Topo

Iates de Abramovich podem ser parados se entrarem em águas britânicas

Iate Eclipse, de propriedade do russo Roman Abramovich - Reprodução/ Superyachts.com
Iate Eclipse, de propriedade do russo Roman Abramovich Imagem: Reprodução/ Superyachts.com

Colaboração para o UOL

11/03/2022 17h38

O bilionário russo Roman Abramovich, dono do Chelsea - pelo menos até o momento - sofreu diversas sanções do governo britânico, pelo seu envolvimento com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Entre as punições, os bens de Abramovich - incluindo o clube inglês - foram congelados.

Entretanto, dois itens importantes do seu patrimônio estão, neste momento, cruzando os mares europeus: os iates Eclipse e Solaris, que valem, juntos, mais de R$5 bi. As duas embarcações saíram dos portos onde estavam abarcadas na semana passada, antes das medidas do governo do Reino Unido atingirem o bilionário, listado pelo índice da Bloomberg como a 8ª pessoa mais rica do mundo.

Iate Eclipse - Levent Kisi/Anadolu Agency/Getty Images - Levent Kisi/Anadolu Agency/Getty Images
Iate de Roman Abramovich, dono do Chelsea, chamado Eclipse
Imagem: Levent Kisi/Anadolu Agency/Getty Images

O iate Eclipse estava no porto de St. Martin, no Caribe e o Solaris estava em Barcelona, saindo de lá rumo ao leste, e agora está na região da Sicília. Caso o Eclipse cruze o chamado Estreito de Gibraltar, entraria em águas britânicas, podendo ser forçado a parar pelas autoridades do Reino Unido, em função das sanções aplicadas a Abramovich.

Iate Solaris - Reprodução/@superyachts.com - Reprodução/@superyachts.com
Primeira imagem do "Solaris", novo iate do magnata russo Roman Abramovich, dono do Chelsea
Imagem: Reprodução/@superyachts.com

O dono do Chelsea viu, na última semana, duras punições ao clube do qual é dono: além de ser forçado a vender o Chelsea, os Blues não podem vender, contratar e nem renovar com os jogadores, além de terem perdido seu principal patrocinador - a Three, empresa de telecomunicações britânica.

As duas embarcações têm números grandiosos no que se refere à luxo: O Eclipse possui dois heliportos, duas piscinas, um submarino e um sistema de defesa antimísseis a bordo. O Solaris, por sua vez, tem oito andares e 48 cabines. Acomoda 36 convidados e uma tripulação de 60 pessoas. Assim como seu "irmão", também possui um sistema de detecção de mísseis e janelas blindadas.