Topo

OPINIÃO

Barros cobra aprendizado ao Santos: 'não cai, mas se apequena'

Colaboração para o UOL, em Salvador

20/03/2022 04h00

O Santos venceu de virada o Água Santa por 3 a 2 e evitou o rebaixamento no Paulistão, mas acabou eliminado na primeira fase da competição pelo segundo ano seguido, ontem (19), na Vila Belmiro. Zanocelo, Goulart e Kaiky fizeram os gols da vitória do Peixe, que termina em 3º lugar no grupo D, com 3 vitórias, 5 empates e 4 derrotas (aproveitamento de 39%).

Na Live do Santos, transmitida pelo UOL Esporte após os jogos do Peixe, os jornalistas Gabriela Brino e Maurício Barros não pouparam críticas à decepcionante campanha da equipe no campeonato estadual.

Barros definiu como "preocupante" o fato de o Santos ter escapado do terceiro rebaixamento seguido em cerca de um ano - além do Paulistão passado, o Peixe também lutou contra a queda no Brasileirão 2021. Ele alerta que o time vai precisar tirar lições da decepcionante campanha no estadual.

"Dizem que time grande não cai, mas se apequena, e tem uma hora que se apequena tanto que acaba caindo. Temos três casos recentes, Cruzeiro, Vasco e Grêmio estão na segunda divisão. O Santos se vê em dois anos seguidos não se classificando no estadual, com três míseras vitórias, tendo já passado sufoco no Brasileiro do ano passado, é preocupante", afirmou.

"Não pode entrar nesse redemoinho da depressão, de estar sempre na parte de baixo da tabela, Brasileirão vem aí e é complicado, tem elencos poderosos. Então é muito importante que se use a temporada passada e esse Paulistão para aprender, tirar aprendizados, a realidade hoje do Santos é permanecer na primeira divisão", acrescentou Barros.

"O Santos fica na terceira colocação e cai na primeira fase como no ano passado, não chega nem entre os oito melhores do Paulistão. Fez uma campanha muito fraca, apenas 3 vitórias em 12 jogos é muito pouca coisa. Há um sentimento de alívio porque não vai ter de disputar uma vexatória segunda divisão estadual, mas terá de se preparar para o que vem pela frente", completou.

Presente na Vila Belmiro, Brino comentou os gritos de protesto da torcida do Santos após a partida, direcionados principalmente ao presidente do clube, Andrés Rueda. Apesar das cobranças após o apito final, segundo ela não faltou apoio dos santistas durante o jogo contra o Água Santa.

"A torcida apoiou durante todo o jogo, gritou muito, mas ficou bem brava no final. Teve gritos direcionados ao presidente pedindo contratações, pedidos para reforçar o time, gritos de 'time sem vergonha', então o clima está bagunçado. O torcedor está feliz por se manter na primeira divisão mas chateado por essa eliminação, bem chateado."