Topo

Corinthians

Diego Costa e repatriações da Ucrânia? Como o Corinthians enxerga o mercado

Presidente Duilio Monteiro Alves (ao telefone) e o diretor de futebol Roberto de Andrade - Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians
Presidente Duilio Monteiro Alves (ao telefone) e o diretor de futebol Roberto de Andrade Imagem: Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

04/03/2022 04h00

O elenco do Corinthians está sujeito a mudanças após avaliação de Vítor Pereira. Ainda em sua primeira semana de trabalho no Brasil, o português não chegou a conversar sobre reforços com a diretoria de futebol, mas pediu a inscrição de sete garotos do sub-20 no Campeonato Paulista. No mercado da bola, os nomes de Pedrinho e Maycon, atletas do Shakhtar Donetsk que deixaram a Ucrânia após a invasão russa, estão sendo observados, enquanto o centroavante Diego Costa não desperta o interesse do clube.

A reportagem do UOL Esporte conversou com pessoas ligadas ao presidente Duilio Monteiro Alves sobre possíveis reforços para o Timão no curto prazo. Recém-chegados da Ucrânia após fugirem da guerra no país do leste europeu, os ex-corintianos Pedrinho e Maycon são atletas que agradam ao clube, porém possuem uma situação considerada difícil.

A dupla possui contrato com o Shakhtar Donetsk válido até 2025 e aguarda um posicionamento do clube ucraniano e também da Fifa. A princípio, o Shakhtar tentaria manter sua estrutura em um outro país europeu, mas os desdobramentos da invasão russa colocam o futebol em segundo plano neste momento.

  • Acompanhe as principais notícias do dia no Posse de Bola, com comentários de Eduardo Tironi, Arnaldo Ribeiro, Juca Kfouri e Mauro Cezar Pereira:

Os salários da dupla são considerados altos para os padrões do futebol brasileiro e, para contratá-los, o clube do Parque São Jorge precisaria buscar parceiros comerciais. Além do Corinthians, outros clubes sondaram as situações de Pedrinho e Maycon. Enquanto não houver um posicionamento da Fifa sobre os contratos dos clubes ucranianos, o futuro dos dois é incerto.

Uma possibilidade debatida entre a diretoria corintiana é convidar a dupla formada no Terrão para manter a forma física no CT Joaquim Grava enquanto não podem defender outro clube. Nos bastidores, o Corinthians tem a confiança de que possui a prioridade tanto do meia-atacante como do volante caso decidam — e sejam liberados para isso — voltar a jogar no Brasil.

E Diego Costa?

Ainda sem jogar nesta temporada após rescindir contrato com o Atlético-MG, o centroavante chegou a negociar com o Corinthians, porém não fechou acordo por conta de sua pedida salarial e também da reação negativa de parte da torcida nas redes sociais. Recentemente, o experiente jogador conversou com clubes europeus, mas também não avançou nas conversas.

Há, pelo lado do estafe do atleta, o desejo de retomar as negociações com o Alvinegro, porém a vontade dos cartolas corintianos não é a mesma. A reportagem ouviu de pessoas ligadas ao futebol do clube que o nome de Diego Costa 'não empolga'. Amparado pelo dinheiro do Grupo Taunsa, o Timão aguarda a abertura da próxima janela de transferências do mercado europeu para contratar o tão sonhado camisa 9 de peso e renome internacional.

Corinthians