Topo

Copa do Brasil - 2022

Em dia quente nos bastidores, Cruzeiro elimina o Tuntum na Copa do Brasil

Vitor Roque comemora gol do Cruzeiro sobre o Tuntum - Reprodução/Twitter
Vitor Roque comemora gol do Cruzeiro sobre o Tuntum Imagem: Reprodução/Twitter

Lohanna Lima

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte, MG

16/03/2022 22h28

Maior campeão da Copa Brasil, o Cruzeiro fez valer a tradição e se impôs diante do estreante e desconhecido Tuntum-MA. A equipe celeste venceu a partida por 3 a 0, no estádio Rafael Seabra, e avançou à terceira fase do torneio. Vitor Roque abriu o placar, e Edu marcou duas vezes. Ambos são agora os artilheiros do Raposa na competição, com três gols cada.

O jogo ocorreu poucas horas depois de um dia quente nos bastidores do Cruzeiro. Após Ronaldo fazer algumas exigências para assinar em definitivo a compra dos 90% das ações da SAF do clube — entre elas o repasse da Toca da Raposa 1 e 2 —, o conselho se manifestou de forma contrária ao pedido de Fenômeno, por meio de nota oficial o que gerou desconforto entre as partes.

Primeiro tempo:

O primeiro tempo foi movimentado dos dois lados. No entanto, o Cruzeiro abriu o placar na primeira grande oportunidade que teve. Aos 11 minutos, Vitor Roque recebeu cruzamento de Fernando Canesim e marcou de cabeça. O Tuntum conseguiu encontrar alguns espaços nas costas da defesa do Cruzeiro e, aos 24, Rafael Cabral fez grande defesa em lance de Adrezinho, que finalizou em posição de impedimento. Edu tentou duas vezes, de fora da área, aos 26 e aos 34, com perigo. O Tuntum conseguiu passar alguns sustos na Raposa, mas não o suficiente para empatar a partida na primeira etapa.

Segundo tempo:

A equipe celeste voltou em cima do Tuntum e ampliou o placar logo aos 5 minutos. Vitor Roque fez bela jogada e foi derrubado dentro da área. Edu cobrou a penalidade e aumentou a vantagem do Cruzeiro. Aos 20, Edu marcou novamente. Pedro Castro cobrou a falta, Danilo defendeu, mas deu rebote, e o artilheiro chegou mandando para o fundo gol.

Aos 37, o zagueiro Eduardo Brock foi expulso após receber o segundo amarelo. No minuto seguinte, Rafael Cabral fez boa defesa em cobrança de falta de Jonas Piu Piu. Sem grandes sustos, o Cruzeiro administrou o placar.

O melhor: Vitor Roque

O jovem vem se destacando nas últimas partidas e, novamente, fez bom jogo. Além de abrir o placar do jogo, o atleta de apenas de 17 anos se mostrou muito participativo atuando pelo lado direito. O jogador deu trabalho aos marcadores e sofreu algumas faltas quando tentou sair na velocidade, sendo que uma delas rendeu um cartão amarelo ao lateral-esquerdo Igor. No segundo tempo, sofreu a penalidade convertida pelo atacante Edu.

O pior: o gramado

Os buracos e lama no gramado do estádio Rafael Seabra não passaram despercebidos e nem poderia ser diferente. O campo da equipe da casa passou longe de ter boas condições para a prática de bom futebol. Em muitos momentos, as jogadas de velocidade que as equipes tentavam ficaram prejudicadas pela dificuldade de a bola rolar com qualidade.

Ronaldo na bronca de novo

Mais uma vez Ronaldo foi às redes sociais reclamar das condições de jogo oferecidas ao Cruzeiro. O Fenômeno postou fotos do gramado do estádio Rafael Seabra horas antes de a bola rolar, enfatizando as irregularidades no campo. O dirigente já havia manifestado descontentamento pelo mesmo motivo em jogos do Campeonato Mineiro, nas partidas contra a Caldense e o Tombense. A transmissão ainda flagrou Rafael Cabral recolocando parte do gramado no lugar, que se soltou perto da pequena área.

FICHA TÉCNICA:

TUNTUM 0 x 3 CRUZEIRO
Motivo: 2ª fase da Copa do Brasil
Local: Estádio Rafael Seabra, em Tuntum (MA)
Árbitro: Thiago Luis Scarascati (SP)
Auxiliares: Daniel Luis Marques (SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP)
Cartões amarelos: Igor, Andinho e Patrik (Tuntum). Lucas Oliveira, Eduardo Brock e Willian Oliveira (Cruzeiro)
Gols: Vitor Roque, aos 11 minutos do primeiro tempo, Edu, aos 5 minutos e aos 20 minutos do segundo tempo.

TUNTUM: Daniel Pessoa; João Victor (Negueba), Denílson, Maicon, Igor Santos (Marcelo Bispo); Andinho, Abu (Patrik), Cloves, Vagalume, Vini Souza (Jonas Piu Piu) e Andrezinho. Técnico: Danilo Brito

CRUZEIRO: Rafael Cabral; Rômulo (Geovane), Eduardo Brock, Lucas Oliveira e Rafael Santos; Willian Oliveira, Fernando Canesin (Adriano), João Paulo (Pedro Castro); Waguininho, Edu (Vitor Leque) e Vitor Roque (Bruno José). Técnico: Paulo Pezzolano