os valores do Furacão Live para 2022. No ano passado, as transmissões eram feitas por aplicativo e site próprios, mas os jogos também foram vendidos por meio de uma parceria com a Jovem Pan, que transmitia os duelos por meio de seu canal no YouTube com acesso restrito a membros (assinantes) que pagavam cerca de R$ 25.