Topo

Fla sai na frente em semifinal contra o Vasco com gol de Gabigol após VAR

Do UOL, no Rio de Janeiro

16/03/2022 22h02

O Flamengo saiu na frente na semifinal do Campeonato Carioca contra o Vasco. Com muito mais volume de jogo e finalizações, o Rubro-Negro venceu o rival por 1 a 0 no Maracanã e ampliou sua vantagem na disputa.

No lance que definiu o jogo, a arbitragem consultou o VAR e enxergou mão do zagueiro vascaíno Anderson Conceição, assinalando pênalti que Gabigol bateu e converteu. Os jogadores cruzmaltinos reclamaram bastante.

Agora o Rubro-Negro pode até perder pelo mesmo resultado no próximo domingo (20), no jogo de volta, que fica com a vaga na decisão do Estadual. Na outra semifinal se enfrentam Botafogo e Fluminense nos dias 21 e 27.

Live do Flamengo

Gabigol dispara na artilharia

Gabigol comemora gol do Flamengo contra o Vasco pelo Carioca - Jorge Rodrigues/AGIF - Jorge Rodrigues/AGIF
Imagem: Jorge Rodrigues/AGIF

O camisa 9 do Flamengo chegou aos oito gols no Campeonato Carioca e se isolou na artilharia da competição. Na segunda colocação está Erison, do Botafogo, com seis.

Os melhores - Léo Matos e Everton Ribeiro

Pelo lado do Vasco, o experiente Léo Matos foi preciso nos desarmes e ajudou bastante na proposta cruzmaltina de jogar retrancado. Já no lado do Flamengo, Everton Ribeiro fez uma boa partida atuando mais pelo lado direito. O camisa 7 fez boas combinações, se sentiu mais cômodo para cair por dentro e foi uma das boas notícias em uma noite de futebol sem brilho do Fla.

Os piores - Weverton e Arrascaeta

O técnico Zé Ricardo tentou surpreender o Flamengo com uma formação diferente, improvisando o lateral direito Weverton como ponta. No entanto, a opção não surtiu efeito, já que o jogador pouco apareceu para a partida, não ofereceu perigo ao Rubro-Negro, e foi substituído no intervalo por Figueiredo.

Pelo lado flamenguista, Arrascaeta não apareceu como se espera sendo o principal jogador da temporada. Como de hábito, o meia conseguiu encaixar bons passes, mas rendeu abaixo daquilo que vem rendendo no ano.

Atuação do Vasco

Zé Ricardo armou o Vasco com uma proposta bastante defensiva. No primeiro tempo, por exemplo, o time não teve nenhuma finalização e apenas 31% de posse de bola. Na segunda etapa, o treinador colocou Figueiredo na vaga de Weverton e passou a chegar mais, criando algumas oportunidades.

Atuação do Flamengo

O Flamengo abriu ainda mais vantagem na semifinal do Carioca, é verdade, mas cumpriu uma atuação bem apagada no clássico diante do Vasco. Vale ressaltar que os vascaínos formaram uma muralha para dificultar as penetrações do Fla, mas a equope de Paulo Sousa mostrou poucas saídas para furar o bloqueio imposto pelo rival. Mesmo com o comando das ações, o Rubro-negro, especialmente na etapa final, foi uma equipe sem brilho e bastante previsível. Valeu pela vitória contra um grande rival, mas a torcida deixou o Maracanã com uma ponta de decepção pela atuação.

VAR enxerga mão de Anderson Conceição

Aos 36 minutos do primeiro tempo, o Flamengo cobrou um escanteio onde Anderson Conceição tentou cortar de cabeça. O VAR acionou o árbitro Felipe da Silva Gonçalves Paludo, que se direcionou à cabine. Quatro minutos depois e após revisão, ele assinalou pênalti, que Gabigol cobrou com categoria e fez o 1 a 0.

Gabigol provoca torcida do Vasco e sofre reações

Após converter seu gol de pênalti, Gabigol correu em direção à torcida do Vasco com a mão na orelha direita em gesto provocativo. Irritados, torcedores cruzmaltinos arremessaram objetos no gramado. O zagueiro vascaíno Anderson Conceição também não gostou e foi tirar satisfação com o camisa 9.

