Topo

Grêmio faz golaços, e atropela São Luiz-RS em reestreia de Roger Machado

Time fez 4 a 0 diante do São Luiz-RS com apenas um treino sob comando de Roger - RAUL PEREIRA/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Time fez 4 a 0 diante do São Luiz-RS com apenas um treino sob comando de Roger Imagem: RAUL PEREIRA/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

19/02/2022 18h27

O primeiro jogo do Grêmio sob o comando de Roger Machado foi com vitória. Com uma goleada. E com direito a golaços. A melhor reestreia possível para o treinador, contratado na segunda-feira, foi hoje (19), diante do São Luiz-RS. Com o placar de 4 a 0, o time gremista ainda recupera a liderança do Campeonato Gaúcho.

Diego Souza abriu o placar, Rildo ampliou ainda no primeiro tempo. Na etapa final, Nicolas e Janderson, de pênalti, ampliaram o escore.

O Grêmio chega a 17 pontos e volta a ser primeiro colocado no Gauchão. A liderança ainda depende do jogo do Ypiranga, que visita o Brasil-PEL no domingo. Em caso de tropeço do clube de Erechim, a volta ao topo da tabela será confirmada.

Na próxima rodada, o Grêmio visita o Internacional no primeiro Gre-Nal do ano. O clássico acontece no sábado (26), às 19h (horário de Brasília). No mesmo dia, um pouco mais cedo, o São Luiz-RS recebe o São José-RS.

Quem foi bem: Gabriel Silva e Bitello

As duas caras novas no time titular fizeram muita diferença. Bitello e Gabriel Silva chegaram a jogar em linha, como dois meias - logo à frente de Villasanti. Com eles, o Grêmio teve outro ritmo. Dinâmica. E pressionou o São Luiz. Além de distribuir passes verticais.

Quem decepcionou: Orejuela

Lateral direito ficou exposto, é verdade, em mais de uma fase do jogo. Mas ao longo de toda a partida mostrou problemas para ajudar a defesa. E no ataque, foi discreto.

Roger volta elétrico

A abstinência de Roger Machado pode ajudar a explicar o comportamento do treinador no início do jogo. Sem ficar à beira do gramado desde agosto, quando saiu do Fluminense, o técnico apareceu elétrico. Participativo ao máximo. A versão cheia de entusiasmo também pode se justificar pelo pouco tempo de preparação para o jogo. Roger e o elenco fizeram somente um treino em campo antes da estreia.

Grêmio pressiona e agrada

Quem gostou nem foi o autor do texto. O próprio time saiu satisfeito, ainda no primeiro.

"Tivemos um pouco de preciosismo em algum momento, mas num todo está muito bom", analisou Diego Souza, autor do primeiro gol do jogo.

A palavra do centroavante resume a atuação gremista, que teve um time mais leve. Ofensivo. E que pressionou o adversário a partir da posse e explorando o centro do campo. Pelos lados, o ataque buscou superioridade. Como resultado, houve domínio amplo.

São Luiz não escapa e leva goleada

O time de Ijuí tentou resistir, baseado no entrosamento de um time que repetiu a mesma defesa em seis jogos do estadual. Mas não deu. No início do segundo tempo o Grêmio manteve o ritmo, criou chances e ampliou. No ataque, o São Luiz chegou perto de criar as melhores chances a partir de lances de bola parada. Muito pouco.

Árbitro expulsa, mas depois muda de ideia

O Gauchão não tem VAR, mas uma decisão da arbitragem foi revista. Depois de marcar pênalti em Janderson, o árbitro Anderson da Silva Farias expulsou William Goiano. Antes da cobrança, no entanto, o zagueiro foi chamado de volta. O árbitro reviu a decisão após conversa com o quarto árbitro. Goiano foi buscado no vestiário.

"Eu já estava tirando a chuteira e o auxiliar me chamou. 'Volta, volta!' e eu respondi "como??". Quando entrei, ele deu amarelo. Não entendi nada, mas enfim", disse William Goiano ao Premiere, depois do jogo.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 4 X 0 SÃO LUIZ-RS

Data e hora: 19/02/2022 (sábado), às 16h30 (horário de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Anderson da Silveira Farias
Auxiliares: Jorge Eduardo Bernardi e Cassio Pires Dornelles
Cartões amarelos: Janderson (GRE); Juba (SLZ)
Gols: Diego Souza, aos 10 minutos do primeiro tempo; Rildo, aos 35 minutos do primeiro tempo (GRE)

GRÊMIO: Brenno; Orejuela, Geromel, Bruno Alves e Nicolas; Villasanti (Victor Bobsin), Bitello (Lucas Silva), Gabriel Silva, Janderson (Vini Paulista), Rildo (Elias); Diego Souza (Diego Churín)
Técnico: Roger Machado

SÃO LUIZ-RS: Renan Rocha; Lucas Carvalho, Rodrigo Milanez, Willian Goiano e Márcio Goiano; Régis (Capa), Paulinho Santos, Jeferson Prill, Jean Dias (Taiberson), Ariel Marques (Jonatan Ribeiro), Juba (Paulinho Simionato)
Técnico: Paulo Henrique Marques