Topo

Flu bate Nova Iguaçu e retoma ponta do Carioca antes de viagem à Colômbia

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/02/2022 23h26

O Fluminense venceu o Nova Iguaçu por 1 a 0, com uma atuação econômica na noite de hoje (16), no estádio Luso-Brasileiro, e retomou a liderança do Campeonato Carioca. O gol do jogo foi marcado por André.

A vitória devolve o Tricolor ao primeiro lugar do estadual, com 18 pontos, contra 16 do Flamengo, vice, que bateu o Madureira mais cedo. Já o time da Baixada continua na lanterna, com dois pontos.

Na próxima rodada, o Flu recebe o Volta Redonda no Luso-Brasileiro, às 19h (horário de Brasília) de sábado (19). O Nova Iguaçu vai receber o Bangu, às 11h de domingo (20).

Porém, a equipe de Abel Braga deverá ser a reserva no próximo jogo, uma vez que os titulares já embarcam para Bogotá, na Colômbia, para enfrentar o Millonarios pelo confronto de ida da segunda fase da Copa Libertadores, na próxima terça-feira (22).

Tricolor começa pressionando e abre o placar

O Fluminense começou a partida com apetite, e quase abriu o placar aos cinco minutos, quando Luiz Henrique saiu na cara do goleiro e mandou para fora. O Tricolor seguiu pressionando, até que, aos 24, chegou ao primeiro gol. Luiz Henrique foi acionado pela intermediária, ajeitou de calcanhar e, de fora da área, André bateu colocado, com estilo, para superar Diego Cerqueira. Minutos depois, Dedé recebeu cruzamento na área e cabeceou no canto, obrigando Fábio a fazer uma grande defesa para evitar o empate.

Com um mais, Flu quase amplia

O volante Gabriel, do Nova Iguaçu, recebeu o segundo amarelo após falta dura em Cris, aos 32 do primeiro tempo. Com um a mais, o Fluminense continuou ocupando o campo adversário e quase ampliou após belo chute de Samuel Xavier, que desviou na zaga e passou ao lado do ângulo de Cerqueira. Os tricolores seguiram em cima, e a primeira etapa terminou com a impressão de que a vantagem poderia ser maior para o Flu.

Entradas de Fred e Ganso incendeiam torcida tricolor

Com a vantagem pelo placar mínimo e um jogador a mais, o Flu administrou o resultado no segundo tempo e a partida esfriou. A torcida entrou em êxtase quando Fred e Ganso deixaram o aquecimento para substituírem Luiz Henrique e Cano, respectivamente. Dentro de campo, porém, as alterações melhoraram pouco o desempenho tricolor: o time de Abel continuou rondando a área adversária, com Ganso participando ativamente da distribuição do jogo no meio-campo, mas sem criar grandes oportunidades para marcar.

Problemas na zaga

O Fluminense pode ter problemas no sistema defensivo para as próximas partidas. Abel Braga já havia escalado a equipe preservando o experiente David Braz, e, a minutos do início do jogo, perdeu Nino, por lesão. A má sorte continuou e, aos 11 do primeiro tempo, David Duarte, que havia entrado no lugar de Nino, sentiu a coxa e também teve de deixar a partida. Assim, com Luccas Claro e a entrada de Manoel, o Tricolor ficou sem zagueiros no banco de reservas por mais de 80 minutos.

Invencibilidade com vitórias magras

Com o resultado, o Flu chegou à sua sexta vitória seguida no Carioca —todas com vantagem magra no placar. Foram cinco triunfos por 1 a 0 e um por 2 a 1, e somente uma derrota na primeira rodada, contra o Bangu.

Fluminense de luto por vítimas de Petrópolis

Em respeito às vítimas da tragédia em Petrópolis, que após forte um temporal teve ao menos 94 vítimas, o Fluminense entrou em campo de luto na partida no Estádio Luso-Brasileiro.

Transmissão de Casimiro arrecada fundos para vítimas de Petrópolis

Em sua live de transmissão da partida na Twitch, o streamer Casimiro Miguel arrecadou fundos para as vítimas do temporal em Petrópolis. Até o fim da partida, o valor coletado foi de R$ 81 mil.

FICHA TÉCNICA

NOVA IGUAÇU 0 X 1 FLUMINENSE

Data: 16/2/2022

Local: Estádio Luso-Brasileiro, em Rio de Janeiro (BRA)

Hora: 21h35 (de Brasília)

Árbitro: Grazianni Maciel Rocha

Assistentes: Daniel do Espírito Santo Parro e Gabriel Conti Viana

Gols: André (Fluminense), aos 24 do 1º tempo.

Cartões amarelos: Gabriel (Nova Iguaçu), duas vezes, Gabriel Luiz (Nova Iguaçu), Vandinho (Nova Iguaçu) e Carlos Alberto (Nova Iguaçu)

Cartões vermelhos: Gabriel (Nova Iguaçu)

NOVA IGUAÇU: Diego Cerqueira; Léo, Gabriel Pinheiro, Nathan (Vandinho) e Carlinhos; Abuda, Gabriel Santana, Gabriel Luiz (Yan), Rodrigo Andrade (Juan) e Dedé (André Santos); João Pedro (Dieguinho). Técnico: Carlos Vitor.

FLUMINENSE: Fábio; Samuel Xavier, David Duarte (Manoel), Luccas Claro e Cris Silva (Arias); André, Martinelli e Yago Felipe (Caio Paulista); Luiz Henrique (Ganso), Willian Bigode e Cano (Fred). Técnico: Abel Braga.