Outro que pareceu não gostar, de acordo com as imagens da Cariocão TV, foi o técnico Paulo Sousa, que pareceu gesticular para ele e seus companheiros saírem dali.

Bruno Henrique abre lacuna no time

O camisa 27 nem vinha em uma noite das mais inspiradas, mas o Flamengo sentiu demais sua saída. Com dores no ombro após dividida com Juan Quintero, Bruno Henrique foi substituído e o time perdeu sua principal arma de bolas longas e profundidade. Com Lázaro em seu lugar, o Fla perdeu em agressividade.

Torcidas dão show

Confusão na troca de ingressos, um show absoluto dentro do Maracanã. Durante os 90 minutis, as torcidas de Fla e Vasco fizeram um duelo à parte com muita festa e barulho no Maracanã. Rubro-negros e vascaínos viveram o clima do clássico e deram um show.

Desfalque de última hora

Com dores na panturrilha, o volante Matheus Barbosa foi vetado pelo departamento médico do Vasco. O jogador, a princípio, ficaria no banco de reservas. Além deles, também não foram relacionados por problemas clínicos o zagueiro Ulisses e o atacante Getúlio, ambos suplentes.

Filas nas bilheterias

Bilheteria para a troca de ingressos da torcida do Flamengo formou longa fila no Maracanã - Leo Burlá / UOL Esporte - Leo Burlá / UOL Esporte
Imagem: Leo Burlá / UOL Esporte

O problema no sistema de vendas de ingressos para o clássico teve como consequência longas filas nas bilheterias do estádio.

Mandante da partida, o Cruzmaltino tem contrato com a "Meu Bilhete", que ficou responsável pela comercialização das entradas. No entanto, as dificuldades começaram a ser apresentadas desde as primeiras horas, quando a empresa não conseguiu integrar o plano de sócio-torcedor do Fla em seu sistema.

Para o rubro-negro que quisesse ir ao jogo, era necessário retirar um voucher e trocar por um ingresso físico, mesma situação que precisava ser enfrentada pelo vascaíno que não era sócio.

Porém, nem mesmo o associado cruzmaltino teve vida fácil. Alguns deles relataram que seu ingresso não foi carregado na carteirinha, como prometido no serviço do jogo. Eles tiveram que se dirigir a uma bilheteria do Maracanã e comprovar sua compra para trocar por uma entrada física.

Tantos problemas formaram longas filas tanto nas bilheterias do Vasco quanto do Flamengo. No lado rubro-negro, então, a situação era ainda pior, já que muitos deixaram para retirar seus bilhetes em cima da hora, o que fez com que várias entrassem no estádio já com a bola rolando.

FICHA TÉCNICA:

VASCO 0 x 1 FLAMENGO

Competição: Campeonato Carioca, semifinal
Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Dia: 16 de março de 2022 (quarta-feira)
Horário: 20h (horário de Brasília)
Árbitro: Felipe da Silva Gonçalves Paludo
Auxiliares: Luiz Claudio Regazone e Michael Correia
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga
Cartões amarelos: Juninho, Figueiredo, Léo Matos (VAS); Andreas Pereira, Matheuzinho (FLA)
Cartões vermelhos: Nenhum
Gols: Gabigol, aos 41 minutos do primeiro tempo (FLA)

VASCO: Thiago Rodrigues; Léo Matos, Anderson Conceição, Juan Quintero e Edimar; Zé Gabriel (Luiz Henrique), Juninho (Yuri Lara) e Nenê (Vitinho); Weverton (Figueiredo), Gabriel Pec (Bruno Nazário) e Raniel. Técnico: Zé Ricardo

FLAMENGO: Hugo Souza; Matheuzinho (Rodinei), Fabrício Bruno, David Luiz e Filipe Luís; Willian Arão, Andreas Pereira (João Gomes) e Arrascaeta; Everton Ribeiro (Marinho), Bruno Henrique (Lázaro) e Gabriel (Pedro). Técnico: Paulo Sousa