Topo

Corinthians de Vítor Pereira dá show e goleia a Ponte Preta em Itaquera

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

12/03/2022 20h27

O Corinthians teve uma atuação de gala na noite deste sábado (12). Em casa e com mais de 39 mil torcedores nas arquibancadas da Neo Química Arena, o Alvinegro não tomou conhecimento da Ponte Preta e venceu por 5 a 0, com gols de Renato Augusto, Paulinho, Gustavo Mosquito, Adson e Gustavo Mantuan. A derrota deixa a Macaca cada vez mais ameaçada de rebaixamento no Campeonato Paulista.

A partida marcou o primeiro jogo do técnico Vítor Pereira em Itaquera no comando do Timão. Nos 45 minutos iniciais, o Corinthians apresentou seu melhor desempenho na temporada, se posicionou a maior parte do tempo com os dez jogadores de linha no campo de ataque e não encontrou resistência para construir a vitória com três golaços.

O melhor: Fagner

Não perdeu nem uma bola sequer no campo de defesa e subiu com grande facilidade para o ataque. Deu duas assistências para seus companheiros e foi a melhor alternativa ofensiva do Corinthians durante toda a partida. Nos 15 minutos finais ainda jogou de lateral-esquerdo.

O pior: Roger Guedes

O atacante conseguiu destoar negativamente dos demais em uma noite praticamente perfeita do Corinthians. Perdeu pelo menos duas chances claríssimas de gol, que poderiam ter resultado em uma goleada histórica na Neo Química Arena. Apesar dos erros, foi bastante aplaudido na saída de campo.

Ponte Preta se complica no Paulistão

A Macaca vai para a última rodada do Campeonato Paulista com a possibilidade de rebaixamento no estadual. O time soma apenas oito pontos ganhos em 33 disputados, ocupa a penúltima colocação geral e precisa de uma vitória, diante do Ituano, para se manter na elite. Além do triunfo em casa, a Ponte torce por tropeços de Água Santa, Inter de Limeira, Santos e Ferroviária.

Massacre do Corinthians

Com os dez jogadores de linha posicionados no campo do ataque e o goleiro Cássio adiantado, o Corinthians encurralou a Ponte Preta em Itaquera e não deu chances para a Macaca. Sem a bola, o Timão dobrou a marcação e evitou os contra-ataques. Os gols foram marcados por Renato Augusto em chute colocado de fora da área, Paulinho em jogada trabalhada com Cantillo e Fagner, e por fim Gustavo Mosquito, de cobertura, ao sair cara a cara com o goleiro adversário.

Vítor Pereira e Du Queiroz

Volante titular do Corinthians com Sylvinho e Fernando Lázaro, Du Queiroz não teve um bom início de jogo e foi substituído com menos de 30 minutos de jogo. Com um cartão amarelo e nervoso na partida, o meio-campista deu lugar a Victor Cantillo e deixou o gramado cabisbaixo. No momento do terceiro gol do Timão, o técnico Vítor Pereira foi comemorar com Du, o único jogador do banco que não correu para festejar com Mosquito. O português abraçou o volante duas vezes e demonstrou apoio ao jogador.

Renda milionária e recorde de público

Se o time fez sua parte dentro de campo, a torcida não deixou por menos nas arquibancadas. O Corinthians vendeu 39.488 ingressos para a partida diante da Ponte Preta, estabeleceu seu recorde de público nesta temporada, e ainda registrou uma renda bruta de R$ 2.384.518,00.

Garotos da base fecham a conta

No segundo tempo, a impressão foi de que o Corinthians 'tirou o pé' e poupou energias para o Dérbi da próxima quinta, contra o Palmeiras, no Allianz Parque. Mesmo assim, o time se manteve superior tecnicamente e marcou dois gols. Um com Adson após jogada trabalhada por Fagner e Cantillo pelo lado direito, e depois, no último minuto, com Gustavo Mantuan aproveitando passe de Adson.

Ponte Preta entra na roda e tem expulso no fim

Os minutos finais da partida evidenciaram a diferença técnica entre Corinthians e Ponte Preta. Enquanto Willian distribuía dribles pelos dois lados do campo, a Macaca ficou nervosa e passou a cometer faltas no time adversário. Em uma arrancada do camisa 10 corintiano pela esquerda, Kevin o derrubou e levou o cartão vermelho direto prejudicando mais ainda o time de Campinas.

Próximos jogos

O Corinthians volta a campo na próxima quinta-feira (17) para enfrentar o Palmeiras, no Allianz Parque, em jogo atrasado do Campeonato Paulista por conta da participação alviverde no Mundial de Clubes. A Ponte Preta joga no domingo (20), contra o Ituano, no Moisés Lucarelli.

Ficha técnica

Corinthians 5x0 Ponte Preta

Data: 12/03/2022

Local: Neo Química Arena, em São Paulo (BRA)

Hora: 18h30 (de Brasília)

Gols: Renato Augusto, aos 14' do 1º tempo (1-0); Paulinho, aos 44' do 1º tempo (2-0); Gustavo Mosquito, aos 47' do 1º tempo (3-0); Adson, aos 16' do 2º tempo (4-0); Gustavo Mantuan, aos 49' do 2º tempo (5-0).

Cartões amarelos: Du Queiroz, Fagner e Roger Guedes (Corinthians); Wesley, Pedro Júnior, Matheus Anjos, Moisés Ribeiro, Léo Naldi e João Pedro (Ponte Preta)

Cartões vermelhos: Kevin (Ponte Preta)

Corinthians: Cássio; Fagner, João Victor, Gil e Lucas Piton (Gustavo Mantuan); Du Queiroz (Cantillo), Paulinho e Renato Augusto (Giuliano); Willian, Gustavo Mosquito (Adson) e Roger Guedes (Jô). Técnico: Vítor Pereira.

Ponte Preta: Ygor Vinhas; Thiago Oliveira, Fabrício, Léo Naldi e Jean Carlos; Léo Santos (Moisés Ribeiro), Wesley (João Pedro), Matheus Anjos (Thalles) e Fessin (Pedro Júnior); Kevin e Ribamar (Josiel). Técnico: Hélio dos Anjos