Topo

Carioca - 2022

Flamengo vira sobre o Madureira e vence em último teste antes da Supercopa

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

16/02/2022 17h31

Em jogo que marcou a estreia do goleiro Diego Alves na temporada, o Flamengo bateu o Madureira, de virada, na tarde de hoje (16), em Conselheiro Galvão, e alcançou a liderança do Campeonato Carioca temporariamente. Os gols da vitória foram marcados por Everton Ribeiro e Arão — Catatau abriu o placar para os donos da casa.

Com o resultado, o Rubro-Negro tem, agora, 16 pontos, assumindo a ponta. Porém, o Fluminense, com 15 pontos, entra em campo logo mais, contra o Nova Iguaçu. Já o Tricolor suburbano permanece com sete.

Na próxima rodada, o Madureira visita a Portuguesa-RJ no Luso-Brasileiro, enquanto o Flamengo tem o clássico com o Botafogo, no Nilton Santos. Vale ressaltar, porém, que o time da Gávea volta a campo neste domingo contra o Atlético-MG, pela final da Supercopa do Brasil.

O Madureira abriu o placar logo no começo do jogo e tentou criar um panorama de jogo favorável, fortalecendo a marcação. No segundo tempo, porém, o Flamengo apresentou melhora e chegou à virada, com gols de dois jogadores que iniciaram o duelo no banco de reservas.

Quem foi bem - Arão

Arão começou o jogo no banco, mas entrou ainda no primeiro tempo e mudou a conjuntura do duelo a favor do Rubro-Negro. O volante conseguiu organizar bem o meio e, além de ter dado o passe para o gol de empate, marcado por Everton Ribeiro, foi o autor do segundo gol do Fla.

Quem foi mal - Isla

O Flamengo não esteve em uma boa tarde, mas o lateral-direito não conseguiu ajudar da forma imaginada. Em seu primeiro jogo como titular de Paulo Sousa, o chileno decepcionou. Mal no ataque e na defesa, errou passes bobos e irritou a torcida em Conselheiro Galvão.

Diego Alves estreia

O experiente goleiro Diego Alves fez a primeira partida na temporada. O camisa 1 rubro-negro apresentou dores no joelho esquerdo pouco após a reapresentação do elenco principal — o Fla iniciou o Estadual com uma equipe alternativa. Neste período, Hugo vinha iniciando as partidas.

Diego Alves está no Flamengo desde 2017, e, desde então, apesar de alguns curtos períodos em que esteve mais contestado, é apontado como titular.

Desempenho do Flamengo

Com um time tendo, em sua maioria, jogadores reservas, o técnico Paulo Sousa escalou a equipe com uma linha de quatro defensores, diferentemente do que vinha fazendo, quando optou por três zagueiros. O sistema defensivo apresentou uma falha logo no começo, que gerou o gol do Madureira, e demonstrou algumas dificuldades na saída de bola. A articulação do meio de campo não pareceu a mesma de outros jogos e o time, quando chegou ao ataque, não conseguiu ser efetivo como se esperava.

Após as entradas de Arão e Everton Ribeiro, o Fla teve um pouco mais a bola, mas, ainda assim, sem conseguir chances mais claras de gol. Após um levantamento para a área, porém, os dois acabaram participando do gol de empate.

Desempenho do Madureira

O Tricolor suburbano abriu o placar logo na primeira investida e, posteriormente, buscou "travar" o jogo. Com uma marcação um pouco mais recuada, mas forte à frente da área, tentava impedir os avanços do adversário e apostar nas saídas em velocidade. Os comandados de Alfredo Sampaio, porém, tentavam a "ligação direta" e acabavam ficando pouco com a bola.

Cronologia

Gol relâmpago

Logo no começo da partida, o Madureira encaixou um contra-ataque e Ygor Catatau aproveitou. O camisa 7 avançou e bateu cruzado, abrindo o placar.

Busca pelo empate

O Flamengo tentou responder rapidamente, mas Pedro não conseguiu finalizar. Apesar de a equipe do Fla apresentar um jogo mais "pobre", aos poucos, os comandados de Paulo Sousa conseguiram ter boa presença no campo de ataque, rondando a área adversária, mas ainda mostrando falhas.

