Topo

Palmeiras

Sem sustos, reservas do Palmeiras vencem a Ferroviária no 100º jogo de Abel

Eder Traskini

Do UOL, em Santos (SP)

16/02/2022 20h53

O 100º jogo de Abel Ferreira como técnico do Palmeiras terminou como a maioria deles até aqui: com vitória. O Verdão venceu de forma tranquila a Ferroviária por 2 a 0 na noite de hoje (16), na Fonte Luminosa, pela sétima rodada do Paulistão.

Os gols foram marcados por Murilo, após cobrança de escanteio no primeiro tempo, e Breno Lopes, já na segunda etapa. O técnico português poupou todos os titulares do Mundial de Clubes, mas ainda assim viu seus reservas fazerem um jogo sólido e pouco serem ameaçados pela Ferroviária.

Com o resultado, o Verdão segue invicto no estadual e com a melhor campanha: 13 pontos em cinco jogos. A equipe, que ficou duas jornadas sem ir a campo devido ao Mundial, volta a campo neste sábado (19) para receber o Santo André, às 16h.

Live do Palmeiras

O melhor: Murilo

Seguro defensivamente, o zagueiro recém-chegado tem surpreendido positivamente pela rapidez com que se adaptou na volta ao futebol brasileiro. Além de demonstrar ser ótima opção para o lado esquerdo da defesa, ainda tem aparecido ofensivamente: hoje marcou seu segundo gol pelo Verdão em quatro partidas pelo Paulistão.

Quem foi mal: Jorge

O lateral-esquerdo sofreu na marcação, não à toa foi em seu setor que a Ferroviária forçou mais o jogo e criou o lance de maior perigo — o chute de Gegê após roubada de bola que parou em Weverton. Jorge demonstrou pouca disposição na recomposição defensiva quando o time perdia a bola no ataque. Dessa forma, segue em segundo plano na equipe.

Cronologia do jogo

O Palmeiras não fez muito esforço para dominar o jogo, mas pouco criou. O primeiro gol saiu em bola parada: aos 37, Patrick de Paula cobrou escanteio, e Murilo ganhou da marcação para cabecear para o fundo das redes.

Na segunda etapa, o Verdão chegou ao segundo gol em confusão na área. Rony ganhou a linha de fundo e cruzou rasteiro, Navarro brigou no meio da pequena área, Saulo saiu mal e, no bate-rebate, a bola se ofereceu para Breno Lopes empurrar para o fundo das redes.

Trave duas vezes

A trave do goleiro Saulo 'trabalhou' duas vezes contra o Palmeiras na primeira etapa. Na primeira, fogo amigo: Marquinhos tentou cortar cruzamento rasteiro de Patrick de Paula, mas mandou para trás e a bola carimbou o travessão. Depois, já aos 45 minutos, Wesley roubou a bola após passe errado na zaga da Ferroviária, driblou a marcação e bateu firme, rasteiro, mas a bola encheu a trave esquerda de Saulo.

Atuação do Palmeiras: reservas não têm problemas

O Palmeiras demorou um pouco para se encontrar em campo com Atuesta jogando como primeiro organizador de jogadas, buscando a bola no pé dos zagueiros, e Patrick de Paula mais solto e próximo à área adversária. No entanto, pouco foi incomodado antes de abrir o marcador de bola parada. Erros de fundamento, principalmente passes, atrapalharam a criação de jogo do Verdão e, em alguns momentos, a falta de entrosamento fez diferença em passes em profundidade para o vazio.

Ferroviária em cima, mas sem criar

Sobretudo na segunda etapa, a equipe da Ferroviária procurou articular mais o seu jogo, em vez de correr atrás dos jogadores do Palmeiras. No entanto, mesmo com mais ações ofensivas, quase nada criou e não deu trabalho para Weverton.

A volta das 'crias'

Depois do corte no Mundial, as 'crias da Academia' voltaram ao time do Palmeiras no duelo em que Abel Ferreira poupou titulares. Patrick de Paula e Gabriel Veron foram titulares, enquanto Gabriel Menino, Renan e Vanderlan ficaram no banco de reservas. Menino entrou na segunda etapa.

FICHA TÉCNICA

Ferroviária 0 x 2 Palmeiras

Campeonato Paulista - 7ª rodada
Data
: 16/02/22 (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: Arena Fonte Nova, em Araraquara-SP
Árbitro: Raphael Claus
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Evandro de Melo Lima
VAR: Matheus Delgado Candançan
Amarelos: Marquinhos, Bruno Leonardo e Bernardo;
Gols: Murilo, aos 37 do primeiro tempo, e Breno Lopes, aos 20 minutos do segundo tempo

PALMEIRAS: Weverton; Mayke, Murilo, Kuscevic e Jorge; Jailson (Gabriel Menino), Atuesta e Patrick de Paula (Raphael Veiga); Wesley (Rony), Gabriel Veron (Breno Lopes) e Navarro (Deyverson). Técnico: Abel Ferreira

FERROVIÁRIA: Saulo; Bernardo, Bruno Leonardo, Léo Rigo e Breno Lopes; Marquinhos (Tony), Thomaz (Julio Vitor) e Rafael Luiz (Jhoninha); Gegê, Orejuela (Gleyson) e Bruno Mezenga. Técnico: Elano

Palmeiras