Topo

Neymar quer jogar nos EUA para ter 4 meses de férias: como funciona a MLS

Neymar afirmou que gostaria de jogar nos Estados Unidos - REUTERS/Sarah Meyssonnier
Neymar afirmou que gostaria de jogar nos Estados Unidos Imagem: REUTERS/Sarah Meyssonnier

Gustavo Setti

Do UOL, em São Paulo

22/02/2022 04h00

Neymar afirmou recentemente que tem vontade de jogar nos Estados Unidos e brincou ao se justificar, afirmando que a liga americana é curta e "tem uns quatro meses de férias". "Aí dá para jogar um monte de anos", disse o atacante em uma entrevista ao streamer Gaules e a Ronaldo Fenômeno. Mas como funciona a MLS (Major League Soccer), principal competição de futebol dos EUA? As férias são longas, mas nem tanto quanto Neymar falou.

A temporada regular de 2021 da MLS começou em abril por causa da pandemia e foi até novembro, com o mata-mata sendo realizado até 11 de dezembro. Antes da covid-19, as temporadas normalmente iam de março a, no máximo, começo de dezembro.

Já a temporada regular de 2022 começa no próximo sábado (26) e vai até 9 de outubro, com a grande final em 5 de novembro. As 28 equipes jogam, em média, uma vez por semana. Cada time disputará 34 jogos na temporada regular da MLS e, no máximo, quatro jogos nos playoffs. Ou seja, as férias variam de dois a três meses, contando que os atletas retornam para a pré-temporada antes das partidas.

E um detalhe: os jogadores das equipes que disputam a atual edição da Liga dos Campeões da Concacaf tiveram alguns dias a menos de descanso, já que a Concachampions começou na semana passada.

Mas não são só estes campeonatos no calendário. Equipes da MLS disputarão outros torneios em 2022: Leagues Cup, U.S. Open Cup e Campeones Cup.

Empréstimo

Beckham - Alessandro Garofalo/Reuters - Alessandro Garofalo/Reuters
Beckham foi emprestado ao Milan quando jogava na MLS
Imagem: Alessandro Garofalo/Reuters

As férias prolongadas da MLS já renderam empréstimos de jogadores. O caso mais conhecido é o de David Beckham.

O inglês foi duas vezes emprestado pelo Los Angeles Galaxy ao Milan entre 2008 e 2010 para se manter em atividade durante as férias da temporada americana. Ele acabou ficando até o fim da temporada europeia, em junho.