Topo

Quem é o goleiro estreante da seleção da Espanha que pode 'jogar com a 10'

David Raya, goleiro do Brentford, foi convocado pela primeira vez para a seleção da Espanha - Reprodução/Instagram
David Raya, goleiro do Brentford, foi convocado pela primeira vez para a seleção da Espanha Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL Esporte

18/03/2022 11h17

O técnico Luis Enrique anunciou a lista de convocados da seleção da Espanha com uma novidade: David Raya. Aos 26 anos, o goleiro do Brentford foi selecionado pela primeira vez para a equipe principal de seu país e pode estrear nos amistosos contra a Albânia e Islândia, nos dias 26 e 29 de março, respectivamente.

Nascido em Barcelona, o jogador começou nas categorias de base do Cornellà, da terceira divisão, e foi para a Inglaterra antes de completar 17 anos. Em território britânico, ele defendeu Blackburn e Southport antes de se transferir para o Brentford, em 2019. Com a chegada da equipe à elite inglesa na atual temporada, Raya está estreando também na Premier League.

"Ir para a a seleção é um sonho que tenho desde pequeno", contou o jogador, ao jornal 'Marca'. Além de sua atuação debaixo das traves, Raya está se destacando pela habilidade com os pés. Ele é o arqueiro que mais dá passes por jogo no Campeonato Inglês (cerca de 41,3) e encantou até Jürgen Klopp.

"Ele poderia vestir a '10', colocou bolas incríveis contra nós", disse o técnico alemão do Liverpool, após a grande atuação do goleiro no empate por 3 a 3 entre as equipes em setembro do ano passado. Para Raya, jogar com os pés é algo "natural" e ter começado no futsal quando criança o ajudou no fundamento.

"Sempre me senti confortável com a bola e trabalhamos nisso todas as semanas. O treinador quer que eu seja mais um jogador em campo para poder ter mais um elemento quando a bola sair, criando uma chance com um passe longo ou curto", explicou o arqueiro, ao jornal espanhol.

O Brentford ocupa a 15ª colocação no campeonato, com 30 pontos. No entanto, o goleiro desfalcou a equipe por quase três meses, ficando de fora de 14 jogos. Nesse intervalo, o time somou apenas três triunfos.

David Raya se recuperou no início de fevereiro e atuou em seis jogos desde então, com duas vitórias consecutivas. Ao todo, ele atuou em 15 partidas, sofreu 16 gols e não foi vazado cinco vezes na competição.