Topo

Geração de ouro do Fla joga outra final e busca 10ª taça em era de títulos

Jogadores do Flamengo celebram a conquista do título do Campeonato Brasileiro - Marcello Zambrana/AGIF
Jogadores do Flamengo celebram a conquista do título do Campeonato Brasileiro Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Leo Burlá

Do UOL em Cuiabá (MT)

20/02/2022 04h00

De 2019 para cá, o Flamengo retomou o trilho das vitórias e tornou a volta olímpica um hábito. Hoje (20), a equipe encara o Atlético-MG, 16h (de Brasília), na Arena Pantanal, pela Supercopa.

Para um grupo de jogadores que iniciou uma caminhada ainda sob o comando de Abel Braga, uma possibilidade de levantar nada menos que a 10ª taça pelo clube. Esse tempo de glórias inclui uma Libertadores, dois Brasileiros, três Cariocas, duas Supercopas e uma Recopa.

Integrantes dessa geração de ouro, Gabigol, Arrascaeta, Everton Ribeiro, Vitinho, Diego Alves e Rodrigo Caio somam nove troféus pelo Fla, enquanto Diego e Willian Arão, com mais quilometragem na Gávea, têm taças a mais. Filipe Luís, por sua vez, ganhou oito campeonatos pelo clube do coração.

A temporada de 2022 tem um quê de fim de ciclo no clube, já que alguns dos jogadores mais importantes do elenco não devem seguir para o ano que vem, casos de Diego e Diego Alves. Na véspera de uma nova oportunidade de vencer, o discurso é de respeito ao rival, mas de confiança no passado recente.

"A expectativa é grande de fazer um grande jogo. Eles têm uma equipe sólida, rápida, taticamente bem postada e organizada durante os 90 minutos. Temos de aproveitar as oportunidades que a gente terá e controlar o adversário, a partida, que é o espírito do Flamengo", disse Willian Arão, que completou:

"Se a gente vai conseguir isso, não sabemos, mas estamos trabalhando para isso e veremos vídeos para atacar os espaços que o Atlético deixa".

Jogador com títulos em diversos países, David Luiz ainda busca a sua primeira conquista pelo clube. Zagueiro com larga experiência no futebol europeu, ele ainda não experimentou o gosto de vencer vestindo vermelho e preto.

O defensor ainda não conseguiu uma grande sequência de jogos e está sendo preparado para aguentar a maratona da temporada. Ele ressaltou que a Supercopa pode ser importante para tranquilizar o ambiente e reforçar o trabalho de Paulo Sousa.

"É uma grande oportunidade para começar bem o ano. É um adversário muito qualificado, não é à toa o que eles fizeram ano passado. Então, temos de ter muita humildade. Sabemos que iremos encontrar um jogo muito difícil, mas as expectativas são as melhores possíveis", afirmou.

Após algumas partidas do Carioca, o Fla terá o seu primeiro grande teste do ano e sabe bem como as conquistas interferem no dia a dia do clube. Para voltar a ser campeão, o time terá de superar a equipe que dominou o futebol brasileiro em 2021. A parada é dura, mas esse elenco tem experiência de sobra quando o assunto é levantar troféu.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG X FLAMENGO

Competição: Supercopa
Local: Arena Pantanal, em Cuiabá (MT)
Dia: 20 de fevereiro de 2022, domingo
Horário: 16h (horário de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Bruno Raphael Pires (GO)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)

Atlético-MG: Everson, Mariano, Godín, Nathan Silva e Guilherme Arana; Allan, Jair e Nacho Fernández; Zaracho (Savarino), Keno e Hulk. Técnico: Antonio Mohamed

Flamengo: Hugo Souza; Fabrício Bruno, David Luiz e Filipe Luís; Rodinei, Willian Arão, João Gomes e Everton Ribeiro; Arrascaeta, Bruno Henrique (Vitinho) e Gabigol. Técnico: Paulo Sousa