Topo

Libertadores - 2022

Barcelona-EQU perde pênalti, e América-MG garante empate na Libertadores

Bruno Piñatares, do Barcelona, e Ale, do América-MG, disputam bola em jogo da Copa Libertadores - DOUGLAS MAGNO / AFP
Bruno Piñatares, do Barcelona, e Ale, do América-MG, disputam bola em jogo da Copa Libertadores Imagem: DOUGLAS MAGNO / AFP

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/03/2022 23h24

América-MG e Barcelona-EQU empataram em 0 a 0 em um confronto de poucas chances hoje (8), na Arena Independência. Aos 45 do segundo tempo, Garcés teve a chance de dar a vitória aos equatorianos em uma cobrança de pênalti, mas bateu para fora e deu números finais ao jogo, válido pela terceira fase da Libertadores.

O confronto de volta entre os clubes acontece na próxima terça (15), às 21h30, no Monumental de Barcelona. Quem vencer se classifica e, caso haja um novo empate, a decisão da vaga na fase de grupos irá para os pênaltis.

Antes disso, o Coelho volta suas atenções para o Campeonato Mineiro. Precisando vencer para ainda ter chance de chegar ao mata-mata, o time visita o Uberlândia no Parque do Sabiá no sábado (12), às 19h, pela 10º rodada.

Jailson quase complica no final

Aos 43 minutos da segunda etapa, quando o embate se encaminhava para um 0 a 0 tranquilo, Carcelén foi lançado por Martínez. Jailson saiu para abafar, mas se atrapalhou e atropelou o adversário. Patric ainda evitou a bola entrasse no gol, mas a penalidade já estava marcada.

Na batida, Garcés deslocou Jailson, mas tirou muito do gol. A bola, para fora, garantiu a igualdade no confronto.

Quem foi bem: Matheusinho

O atacante entrou bem na equipe e deu um gás novo em busca do gol. Com uma atuação apagada de quase todos de linha, Matheusinho se destacou principalmente pela vontade aplicada em todas as jogadas.

Quem foi mal: Marlon

O lado esquerdo do América-MG foi praticamente inexistente na partida. Por não dar opção, Marlon, o lateral do setor, fica como o pior em campo. A equipe preferiu sempre avançar pelo lado direito, principalmente com Patric, que fez muitos cruzamentos.

Everaldo some

Um dos heróis da classificação para a terceira fase, Everaldo ganhou a condição de titular do América-MG. No entanto, o atacante não levou muito perigo ao adversário no começo da partida e depois sumiu completamente.

Com o Barcelona atacando mais, o camisa 37 teve uma atuação bem diferente de quando entrou contra o Guaraní-PAR na última semana e participou de dois gols, além de bater o pênalti decisivo para garantir a vaga dos mineiros. Aos 23 do segundo tempo, saiu de campo para a entrada de Matheusinho.

Atuação do Coelho: muita bola, pouca criatividade

Assim como aconteceu nas partidas contra o Guaraní-PAR, o time brasileiro ficou com a bola, mas pouco fez com ela. Nos primeiros 15 minutos, o Coelho esteve plantado no campo ofensivo, porém não ameaçou o goleiro Burrai. Por outro lado, o adversário cresceu no jogo e foi mais perigoso, mesmo tendo quase metade da posse do América-MG.

Na volta do intervalo, o Coelho tentou ser mais incisivo, porém parou mais uma vez na pouca criatividade de seus jogadores. A saída de Preciado, que vinha bem, fechou mais a defesa do Barcelona-EQU e garantiu o empate sem gols em Belo Horizonte.

Cronologia do jogo

Depois de um início morno, o Barcelona começou a crescer na partida aos 19 minutos, quando Rodríguez, sozinho dentro da área, cabeceou para fora. Oito minutos depois, foi a vez de Perlaza levar perigo em batida cruzada pela esquerda.

A grande oportunidade da primeira etapa veio dos pés de Mastriani, Ele aproveitou o cruzamento de Preciado e chutou firme no canto esquerdo, obrigando o goleiro Jailson a espalmar para fora. O arqueiro também mostrou serviço aos 41, em outro cruzamento de Preciado para Mastriani, desta vez pelo alto.

O chute mais perigoso do América-MG no primeiro tempo foi com Wellington Paulista, aos 37. Patric cruzou, Juninho não dominou e o centroavante chegou batendo, mas mandou no meio do gol e Burrai segurou em dois tempos.

Mais ligado, o América-MG pressionou mais o rival, entretanto seguiu com problemas para entrar na área. As bolas cruzadas por Patric foram uma alternativa muito utilizada, mas não surtiu efeito positivo para o Coelho.

Aos poucos, o Barcelona-EQU conseguia escapar e tirar os jogadores do Coelho de seu campo de defesa. Aos 23, o técnico Jorge Célico, substituto de Bustos, fez suas últimas três alterações e melhorou sua equipe, que teve um pênalti desperdiçado no final.

Depois da cobrança de Garcés para fora, Iago Maidana ajeitou de cabeça após bate e rebate dentro da área e Felipe Azevedo bateu de trás. Burrai fez uma grande defesa, na única vez em que foi exigido na segunda etapa.

FICHA TÉCNICA:

AMÉRICA-MG 0 x 0 BARCELONA-EQU

Data: 08/03/2022, terça-feira
Horário: 21h30 (de Brasília)
Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Dario Herrera (ARG)
Assistentes: Juan Belatti (ARG) e Diego Bonfa (ARG)
Gols: - .
Cartões amarelos: Patric, Jailson (AMG); Leonai, Preciado, Piñatares, Dario Aimar (BAR)

AMÉRICA-MG: Jailson; Patric, Iago Maidana, Éder e Marlon; Lucas Kal, Juninho e Alê (Índio Ramirez); Everaldo (Matheusinho), Pedrinho (Felipe Azevedo) e Wellington Paulista. Técnico: Marquinhos Santos.

BARCELONA-EQU: Burrai; Velasco, Aimar, Rodríguez e Leonel Quiñónez; Piñatares, Leonai Souza (Carcelén) e Preciado (Molina); Perlaza (Penilla), Martínez e Mastriani (Garcés). Técnico: Jorge Célico.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi publicado, o América-MG encara o Uberlândia, e não o Uberaba, na próxima rodada do Mineiro. O erro foi corrigido.