Topo

Paulista - 2022

Com show de Willian e Roger Guedes, Corinthians faz 3 a 0 no São Bernardo

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

16/02/2022 23h30

O Corinthians não sabe o que é perder sob o comando do interino Fernando Lázaro. Hoje (16), o Timão recebeu o São Bernardo e, depois de um primeiro tempo apático, encontrou a inspiração na etapa final para ganhar a partida por 3 a 0, com dois gols de Roger Guedes e um de Willian. Foi a terceira vitória seguida do Alvinegro no Campeonato Paulista após a demissão do técnico Sylvinho.

Foi a primeira vez que o Corinthians teve seu quinteto de reforços iniciando uma partida como titular. Mesmo com Giuliano, Renato Augusto, Willian, Roger Guedes e Paulinho juntos, faltou intensidade ao time da casa nos primeiros 45 minutos, o que acabou sendo compensado com o desempenho no segundo tempo, praticamente anulando o time do ABC.

Com a vitória na Neo Química Arena, o Corinthians chega aos 13 pontos e se mantém na liderança do Grupo A. Ainda restam seis rodadas para a fase mata-mata, mas o Timão começa a encaminhar sua vaga. O São Bernardo, mesmo com a derrota, segue na ponta do Grupo B, com 11 pontos, quatro a mais que o São Paulo, que joga amanhã (17) contra a Inter de Limeira no complemento da rodada.

O melhor: Willian

O camisa 10 do Corinthians teve sua melhor atuação desde que voltou da Europa para assinar com o clube do coração. Com dribles rápidos e arrancadas pelo lado esquerdo, o meia-atacante foi o principal construtor das jogadas de ataque do Timão. Antes de sair ouviu a torcida gritar seu nome e pedir que batesse o pênalti que sacramentou o resultado em Itaquera.

O pior: Matheus Salustiano

O zagueiro sofreu para conter o poderio ofensivo do Corinthians e precisou parar as jogadas com falta em mais de uma oportunidade. Foi lento na saída de bola, o que acabou impossibilitando os meias e atacantes de construírem as jogadas de ataque sem enfrentar a defesa adversária organizada.

Willian 'causa' todos os amarelos do São Bernardo

Aberto pelo lado esquerdo do ataque, o meia-atacante Willian, mesmo aos 33 anos, ganhou todas as jogadas em velocidade e deu muito trabalho aos defensores do São Bernardo. Em lances de ultrapassagem, o corintiano precisou ser parado com falta e foi o responsável por todos os cartões amarelos distribuídos ao time adversário.

Tática não funciona e São Bernardo tem postura passiva

Não foi uma grande noite para o time do São Bernardo, que chegou à Itaquera sob a condição de líder do Grupo B e dono da melhor pontuação do Campeonato Paulista antes do início da rodada. O time do ABC apostou em uma postura defensiva com saída rápida para os contra-ataques, mas não conseguiu colocar a ideia em prática. A melhor chance foi um chute de fora da área no erro de Du Queiroz na saída de bola.

Cronologia do jogo

O domínio da partida no primeiro tempo foi do Corinthians, que encerrou a etapa inicial com 71% da posse de bola, porém com apenas um chute em direção ao gol adversário. Em duas subidas ao ataque, o São Bernardo criou mais perigo do que o Timão e o confronto foi para o intervalo sem gols para qualquer um dos lados.

No segundo tempo, uma partida completamente diferente por parte do Corinthians. A equipe passou a jogar mais próxima, triangulando as jogadas pelas pontas e contando com a participação de Roger Guedes, que anotou dois gols com passes de Giuliano e Renato Augusto. Aliviada a pressão, o time da casa desfilou em campo e ainda teve um pênalti convertido por Willian.

Próximos jogos

O Corinthians volta a campo no sábado (19), às 18h30 (horário de Brasília), para encarar o Botafogo, em Ribeirão Preto. A partida fora de casa será válida pela oitava rodada da fase de grupos do Paulistão.

O São Bernardo recebe no mesmo dia, um pouco mais tarde, às 20h30, o Ituano, no estádio Primeiro de Maio.

FICHA TÉCNICA:

CORINTHIANS 3 x 0 SÃO BERNARDO
Competição:
sétima rodada do Campeonato Paulista
Data: 16/02/2022 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Cartões amarelos: Fábio Santos (Corinthians); Matheus Salustiano, Cristovam e Paulinho Moccelin (São Bernardo)
Gols: Roger Guedes, aos 8' do 2º tempo (COR); Roger Guedes, aos 22' do 2º tempo (COR); Willian, aos 26' do 2º tempo (COR)

CORINTHIANS: Cássio; Fagner (João Pedro), João Victor, Gil e Fábio Santos; Du Queiroz (Cantillo), Paulinho, Giuliano (Luan) e Renato Augusto; Willian (Gustavo Mantuan) e Roger Guedes (Jô). Técnico: Fernando Lázaro (interino)

SÃO BERNARDO: Junior Olivera; Cristovam, Joilson (Romisson), Matheus e Igor; Ligger, Paulinho Moccelin, Léo Gomes e Vitinho (Ravanelli); João Carlos (Gustavo Ramos) e Silvynho. Técnico: Márcio Zanardi