Topo

Liga dos Campeões - 2021/2022

Champions: Benfica e Ajax empatam com Antony ousado e banco salvador

Nicolas Otamendi e Sebastien Haller disputam bola em Ajax e Benfica pela Liga dos Campeões - Eric Verhoeven/Soccrates/Getty Images
Nicolas Otamendi e Sebastien Haller disputam bola em Ajax e Benfica pela Liga dos Campeões Imagem: Eric Verhoeven/Soccrates/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

23/02/2022 18h55

Benfica e Ajax empataram em um elétrico 2 a 2, hoje, no Estádio da Luz, em Lisboa, e deixaram a definição da vaga para as quartas de final da Liga dos Campeões para o próximo jogo. Após sair na frente no primeiro tempo, o Ajax foi bombardeado pelo insistente time português, que arrancou o empate na etapa final.

O Ajax abriu o placar com o sérvio Dusan Tadic, em jogada que contou com a participação de Antony. O atacante francês Sebastien Haller fez os dois outros gols do jogo no primeiro tempo, sendo o primeiro deles contra. O jogador de 27 anos é o atual artilheiro da Champions, com 11 gols. No segundo tempo, o ucraniano Yaremchuk saiu do banco de reservas e deixou tudo igual.

Benfica e Ajax se reencontram no dia 15 de março, às 17h (de Brasília), na Amsterdam Arena, casa do time holandês, pela partida de volta. Com o empate, quem vencer na Holanda fica com a vaga para as quartas de final. Em caso de nova igualdade, a partida irá para a prorrogação e, se necessário, pênaltis.

Antes, o Benfica recebe o Vitória de Guimarães neste domingo, às 15h (de Brasília), pelo Campeonato Português. Por sua vez, o Ajax encara o Go Ahead Eagles, no mesmo dia, às 12h45 (de Brasília), pelo Campeonato Holandês.

Abusado!

Antony - ANP via Getty Images - ANP via Getty Images
Imagem: ANP via Getty Images

Antony mostrou seu repertório de dribles logo no primeiro minuto de jogo. O atacante brasileiro ganhou uma dividida no campo de ataque, deu uma caneta em Weigl e, na sequência, girou por cima da bola para se livrar da marcação do compatriota Everton Cebolinha. Apesar o esforço brasileiro, a jogada não evoluiu.

Lá e cá!

Benfica e Ajax protagonizaram um primeiro tempo repleto de velocidade e jogadas de ataque. Enquanto os holandeses pressionavam a saída de bola e trocavam passes no campo de ataque, os portugueses apostavam em jogadas rápidas e no compacto sistema defensivo.

Chama o 10!

A marcação alta do Ajax deu resultado e o time holandês chegou ao gol aos 17 minutos da primeira etapa. Grimaldo dominou mal o passe do goleiro Vlachodimos e entregou a bola para Mazraoui. O lateral tabelou com Antony pela direita e cruzou para Tadic, livre, finalizar de primeira.

Faro de gol

Artilheiro da Liga dos Campeões, Haller precisou de apenas três minutos para marcar dois gols no jogo. O atacante, porém, comemorou apenas um deles, isso porque o primeiro tento do atacante do Ajax foi contra.

Aos 25 minutos do primeiro tempo, Vertoghen ficou com a sobra após cobrança de escanteio do Benfica pela direita e cruzou rente à linha de fundo. Haller desviou para o fundo do próprio gol com o bico da chuteira direita.

O artilheiro se redimiu e colocou o Ajax novamente na frente aos 28 minutos. Tadic cruzou por baixo e Haller parou em grande defesa de Vlachodimos. O atacante, porém, não desperdiçou o rebote e fez 2 a 1 para o time visitante.

Bombardeio português

Empurrado por sua torcida, o Benfica voltou para o segundo tempo disposto a empatar a partida e quase conseguiu com Everton Cebolinha ao nove minutos. O brasileiro finalizou de fora da grande área, a bola desviou em Pasverr e passou rente à trave esquerda, para lamento do camisa 7.

Outra grande chance veio aos 14 minutos. Em contra-ataque, Rafa Silva invadiu a área em velocidade e cruzou para Nuñez próximo a segunda trave. O camisa 9, porém, não chegou a tempo de empurrar a bola contra o gol fazia.

Já aos 34, o salvador holandês foi o zagueiro Timber. Em novo contra-ataque, Rafa Silva disparou pela direita e achou Yaremchuk no meio da área. O atacante deixou o goleiro Pasveer para trás e finalizou. Timber cortou próximo à meta holandesa.

Tudo igual!

Benfica - Eric Verhoeven/Soccrates/Getty Images - Eric Verhoeven/Soccrates/Getty Images
Imagem: Eric Verhoeven/Soccrates/Getty Images

O Benfica tanto apertou que chegou ao gol de empate. Rafa Silva puxou contra-ataque pela direita e tocou para Gonçalo Ramos que finalizou para intervenção de Pasveer. No rebote, Yaremchuk - que entrou no lugar de Everton Cebolinha - mandou para o fundo da rede.

Na comemoração, o atacante ucraniano retirou a camisa e mostrou o símbolo nacionalista de seu país. A manifestação é um apoio à Ucrânia diante conflito com a Rússia.