Topo

Do Cruzeiro ao PSG: Grandes clubes sem títulos internacionais no Século XXI

Sala de troféus do Real Madrid, o maior campeão da história da Liga dos Campeões com 13 títulos - Divulgação/Real Madrid
Sala de troféus do Real Madrid, o maior campeão da história da Liga dos Campeões com 13 títulos Imagem: Divulgação/Real Madrid

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

20/03/2022 04h00

A grandeza de um clube de futebol não se resume aos títulos, mas a sala de troféus sem dúvida tem um peso enorme na manutenção de um time tradicional na lista de gigantes de seu país. As taças recentes, então, são ainda mais importantes neste quesito. Abaixo, o UOL Esporte lista grandes clubes, do Brasil e do exterior, que ainda não foram campeões internacionais no Século XXI.

O recorte é de 2001 para cá, com clubes europeus e latino-americanos. Considera apenas torneios oficiais e que tenham tido um único campeão por edição (três campeões, como na extinta Copa Intertoto, não vale). Clubes da Espanha e do México não aparecem listados porque todos os grandes destes países venceram uma ou mais taças internacionais neste século.

Brasil: Cruzeiro e três cariocas

O Cruzeiro é o maior campeão nacional que ainda está em branco fora do Brasil neste século. São sete títulos internacionais na história, incluindo duas Libertadores, mas nenhum de 2001 para cá. O Vasco ainda ganhou uma Copa Mercosul (2000) depois da Libertadores (1998), mas nada desde então. O Botafogo vive a mesma situação desde a Copa Conmebol (1993), e o Fluminense não sabe o que é título internacional há 70 anos (Copa Rio de 1952).

América do Sul: Gigante argentino e dupla do Uruguai

Dos grandes argentinos, o Racing Club é o único que não levantou um troféu internacional no Século XXI -e não ganha desde 1988. No Uruguai, faz tempo que ninguém zoa ninguém: desde os Anos 1980 Nacional e Peñarol não levam uma taça continental. No Paraguai, Cerro Porteño e Libertad nunca venceram nada fora do país. Na Colômbia, o Deportivo Cali nunca ganhou nada internacional, enquanto seu rival América de Cali venceu a extinta (e esquisita) Copa Merconorte de 1999 -o Millonarios só não entra nesta lista porque levou este mesmo torneio em 2001.

Inglaterra: Arsenal, City e Tottenham

O trio inglês pode estar entre os clubes mais ricos do mundo, mas não consegue vencer fora da Inglaterra. O último título europeu dos três foi a Recopa Europeia: o Arsenal ganhou em 1994; seu rival Tottenham, dez anos antes; e o Manchester City não sabe o que é um troféu internacional desde 1970.

Itália: Juventus e Roma estão devendo

Todos os sete títulos europeus da Juventus foram conquistados entre os Anos 1970 e 90, e nem os nove títulos italianos seguidos foram combustível para o clube retomar as glórias internacionais. A Roma, por sua vez, tem um único título internacional, em 1961: a Taça das Cidades com Feiras (torneio antecessor da Liga Europa).

França: PSG, Lyon, Marselha e Saint-Étienne

Os quatro maiores clubes do país estão em branco nos torneios internacionais neste século. PSG, Lyon e Olympique de Marselha até venceram a extinta Copa Intertoto, mas em um regulamento tão bizarro (com três campeões) que não vale para este levantamento. O Saint-Étienne nunca ganhou nada fora da França.

Alemanha: Bayern deixou todos os outros para trás

Dos maiores clubes alemães, só o Bayern de Munique foi campeão internacional neste século. O Borussia Dortmund ganhou sua Champions em 1997, mesmo ano da Copa da Uefa do rival Schalke 04, mas desde então nada. O Hamburgo não ganha desde 1983; Stuttgart e Werder Bremen, desde os Anos 1990; e o Nuremberg nunca ganhou.

Portugal: Porto leva a melhor sobre rivais

Uma Champions e um Mundial (2004) e duas Liga Europa (2003 e 2011) colocam o Porto em outra prateleira na comparação com seus rivais neste século. Benfica e Sporting não levantam qualquer taça europeia desde os Anos 1960.