Topo

Gaúcho - 2022

Grêmio atropela o Inter no Beira-Rio e encaminha vaga na final do Gauchão

Elias, jogador do Grêmio, comemora seu gol com Campaz durante partida contra o Internacional - Pedro H. Tesch/AGIF
Elias, jogador do Grêmio, comemora seu gol com Campaz durante partida contra o Internacional Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Jeremias Wernek e Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

19/03/2022 18h27

O Grêmio foi avassalador. Hoje (19), fez 3 a 0 no Inter em jogo de ida da semifinal do Campeonato Gaúcho, no Beira-Rio. Com gols de Diego Souza, Elias e Bitello, o Tricolor encaminhou vaga na decisão.

Não há saldo qualificado no regulamento. Para ter a chance de ser pentacampeão, o Grêmio pode até perder o duelo de volta por dois de diferença. Caso o Inter vença por margem de três, a decisão vai para os pênaltis. O Colorado só avança se fizer quatro ou mais de vantagem.

O jogo de volta da semifinal do está marcado para a próxima quarta-feira (23), às 22h15 (de Brasília). Quem avançar enfrentará o vencedor do duelo entre Ypiranga e Brasil de Pelotas, que começam a decidir a outra vaga amanhã (20).

Foi bem: Elias e Bitello sobram em campo

Eles não foram só os autores dos gols do Grêmio, mas também destaques absolutos do jogo. Elias e Bitello construíram as principais jogadas do Grêmio, além de contribuíram defensivamente com o time de Roger. Elias ainda sofreu o pênalti do terceiro gol.

Foi mal: Kaíque e Daniel falham

Kaíque Rocha falhou ao tentar interceptar longo passe no primeiro gol do Grêmio. Daniel estava adiantado e não conseguiu defender um chute de fora da área no segundo. Ambos os lances pesaram para vitória gremista. No segundo tempo, o goleiro ainda cometeu pênalti em Elias para o terceiro gol.

Chance do Inter vira gol do Grêmio

O Inter buscava o ataque e tratava de pressionar. Começou o jogo buscando repetir a atuação do último Gre-Nal, quando venceu por 1 a 0. E viu o gol rival acontecer exatamente quando criava uma chance. Uma troca de passes acabou em tentativa de conclusão, que bateu na zaga gremista. O contra-ataque acabou em lançamento de Nicolas para Elias, que colocou na rede.

Taison na bronca

Ao fim do primeiro tempo, Taison estava na bronca. A entrevista do atacante foi forte e cobrou do time. "Foi um primeiro tempo desastroso. Entramos mal, tomamos dois gols, temos posse de bola e não conseguimos concluir. Temos que melhor, que ganhar o jogo, isso é um clássico e não está acontecendo", disse.

Paulo Victor é expulso

No segundo tempo, o Inter buscava igualar forças, mas foi atrapalhado pela expulsão de Paulo Victor, após dividida com Elias. O lateral atuou em razão da lesão de Moisés, está suspenso e também é problema para a partida de volta.

Gremistas gritam por Edilson

Lateral direito contratado recentemente é um dos ídolos recentes do Grêmio. Presente no Beira-Rio, ele teve o nome gritado pelos torcedores no intervalo da partida.

Lucas Silva é atingido ao comemorar

Na comemoração do terceiro gol do Grêmio, Lucas Silva foi atingido por um objeto arremessado da torcida do Inter. Sangrando, precisou deixar o jogo após atendimento médico. O objeto foi recolhido pela arbitragem e o Inter deve ser denunciado.

O jogo do Inter: Falhas e poucas conclusões

O Inter até começou bem, mas falhou. Ao atacar, deu espaço para o contra-ataque gremista e assim levou o primeiro gol. Ainda que tenha sentido um pouco, seguiu tentando se encontrar no jogo, só que não conseguiu criar. Mesmo que tivesse mais posse de bola, não encontrou os espaços para penetrar na defesa gremista e pouco concluiu. Acabou levando o segundo e a cada minuto que passou ficou mais ansioso, errou mais e acabou distante da vitória.

O jogo do Grêmio: Defesa firme prende o rival

O Grêmio foi firme. Quando o Inter tentou atacar, fechou-se com atitudes positivas de Roger Machado. O técnico controlou os espaços utilizando a formação 4-1-4-1 e bloqueou os lados do campo com Elias acompanhando Bustos e Rodrigues contendo Taison. Além disso, povoou o centro com Lucas Silva, Villasanti e Bitello e apostou em Diego Souza para empurrar a defesa do Inter para trás. Praticamente tudo deu certo, e o time azul, branco e preto foi superior em campo, ainda que tenha ficado menos tempo com a bola.

Ações antirracismo

O Grêmio e a torcida organizada Geral se uniram em campanha antirracista. Na torcida, hoje, uma faixa trazia a frase "Antirracista". Os aficionados mudaram letras de músicas que traziam o termo "macaco" para se referir aos colorados e o clube espalhou panfletos de orientação aos torcedores. As atitudes sucedem duas denúncias ao clube no TJD-RS em razão de atos de torcedores em clássicos.

FICHA TÉCNICA:

INTERNACIONAL 0 x 3 GRÊMIO

Data e hora: 19/03/2022 (sábado), às 16h30 (horário de Brasília)
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Jean Pierre Lima
Auxiliares: José Eduardo Bernardi e André da Silva Bittencourt
VAR: Rodrigo Nunes de Sá
Público: 35.753 (total)
Renda: R$ 1.365.336,00
Cartões amarelos: Victor Cuesta, Taison, Johnny, Bruno Méndez (INT); Rodrigues, Lucas Silva, Diego Souza, Bruno Alves (GRE)
Cartão vermelho: Paulo Victor (INT)
Gols: Elias Manoel, aos 10 minutos do primeiro tempo (GRE); Bitello, aos 23 minutos do primeiro tempo (GRE); Diego Souza, aos 26 minutos do segundo tempo (GRE)

INTERNACIONAL: Daniel; Bustos, Kaique Rocha, Cuesta e Paulo Victor; Gabriel (Bruno Méndez), Liziero, Edenilson (Johnny), Taison (Caio Vidal), Mauricio; David. Técnico: Alexander Medina

GRÊMIO: Brenno; Rodrigues, Geromel, Bruno Alves e Nicolas; Villasanti, Lucas Silva (Gabriel Silva), Bitello (Thiago Santos); Campaz (Rildo), Elias Manoel (Janderson) e Diego Souza (Churín). Técnico: Roger Machado