Topo

OPINIÃO

Posse de Bola #208: Fla vence, Flu campeão e São Paulo bate o Corinthians

Do UOL, em São Paulo

07/03/2022 12h56

O fim de semana foi marcado pelos clássicos no futebol brasileiro, com o São Paulo derrotando o Corinthians por 1 a 0 no Morumbi, com gol de Calleri em menos de 1 minuto, o Flamengo batendo o Vasco por 2 a 1, com gol de Arrascaeta nos minutos finais e o Atlético-MG virando contra o Cruzeiro com pênalti polêmico. Além dos clássicos, mais uma vez ocorreram brigas de torcidas, com uma morte em Belo Horizonte.

No podcast Posse de Bola #208, os jornalistas Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi, Juca Kfouri e Mauro Cezar Pereira analisam os clássicos da rodada, as reclamações de arbitragem, a cobrança de Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, às autoridades no combate à violência no futebol, as atuações dos times e o título do Fluminense na Taça Guanabara.

Arnaldo considera que para o Vasco o saldo do clássico não foi ruim, mesmo com a derrota, enquanto o Flamengo decepcionou mesmo vencendo no Engenhão, comparando o fato de um time ter vindo de uma classificação difícil na Copa do Brasil, enquanto o outro teve a semana inteira para se preparar.

"Vasco foi dividido e por isso foi tão decepcionante o Flamengo, foi muito decepcionante com uma semana de trabalho e, em tese, a escalação, é o que ele imagina hoje como time ideal e não funcionou, então acho que vai ter trocas aí pela frente, imagino eu. O Vasco fez seu papel, jogou no seu limite, equilibrou o jogo muitas vezes e agora tem essa situação de classificação na Copa do Brasil", diz Arnaldo.

Já em relação ao clássico paulista, Juca destaca os méritos de Rogério Ceni para a vitória do São Paulo sobre o Corinthians, que segue com dificuldades para fazer gols e ainda não teve tempo para mudanças tão significativas após uma semana apenas de trabalho do técnico Vítor Pereira.

"Méritos de Rogério Ceni, que surpreendeu na escalação, que preferiu uma escalação com jogadores mais jovens para fazer a marcação nos criadores do Corinthians e não deixar o Corinthians ser tão perigoso como se supunha", diz Juca.

"O Corinthians mostrou mais uma vez, o novo Corinthians, do novo treinador, o seu velho problema na hora de fazer gol e não é porque não tem centroavante. (…) O gol foi a segunda tentativa em 52 segundos, o que mostrou um São Paulo muito mais atento do que o Corinthians e o Corinthians com esse problema dos seus jogadores veteranos, que rodam e rodam. O Willian fez uma bela partida, mas no fim errou três passes típicos de quem estava absolutamente estafado", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.