Topo

Palmeiras sai na frente, se segura e bate São Paulo no Morumbi

Brunno Carvalho e Diego Iwata Lima

Do UOL, em São Paulo

10/03/2022 22h26

O Palmeiras começou melhor, abriu o placar logo no início e passou mais de 80 minutos tentando conter o ímpeto do São Paulo. E com muita aplicação tática —e algum sufoco— conseguiu vencer por 1 a 0.

O time de Abel Ferreira quebrou assim o tabu que perdurava desde 1997, último ano em que havia conseguido vencer o rival Tricolor no Morumbi pelo Estadual. Já Rogério Ceni perdeu seu primeiro clássico desde o retorno ao São Paulo, em outubro de 2021.

Com o resultado, o Palmeiras vai a 23 pontos no Grupo C e garante vaga na próxima fase do Paulista. Já o São Paulo, com 17, segue líder do Grupo B, mas ainda sem vaga assegurada.

Cronologia do jogo

O Palmeiras começou melhor e abriu o placar logo aos 7 minutos do primeiro tempo, com Rony, de cabeça. Com o gol, o São Paulo cresceu e tomou conta do jogo, pressionando o visitante que pouco conseguia deixar seu campo de defesa. No segundo tempo, o time de Abel Ferreira até levou algum perigo, mas o Tricolor mandou no jogo. Graças a erros e Weverrton, o Verdão manteve o resultado.

O melhor: Weverton

O goleiro do Palmeiras e da seleção foi um monstro, com excelentes defesas em chutes de perto, de longe, em cabeçadas. Garantiu o resultado.

O pior: Arboleda

Sinônimo da solidez defensiva do São Paulo, o zagueiro equatoriano esteve em uma de suas piores noites recentes com a camisa tricolor. Arboleda perdeu a disputa com Rony no lance do gol do Palmeiras e cortou errado a jogada que resultou no segundo tento palmeirense, anulado por causa de impedimento. Mesmo em jogadas mais corriqueiras, o equatoriano foi mal. O defensor errou passes fáceis que não costuma errar e mostrou dificuldade diante dos rápidos atacantes adversários.

Wesley acerta a trave, e Rony abre o placar de cabeça

O Palmeiras começou muito melhor, mandando no jogo. Com o meio-campo muito ligado, o time de Abel Ferreira praticamente não dava brecha. Aos 7 min, após rebote em chute de Raphael Veiga, Wesley acertou o pé da trave esquerda de Volpi e por pouco não fez 1 a 0. Mas Rony teria melhor sorte, dois minutos depois: Marcos Rocha avançou pela direita e pouco depois da altura da intermediária, cruzou rasante. O camisa 10 se antecipou, mergulhou e desviou de cabeça. A bola mais uma vez pegou no pé da trave, nas costas de Volpi e, por fim, na rede.

São Paulo sofre para incomodar organizado Palmeiras após gol cedo

O São Paulo sentiu a sensação oposta à vivida diante do Corinthians. O gol marcado aos 52 segundos de partida deu ao time do Morumbi o controle do duelo contra o alvinegro. Na noite de hoje, no entanto, foi o Palmeiras quem saiu na frente, logo aos 8 minutos do primeiro tempo.

A inferioridade no placar obrigou o São Paulo a sair para o jogo. Um misto de nervosismo e dificuldade de superar um organizado Palmeiras protagonizou um primeiro tempo de quase total inofensividade são-paulina. A melhor chance criada surgiu apenas aos 48 minutos, quando Gabriel Sara chutou de fora da área e obrigou Weverton a fazer uma defesa em dois tempos.

Palmeiras perde campo e cai na partida

Com o gol, o São Paulo aumentou muito seu volume de jogo e subiu a marcação. E o Palmeiras fez o que normalmente faz quando em vantagem e recuou suas linhas para esperar os donos da casa. A estratégia foi muito pouco lucrativa para o Alviverde, que estava bem com a bola no pé e não tão bem assim no jogo de transição, errando muitos passes. Não correu grandes riscos, mas ficou acuado e pouco chegou à frente.

