Topo

OPINIÃO

Vitão: 'Todo questionamento que há sobre o Palmeiras de Abel é exagerado'

Do UOL, em São Paulo

15/03/2022 04h00

O início de trabalho de Vítor Pereira no Corinthians empolgou o torcedor. A goleada por 5 a 0 sobre a Ponte Preta e a postura da equipe no clássico contra o São Paulo, apesar da derrota por 1 a 0, animaram os alvinegros, que cobravam um melhor desempenho do time na época em que era comandado por Sylvinho. Os elogios em tão pouco tempo contrastam com as críticas recebidas por Abel Ferreira, que já levou o Palmeiras a quatro títulos desde que assumiu o comando do clube.

Na Live do Danilo e do Vitão, transmitida pelo UOL Esporte todas as segundas, quartas e sextas às 15h, os jornalistas Danilo Lavieri e Vitor Guedes debateram se existe um oba-oba exagerado em torno do técnico do Corinthians, enquanto Abel Ferreira, campeão da Copa do Brasil, da Recopa Sul-Americana e bi da Libertadores, ainda sofre questionamentos.

"Tem muito do parâmetro. O Corinthians saiu de um trabalho do Sylvinho, que não apresentava jogos bons. Mesmo contra times mais fracos, não conseguia vencer de maneira convincente. Enfiou 5 na Ponte Preta, que é um time fraco e está lutando para não cair. É mais uma questão do patamar em que os times se encontram. O fato de o Corinthians dar pequenos sinais faz o pessoal se animar com mais facilidade. Às vezes, o Palmeiras do Abel não é tratado como o bicampeão da Libertadores, mas como um time chato de ver" opinou Lavieiri.

Para Vitão, as críticas ao estilo de jogo e ao trabalho de Abel Ferreira partem, em sua maioria, de quem não é palmeirense. "Esse questionamento é mais externo do que interno. Não me lembro de um treinador que foi essa unanimidade da torcida. Nem o Felipão, nem o Vanderlei Luxemburgo. Acho exagerado todo questionamento que há sobre o Palmeiras, embora dê para se criticar algumas coisas", comentou.

Vitão destacou que a empolgação dos alvinegros com seu novo treinador não deve ser confundida com excesso de confiança. "Desde o final da era Carille, o Corinthians não tem um treinador em quem confiava. Na verdade, a alegria do corintiano não é oba-oba, mas sim da expectativa. Agora tem chance de dar certo. Isso claramente não havia com Tiago Nunes, que foi uma aberração, Coelho, Vagner Mancini e Sylvinho. [Na derrota para o São Paulo] O corintiano comemorou atacar fora de casa. Não havia atacado nem a Chapecoense. O corintiano está feliz pela expectativa gerada e pela melhora", disse.

A empolgação com os primeiros dias de Trabalho de Vítor Pereira não incomoda Vitão. "É justa. Desde o Carille, eu não tinha quase nenhuma expectativa com Mancini, Coelho e Sylvinho. O início é promissor. Há uma expectativa positiva", concluiu.

Não perca! A próxima edição da Live do Danilo e do Vitão será nesta quarta (16), às 15h (horário de Brasília), com a análise dos principais assuntos do dia no futebol brasileiro e internacional. Você pode acompanhar o programa ao vivo pelo Canal UOL e pelo canal do UOL Esporte no Youtube.