Topo

Federação russa de futebol diz que suspensão é 'claramente discriminatória'

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

28/02/2022 15h44

Classificação e Jogos

A Federação Russa de Futebol se manifestou através de um comunicado oficial e classificou como 'discriminatória' a decisão da Fifa de suspender por tempo indeterminado a Rússia das competições internacionais de futebol após o ataque militar russo à Ucrânia. A Uefa (União Europeia de Futebol) assina junto a nota divulgada pela entidade máxima do futebol, e a determinação vale para as seleções e clubes, em todos os níveis.

"A União Russa de Futebol discorda categoricamente da decisão da Fifa e da Uefa de suspender todas as equipes russas de participar de partidas internacionais por um período indeterminado", inicia o comunicado.

"Acreditamos que esta decisão é contrária às normas e princípios da competição internacional, bem como ao espírito desportivo. Tem um caráter claramente discriminatório e prejudica um grande número de atletas, treinadores, funcionários de clubes e seleções e, mais importante, milhões de torcedores russos e estrangeiros, cujos interesses as organizações esportivas internacionais devem proteger em primeiro lugar", acrescenta.

De acordo com o blog do Marcel Rizzo, a alegação principal para a suspensão será a quebra de regras de direitos humanos, algo que consta nas regras da Fifa. A decisão tira os russos da Copa do Mundo do Qatar, no fim do ano, já que a seleção não poderia jogar a repescagem das Eliminatórias europeias — havia jogo marcado para 24 de março, em campo neutro, mas a rival Polônia avisou que não entraria em campo.

No comunicado, a Rússia ainda confirma que irá 'contestar a decisão': "Tais ações estão dividindo a comunidade esportiva mundial, que sempre aderiu aos princípios de igualdade, respeito mútuo e independência da política. Reservamo-nos o direito de contestar a decisão da Fifa e da Uefa de acordo com as leis desportivas internacionais".

A decisão não só tira a Rússia das eliminatórias da Copa do Mundo —e consequentemente do Mundial no Qatar— como também tira o Spartak Moscow da Liga Europa, por exemplo. Já na categoria feminina, a seleção russa ficará fora da Eurocopa, que acontece em julho.