Topo

OPINIÃO

Posse de Bola #205: Flamengo x Palmeiras por Pedro; SPFC sofre, mas avança

25/02/2022 11h40

O São Paulo conseguiu a classificação para a segunda fase da Copa do Brasil, mas com resultado e futebol apresentado muito distantes do que o torcedor esperava diante do Campinense, da terceira divisão nacional. O Palmeiras causou irritação em torcedores do rubro-negros com a revelação do interesse no centroavante Pedro, que teve a negociação descartada pelo Flamengo, enquanto o Corinthians acertou a contratação do técnico português Vitor Pereira.

No podcast Posse de Bola #205, os jornalistas Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi, Juca Kfouri e Renato Maurício Prado analisam a classificação do São Paulo e as perspectivas do time de Rogério Ceni, a situação de Palmeiras e Flamengo em relação a Pedro e o que se pode esperar da chegada de mais um técnico português ao futebol brasileiro, que já tem oito estrangeiros nos 20 clubes da Série A.

Em relação a Pedro, Renato Maurício Prado afirma que se trata de uma provocação do Palmeiras e que se fosse dirigente do Flamengo, daria o troco procurando agentes de jogadores do clube paulista.

"A atitude do Palmeiras foi meramente provocativa. O Palmeiras resolveu provocar o Flamengo, tentar criar uma instabilidade com o Pedro e infelizmente nós da imprensa repercutimos", diz Renato.

"Eu não poderia ser dirigente de futebol, aliás, não quero, mas mesmo que por algum motivo eu fosse, eu hoje estaria falando com os agentes do Weverton, do Gabriel Menino, do Gustavo Gomez e do Raphael Veiga, e o Endrick. Falam tanto que não deixaram o Pedro ir para a Olimpíada, não deixaram o Endrick ir para o Mundial", completa.

Já em relação às dificuldades do São Paulo comandado por Rogério Ceni, Arnaldo Ribeiro pontua que os dirigentes atuais do clube não conseguiriam enquadrar Rogério Ceni para corrigir alguns problemas, ainda que ele hoje não tenha internamente o mesmo tamanho da passagem anterior.

"Ninguém no São Paulo vai enquadrar o Rogério Ceni. Embora ele não tenha o mesmo tamanho que quando assumiu pela primeira vez como técnico do São Paulo, internamente, mesmo o Muricy e outros dirigentes, ninguém tem ascendência para falar 'Rogério, muda aqui'", diz Arnaldo.

Sobre o novo treinador dos Corinthians, Juca Kfouri afirma que há dúvidas sobre qual será o time que Vitor Pereira vai comandar, enquanto Renato Maurício Prado analisa o aumento de estrangeiros comandando clubes da elite do futebol brasileiro.

"Afinal, que Corinthians a gente tem? O Corinthians do quinteto de veteranos, que na verdade não é um quinteto, são no mínimo oito veteranos, ou é um time de garotos, um time jovem para que gaste pouco e ponha na vitrine?", questiona Juca.

"Eu acho que os treinadores brasileiros ou se reciclam, ou nós vamos de fato ser conquistados pelos portugueses de novo. Agora as caravelas estão chegando botando treinadores portugueses aos montes", conclui Renato.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.