Topo

Carioca - 2022

Fla e Vasco decidem vaga na final com gestão do Maracanã como pano de fundo

Gabigol reclama de falta na partida entre Vasco e Flamengo, no Maracanã - Gilvan de Souza/Flamengo
Gabigol reclama de falta na partida entre Vasco e Flamengo, no Maracanã Imagem: Gilvan de Souza/Flamengo

Bruno Braz e Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

20/03/2022 04h00

Flamengo e Vasco escrevem mais um capítulo em suas histórias no clássico de hoje (20), às 16h, no Maracanã, pelo duelo de volta das semifinais do Campeonato Carioca. E, por mais que carreguem uma rivalidade centenária e tenham em jogo a classificação à final do Estadual, eles poderão novamente ter novo teste de como seria a possível parceria de negócios.

De olho nas partidas com maior apelo de público, o Vasco, desde o segundo semestre do ano passado, sinaliza o interesse em administrar o Maracanã a partir da próxima licitação do estádio, que acontecerá ainda em 2022. O desejo já foi manifestado não só publicamente como também formalmente ao governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL-RJ), em pelo menos três oportunidades, sendo uma delas na audiência pública promovida pelo governo do estado.

Atualmente, os administradores são a dupla Fla-Flu, clubes que não abrem mão de continuar gerindo o local. Ciente disso, a diretoria vascaína tem, nos últimos meses, colocado o assunto politicamente à mesa com seus rivais e vem recebendo feedbacks antagônicos.

Segundo o presidente Jorge Salgado, contatos já foram feitos com o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, que, de acordo com o dirigente vascaíno, vê com bons olhos a possível parceria. Os dois já tiveram conversas sobre o tema.

Tal opinião, porém, não é compartilhada no momento pelo presidente do Fluminense, Mário Bittencourt, que entende que não há espaço para uma gestão dividida entre três clubes.

Pelo lado do Cruz-Maltino, o discurso é o de se tentar chegar a um entendimento pacífico com a dupla. No entanto, caso isso não aconteça, o clube já deixa claro que irá chegar "com força" no processo de licitação. Para isso, conta agora com um possível parceiro que pode se tornar decisivo nessa disputa: a 777 Partners, empresa norte-americana que deseja gerir a SAF do Vasco.

No Rio de Janeiro, onde realizam visitas às instalações vascaínas e já fizeram reunião com o prefeito Eduardo Paes (PSD), os executivos estão cientes do interesse do clube em administrar o Maracanã e, cada vez mais, estão propensos a concordar com a ideia.

Vendas de ingresso tumultuadas abalaram as relações?

Na última quarta-feira (23), quando o Flamengo venceu por 1 a 0, a comercialização de ingressos era responsabilidade do Vasco. O clube possui contrato desde 2019 com a empresa Meu Bilhete, que foi quem administrou essa venda. No entanto, ela não conseguiu integrar o plano de sócio-torcedor rubro-negro, algo que gerou muita revolta nos flamenguistas, que só tiveram a opção de comprar as entradas em pontos físicos, o que ocasionou filas.

O Cruz-Maltino, por sua vez, emitiu nota oficial lamentando o ocorrido de maneira bem contrariada, dizendo que após o fim do contrato com a Meu Bilhete, que se encerra em setembro deste ano, irá querer "tudo novo".

Para o jogo de hoje, o Flamengo é o mandante e responsável pela comercialização, e as vendas também geraram reclamações. Vascaínos alegaram ter dificuldade de comprar os ingressos de maneira online na plataforma disponibilizada pelo Rubro-Negro. Em alguns momentos, o sistema caiu para a aquisição do setor Sul, destinado aos cruz-maltinos.

Por meio de nota, o clube também manifestou revolta com o Batalhão Especial de Policiamento em Estádios (Bepe), que suspendeu as vendas para a torcida do Vasco nas bilheterias do Maracanã.

Fla pode perder por até um gol de diferença
Gabigol - Marcelo Cortes / Flamengo - Marcelo Cortes / Flamengo
Imagem: Marcelo Cortes / Flamengo

O Flamengo já havia entrado nesta semifinal de Campeonato Carioca com a vantagem de jogar por dois empates para garantir vaga na final. Com a vitória por 1 a 0 na última quarta-feira, o Rubro-Negro pode perder por até um gol de diferença que mesmo assim estará classificado para a decisão.

O Rubro-Negro terá um importante desfalque: Bruno Henrique, "carrasco dos clássicos", que foi vetado pelo departamento médico por conta de uma luxação no ombro. Seu provável substituto será o jovem Lázaro.

Já o Vasco deverá seguir com os mesmos desfalques de quarta passada: o zagueiro Ulisses, o volante Matheus Barbosa e o atacante Getúlio, todos lesionados. No entanto, é bem provável que o técnico Zé Ricardo faça mudanças em relação ao time do jogo de ida. O jovem atacante Figueiredo - artilheiro da Copinha deste ano e que entrou bem diante do Rubro-Negro - tem chances de ser titular.

FICHA TÉCNICA:

FLAMENGO x VASCO
Competição: Campeonato Carioca, partida de volta da semifinal
Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Dia: 20 de março de 2022 (domingo)
Horário: 16h (horário de Brasília)
Árbitro: Rafael Martins de Sá
Auxiliares: Daniel do Espírito Santo Parro e Carlos Henrique Alves de Lima Filho
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga

FLAMENGO: Hugo Souza, Fabrício Bruno, David Luiz, Filipe Luís, Matheuzinho (Rodinei), Willian Arão, João Gomes (Andreas Pereira) e Éverton Ribeiro; Arrascaeta, Lázaro e Gabigol. Técnico: Paulo Sousa

VASCO: Thiago Rodrigues, Léo Matos, Juan Quintero, Anderson Conceição e Edimar; Yuri Lara (Juninho), Zé Gabriel e Nenê; Weverton (Figueiredo ou Bruno Nazário), Gabriel Pec e Raniel. Técnico: Zé Ricardo.