Topo

Liverpool bate Chelsea por 11 a 10 nos pênaltis e é campeão da Copa da Liga

Liverpool comemora a conquista da Copa da Liga Inglesa - John Sibley/Reuters
Liverpool comemora a conquista da Copa da Liga Inglesa Imagem: John Sibley/Reuters

Colaboração para o UOL, em Maceió

27/02/2022 16h30

O Liverpool venceu o Chelsea nos pênaltis e conquistou o título da Copa da Liga Inglesa na tarde de hoje (27) no estádio de Wembley, depois de nove anos sem vencer a competição, em jogo marcado por chances perdidas, gols anulados e 22 penalidades. No tempo regulamentar, as equipes não saíram do 0 a 0, já nas penalidades os Reds venceram por 11 a 10.

Com o título, os Reds chegam a sua nona Copa da Liga Inglesa. Por sua vez, o Chelsea mantém cinco títulos no currículo. Agora as equipes voltam a campo na quarta-feira (2) pela Copa da Inglaterra. O Chelsea encara o Luton Town, às 16h15, enquanto o Liverpool encara o Norwich City, às 17h15.

O grande vilão do jogo foi o goleiro espanhol Kepa Arrizabalaga, que entrou no fim da prorrogação no lugar de Édouard Mendy, por ser melhor na disputa de pênaltis. No entanto, o reserva não pegou nenhuma cobrança e ainda errou a 22ª, dando o título ao Liverpool.

Jogo começa truncado

Os times se estudaram muito nos primeiros minutos de jogo antes de partir para o primeiro ataque. Por quase 20 minutos, a bola pouco chegou nos setores defensivos e deu pouco trabalho para Édouard Mendy e Caoimhin Kelleher.

Chelsea sobe a marcação na saída de bola

O Chelsea subiu a marcação e passou a controlar as saídas de bola dos Reds e consequentemente as ofensivas do jogo com enfiadas de bola em jogadas de Mason Mount e Pulisic, mas que pouco chegavam em Kai Havertz no ataque.

Liverpool se encontra no jogo

O Liverpool foi pressionado nos primeiros minutos do jogo, mas logo passou a se soltar, principalmente com a liberdade dada a Naby Keita, que melhorou o estilo de jogo do time proporcionando um dos lances mais perigosos do primeiro tempo. Livre na entrada da área, Keïta mandou um chutão e o goleiro dos Blues espalmou. Mané pegou o rebote na pequena área, mas Mendy faz nova defesa e salvou de novo.

Equipes trocam chances

Liverpool e Chelsea finalizaram bastante em um duelo digno de final de campeonato. Se de um lado os Blues tiveram 11 finalizações, sendo duas grandes chances, com Pulisic, no início, e Mount, no finalzinho da etapa final, os Reds tiveram 20, sendo a melhor oportunidade com Mané, na pequena área.

VAR - David Klein/Reuters - David Klein/Reuters
Imagem: David Klein/Reuters

Quatro gols anulados

Ambas as equipes tiveram gols anulados. O Liverpool, em cobrança de falta ensaiada, conseguiu marcar com Matip de cabeça, mas o gol foi anulado pelo VAR logo em seguida. Pelo Chelsea, Kovacic enfiou a bola para Werner, que levantou para Havertz marcar de cabeça, mas Werner estava em posição irregular e o impedimento também foi marcado. Na prorrogação as equipes voltaram a marcar outras duas vezes, mas também foram anulados.

Christian Pulisic, do Chelsea, tenta drible durante final da Copa da Liga  - JUSTIN TALLIS/AFP - JUSTIN TALLIS/AFP
Christian Pulisic, do Chelsea, tenta drible durante final da Copa da Liga
Imagem: JUSTIN TALLIS/AFP

Chelsea sente o gol e se atrapalha

Mesmo que anulado, o Chelsea sentiu o gol e passou a se atrapalhar no meio do campo. As falhas foram aproveitadas pelo Liverpool que passou a atacar a todo instante, mesmo que a mira não tenha ajudado.

Equipes cansam de atacar

Na prorrogação foi possível notar o cansaço das equipes que não conseguiam produzir muito no ataque. Enquanto o Chelsea trocava passes no campo de ataque durante boa parte da prorrogação, sem achar brechas para finalizar, o Liverpool apostou apenas na marcação para evitar surpresas e segurar o marcador até as penalidades.

Kepa - Glyn KIRK / AFP - Glyn KIRK / AFP
Imagem: Glyn KIRK / AFP

Kepa entra para resolver e entrega o título

Acostumado e conhecido por pegar pênaltis, Kepa Arrizabalaga entrou no último minuto da prorrogação para participar apenas das penalidades no lugar de Édouard Mendy. Depois de não pegar 11 chutes, ele isolou a bola quando foi sua vez de assinalar e acabou dando o título para os Reds.

Título resolvido nos pênaltis

Marcaram pelo Liverpool: James Milner, Fabinho, Dijk, Alexander-Arnold, Salah, Diogo Jota, Divock Origi, Robertson, Elliott, Konaté, Kelleher

Marcaram pelo Chelsea: Marcos Alonso, Lukaku, Kai Havertz, Reece James, Jorge Luiz, Antonio Rudiger, Kanté, Werner, Thiago Silva, Chalobah.

Não marcou: Kepa

Roman Abramovich fora da final

A final foi a primeira do Chelsea dos últimos 20 anos sem a presença de Roman Abramovich. O agora ex-comandante do clube entregou ontem (26) a administração à uma fundação sem fins lucrativos, embora continue sendo proprietário da equipe. Abramovich, que nasceu na Rússia, fez o anúncio após pressão das autoridades inglesas sobre sua relação com Putin.

FICHA TÉCNICA
Chelsea 0 (10) x (11) 0 Liverpool

Motivo: Final da Copa da Liga Inglesa
Data: 27/02/2022
Local: Estádio de Wembley, em Londres, na Inglaterra;
Hora: 13h30 (de Brasília)
Árbitro: Stuart Attwell
Cartões amarelos: Mateo Kovacic, Kanté (CHE);

Chelsea: Édouard Mendy (Kepa Arrizabalaga), Thiago Silva, Antonio Rudiger, Marcos Alonso, Trevoh Chalobah, César Azpilicueta (Reece James), Manson Mount (Romelu Lukaku), Christian Pulisic (Timo Werner), Kanté, Mateo Kovacic e Kai Havertz. Técnico: Thomas Tuchel

Liverpool: Caoimhin Kelleher, Joel Matip, Virgil Van Dijk, Andy Robertson, Trent Alexander-Arnold, Naby Keita (James Milner), Fabinho, Jordan Henderson (Harvey Elliott), Luis Díaz (Divock Origi), Mohamed Salah e Sadio Mané (Diogo Jota). Técnico: Klopp.