Confusão

Quando o primeiro tempo caminhava para a reta final, houve uma confusão. Após um lance envolvendo Henrique e Andreas, o rubro-negro deu um "revide" próximo à linha lateral dos bancos de reservas e os jogadores dos dois times se estranharam. Andreas tomou amarelo no episódio e, pouco depois, acabou substituído por Arão.

Susto

Logo na volta do intervalo, o Madureira assustou o Flamengo. Com espaço, Felipe Dias matou no peito e, da intermediária, chutou forte, fazendo Diego Alves pegar quase no ângulo.

Flamengo empata

Paulo Sousa tentou mudar o cenário do time com a entrada de Everton Ribeiro, e foi justamente ele o autor do gol de empate. Em jogada pela esquerda, Vitinho cruzou, Arão ajeitou e, Ribeiro apareceu nas costas da defesa para, de cabeça, balançar a rede.

No lance seguinte, Pedro girou bem e finalizar, mas Dida fez a defesa e evitou o segundo do Rubro-Negro.

Bruno Henrique em campo

O atacante Bruno Henrique foi acionado por Paulo Sousa para entrar na vaga de Vitinho, e fez a estreia na temporada — esteve fora por conta de uma lesão muscular na coxa direita. Em sua primeira partida em 2020, precisou de pouco tempo para justificar seu protagonismo no Fla. Com boa movimentação pelos dois lados, o atacante confundiu a defesa e levou perigo para o Madureira.

Virada

Arão virou o jogo após aproveitar rebote e bater bonito, sem chance para o goleiro Dida.

Que isso, Diego Alves?

O goleiro do Flamengo saiu da área para fazer o corte, mas errou e mandou a bola no pé de Kaio Magno. O jogador do Madureira bateu, mas mandou para fora.

Chances no fim

Já nos acréscimos, o Madureira teve duas boas chances, mas Cleiton parou em Diego Alves e, em lance posterior, Pipico mandou para fora.

Tragédia em Petrópolis

Antes de a bola rolar, Paulo Sousa, técnico do Flamengo, lembrou a tragédia causada pelas fortes chuvas em Petrópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro.

Mais cedo, o Rubro-Negro, assim como Botafogo, Fluminense e Vasco, se pronunciaram sobre o incidente e disponibilizaram suas respectivas sedes para o recolhimento de doações às vítimas da cidade.

"Acho que o mais importante, sem dúvida, é mandar um abraço, muito carinho e muita força para todas as famílias em Petrópolis. União e muita força, sobretudo a quem perdeu seus entes queridos. Isso, sim, é mais importante do que o que se vai passar no domingo ou o que se vai passar hoje. Da minha parte, comissão técnica, e jogadores, de todo o Flamengo, um abraço com muito carinho", disse, à CariocãoTV.

FICHA TÉCNICA
MADUREIRA 1 X 2 FLAMENGO

Competição: Campeonato Carioca
Local: Conselheiro Galvão, no Rio de Janeiro (RJ)
Dia: 16 de fevereiro de 2022, quarta-feira
Horário: 15h30h (horário de Brasília)
Árbitro: Rodrigo Carvalhaes de Miranda
Assistentes: Carlos Henrique Alves de Lima Filho e Carlos Henrique Cardoso de Sousa
Cartões amarelos: Andreas Pereira, Marinho, Bruno Henrique, Paulo Sousa (técnico) (FLA); Henrique Luiz. Kaio Magno, Alfredo Sampaio (técnico) (MAD)
Cartão vermelho: -
Gols: Ygor Catatau, do Madureira, ao 1'/1ºT; Everton Ribeiro, do Flamengo, aos 13'/2ºT; Arão, do Flamengo, aos 23';2ºT

Madureira: Dida, Rhuan (Paulo Cezar), Edgar Silva, Feliphe Gabriel e Guilherme Zoio; Felipe Dias, Henrique Luiz (Diogo Carlos) e Rafinha (Marino) (Marlinho); Ygor Catatau (Kaio Magno), Erick Pulga e Pipico. Técnico: Alfredo Sampaio

Flamengo: Diego Alves, Isla (Matheuzinho), Gabriel Noga, Cleiton e Renê (David Luiz); João Gomes, Andreas Pereira (Arão) e Diego; Vitinho (Bruno Henrique), Marinho (Everton Ribeiro) e Pedro. Técnico: Paulo Sousa