Topo

Bandsports suspende transmissão do Campeonato Russo por conta da guerra

Jogo entre Spartak Moscou e CSKA, sábado, foi o último transmitido pelo BandSports - Reprodução/Bandsports
Jogo entre Spartak Moscou e CSKA, sábado, foi o último transmitido pelo BandSports Imagem: Reprodução/Bandsports

Marcello De Vico

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

02/03/2022 14h18

O Bandsports, canal que detém os direitos do Campeonato Russo no Brasil, decidiu suspender as transmissões dos jogos da competição por tempo indeterminado por conta da invasão das tropas russas à Ucrânia.

A emissora chegou a passar o clássico Spartak Moscou x CSKA no sábado (26), mas com a nova medida já deixou de transmitir o jogo que iria ao ar na segunda-feira (28), entre Zenit x Rubin Kazan. Outra partida da competição entraria na grade do canal no próximo sábado, mas não haverá transmissão.

"Estamos, sim, por ora cancelando as transmissões. Entendemos que, mesmo a Liga em si não tendo culpa, não dá para fingir que tudo está normal na Rússia, a ponto de eles manterem o campeonato em andamento", disse Henrique Meira, gerente do Bandsports, em entrevista ao UOL Esporte.

"Estamos, claro, tomando muito cuidado, entendendo o contrato, mas por enquanto pausaremos as transmissões", acrescentou o gerente da emissora, que tem mais um ano de contrato para a transmissão do Campeonato Russo.

Narrador não gritou gol

Apesar de a vitória por 2 a 0 do CSKA ter ido ao ar, a emissora já havia demonstrado, através de um de seus narradores, a insatisfação pelos lamentáveis episódios que acontecem na Ucrânia. Napoleão de Almeida, que narrava a partida, recusou-se a gritar os gols do time visitante (veja mais abaixo).

"É chance para o CSKA. Está aí Yusuf, concentrado. Autorizado, Yusuf na bola, bateu... Gol, gol do CSKA, e não vai ter grito de gol. Não é um momento para festa. Nesse momento vivemos uma guerra entre Rússia e Ucrânia", disse Napoleão na transmissão.

À reportagem, Henrique Meira explicou que a decisão de não gritar gol foi 100% do narrador. "Foi uma opção dele que, claro, o Bandsports apoiou. Fizemos ali uma transmissão mais jornalística mesmo e, para ele, não haveria clima para 'festa'", completou.