Arboleda mal, quase entrega gol para o Palmeiras

O São Paulo abusava dos erros de passe no ataque e mostrava dificuldades na defesa. Em noite pouco inspirada, Arboleda perdeu a disputa com Rony no lance do primeiro gol e, depois, cabeceou a bola nos pés de Dudu, na jogada que quase resultou no segundo tento palmeirense, mas Rony estava em posição irregular.

Lesão volta a incomodar Diego Costa, que sai chorando

O jovem Diego Costa tem sido uma das boas surpresas do São Paulo no início da temporada. Seus bons desempenhos colocaram o experiente Miranda no banco de reservas e consolidaram sua titularidade ao lado de Arboleda. Mas as lesões começam a ser um problema. Escalado como titular por Rogério Ceni contra o Palmeiras, ficou 39 minutos em campo. Ainda no primeiro tempo, o camisa 4 caiu no gramado e deixou o campo chorando. Ele foi substituído por Reinaldo, que fez com que Léo passasse a atuar como zagueiro.

  • Veja análises e últimas notícias do futebol no Posse de Bola com Mauro Cezar Pereira, Arnaldo Ribeiro, Juca Kfouri e Eduardo Tironi:

Palmeiras melhora o contra-ataque e volta a ser perigoso

O comportamento não mudou, mas o Palmeiras ao menos melhorou a execução de suas jogadas. Na segunda etapa, o time da Vila Pompeia começou a encaixar melhor os passes para contra-atacar. Rony e Dudu apareceram com perigo à frente. Abel Ferreira mexeu muito no time na segunda etapa, e o Palmeiras conseguiu manter o resultado.

São Paulo acua o Palmeiras e quase empata com um golaço

O São Paulo voltou para o segundo tempo com o controle da bola. O time do Morumbi conseguiu acuar o Palmeiras e trabalhar as jogadas laterais em busca do gol de empate. O desempenho melhorou quando Rogério Ceni optou pelas entradas de Marquinhos e Luciano nos lugares de Igor Gomes e Marquinhos.

As mexidas deixaram o São Paulo mais perigoso. Melhor do time na partida, Rodrigo Nestor cobrou falta com força e obrigou Weverton a espalmar. No rebote, Calleri mergulhou de cabeça, mas o goleiro palmeirense evitou o empate.

O São Paulo seguia na pressão. Aos 30 minutos, o Morumbi quase desabou com uma jogada que por muito pouco não terminou em um golaço. Dando trabalho ao lado esquerdo palmeirense, Marquinhos dominou na entrada da área, puxou para dentro e bateu colado. A bola bateu no travessão e na trave de Weverton, que se esticou, mas apenas pôde torcer contra o empate.

FICHA TÉCNICA:

SÃO PAULO 0 x 1 PALMEIRAS
Motivo:
Campeonato Paulista, 4ª Rodada
Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Árbitro: Douglas Marques das Flores
Auxiliares: Fabrini Bevilaqua Costa e Amanda Pinto Matias
VAR: Péricles Bassols
Gol: Rony, aos 8 do 1º tempo (PAL)
Cartão Amarelo: Arboleda, Rafinha e Luciano (SAO); Wesley e Zé Rafael (PAL)
Cartão vermelho: Rafinha (SAO)
Público: 46.378
Renda: R$ 1.770.193,00

SÃO PAULO: Volpi; Rafinha, Arboleda, Diego Costa (Reinaldo) e Léo; Pablo Maia, Gabriel Sara (Patrick), Igor Gomes (Marquinhos) e Rodrigo Nestor; Éder (Luciano) e Calleri. Técnico: Rogério Ceni

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo, Zé Rafael (Jailson) e Raphael Veiga (Atuesta), Dudu (Gabriel Veron), Rony (Rafael Navarro) e Wesley (Breno Lopes). Técnico: Abel Ferreira