Topo

Paulista - 2022

Em jogo de seis gols, Santos empata com Ferroviária e corre risco de queda

Lucas Musetti Perazolli

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

16/03/2022 21h13

O Santos empatou em 3 a 3 com a Ferroviária, na noite de hoje (16), na Arena Fonte Luminosa, em jogo atrasado da décima rodada do Campeonato Paulista. O Peixe abriu o placar com Lucas Braga. A Ferrinha virou com Hygor e Thomaz. O Alvinegro da Vila Belmiro deixou tudo igual com Marcos Leonardo ainda no primeiro tempo. Nos acréscimos da etapa final, Bruno Mezenga desempatou de pênalti, mas Léo Baptistão, aos 47, retomou a igualdade.

O Alvinegro praiano teve três gols anulados em Araraquara (SP). Dois foram por impedimento: Lucas Barbosa e Léo Baptistão. E o de Marcos Leonardo, por falta de ataque, foi questionável. O árbitro Luiz Flávio de Oliveira só invalidou o lance quando a bola balançou as redes.

  • Veja análises e últimas notícias do futebol no UOL News Esporte com Domitila Becker:

Com o empate, Santos e Ferroviária chegam ameaçados na última rodada da fase de grupos do Paulistão. Ambos têm 11 pontos e precisam de um empate contra Água Santa e Mirassol, respectivamente, para não depender de outros resultados. A Ponte Preta tem oito e pode ultrapassar os times se conseguir os três pontos porque teria uma vitória a mais (três contra dois). O Água Santa, também com 11, é outro em risco. O Novorizontino já está rebaixado. Dois clubes caem para a Série A2.

O Santos briga para não cair, mas também pode se classificar às quartas de final do Campeonato Paulista. O Peixe avança se vencer o Água Santa e o Santo André empatar ou perder com a Inter de Limeira em casa.

O time comandando por Fabián Bustos enfrentará o Água Santa, sábado (19), às 16h, na Vila Belmiro. A Ferroviária receberá o Mirassol no mesmo dia e horário.

Live do Santos com Gabriela Brino e Mauricio Barros

Quem foi bem: Lucas Braga e Marcos Leonardo

A dupla foi destaque no Santos. Braga fez o primeiro gol e criou boas chances. Marcos Leonardo fez o segundo, deu a assistência para Braga e ainda teve um gol anulado. Lucas Barbosa e Ricardo Goulart alternaram bons e maus momentos.

Quem foi mal: João Paulo e Kaiky

O goleiro e capitão do Santos falhou em dois gols da Ferroviária. No primeiro, ameaçou sair e ficou no meio do caminho. No segundo, demorou a reagir e deixou a bola lenta de Thomaz entrar no cantinho. Já Kaiky segue inseguro e ainda cometeu pênalti. Auro, Lucas Pires e Camacho também decepcionaram.

O jogo do Santos: desequilíbrio

Em termos ofensivos, o Santos teve o melhor desempenho na temporada e criou quatro gols no primeiro tempo (dois foram anulados). Defensivamente, porém, o Peixe apresenta os mesmos problemas, como o espaço na entrada da área. No segundo gol da Ferroviária, Thomaz dominou e chutou sem ser ameaçado.

Jogo maluco

A partida caminhava para o 2 a 2 até os acréscimos, quando Kaiky cometeu pênalti ao abrir o braço na área. Bruno Mezenga converteu a penalidade com categoria aos 45 minutos. O Santos não se entregou e empatou com Léo Baptistão, aos 47, depois de bate-rebate na área. O Peixe ainda tentou a virada num esboço de pressão nos instantes finais.

Camisa 9 decisivo

Marcos Leonardo fez seu quarto gol em 2022. Como o Santos tem 13 gols no Campeonato Paulista, o atacante representa quase 1/3 das redes balançadas pelo Peixe no Estadual.

Elano com coração dividido

Técnico da Ferroviária e ídolo do Santos, Elano comemorou discretamente os gols do seu time. O ex-meia não esconde o desejo de dirigir o Peixe no futuro.

Chuva de novo

Choveu muito em Araraquara uma hora antes de a bola rolar. A drenagem aguentou e o início da partida só foi atrasado em 10 minutos, sem novo risco de adiamento, como ocorreu em 5 de março. Para evitar problemas de iluminação, a Ferroviária se precaveu disponibilizou geradores.

Na bronca com a arbitragem

O Santos teve dois gols anulados na etapa inicial. No primeiro, Lucas Barbosa estava de fato impedido. No segundo, a arbitragem marcou falta de Marcos Leonardo em Didi. O problema é que o árbitro Luiz Flávio de Oliveira só invalidou o gol depois que a bola balançou as redes. Na transmissão do Premiere, Sálvio Spínola concordou com a infração, mas questionou a demora do juiz. No segundo tempo, Léo Baptistão ainda teve gol anulado por impedimento.

FICHA TÉCNICA:

FERROVIÁRIA 3 x 3 SANTOS

Data: 16 de março de 2022 (quarta-feira)
Local: Arena Fonte Luminosa, em Araraquara (SP)
Hora: 19h (de Brasília)
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira
Assistentes: Neuza Ines Back e Evandro de Melo Lima
VAR: Péricles Bassols
Cartões amarelos: Thomaz e Vidal (AFE) e Camacho, Vinicius Zanocelo e Sandry (SFC)
Gols: Hygor e Thomaz, aos 32 e 44 minutos do 1T, e Bruno Mezenga, aos 45 minutos do 2T (AFE); Lucas Braga e Marcos Leonardo, aos 27 e 48 minutos do 1T, e Léo Baptistão, aos 48 minutos do 2T

FERROVIÁRIA: Saulo; Vidal (Bernardo), Bruno Leonardo, Didi e João Lucas (Breno Lopes); Vitinho (Arthur), Rafael Luiz e Thomaz (Marquinhos); Hygor, Orejuela (Julio Vitor) e Bruno Mezenga. Técnico: Elano

SANTOS: João Paulo, Auro, Kaiky, Eduardo Bauermann e Lucas Pires; Camacho (Sandry), Vinicius Zanocelo (Jobson) e Ricardo Goulart (Léo Baptistão); Lucas Barbosa (Ângelo), Lucas Braga e Marcos Leonardo (Rwan). Técnico: Fabián Bustos