Topo

Veiga anota o 1º gol de time sul-americano na final do Mundial desde 2012

Do UOL, em São Paulo

12/02/2022 16h25

Raphael Veiga anotou, de pênalti, o primeiro gol de um clube brasileiro na decisão do Mundial de Clubes desde que Guerrero deu o título do torneio para o Corinthians, em 2012. Curiosamente, o adversário de ambos os clubes foi o Chelsea. No entanto, o resultado final foi diferente.

O tento de Veiga não foi o suficiente para o Palmeiras, que foi derrotado pelo clube inglês por 2 a 1, na prorrogação, nos Emirados Árabes Unidos. Lukaku e Havertz marcaram os gols do Chelsea na partida.

O resultado consolidou uma hegemonia europeia de nove anos no Mundial. Desde a vitória do Corinthians, apenas Flamengo (edição de 2019), Grêmio (2017) e Palmeiras (2021) chegaram na decisão da competição. E o único jogador que marcou nessas partidas foi o camisa 23 palmeirense, já que o clube gaúcho foi derrotado pelo Real Madrid por 1 a 0 e o Flamengo perdeu para o Liverpool, na prorrogação, pelo mesmo placar.

Na última edição do Mundial, o Alviverde não chegou à final por ter sido batido pelo Tigres, do México, também por 1 a 0. Além disso, o Atlético-MG foi outro time do Brasil que participou da competição. No entanto, o Galo foi superado pelo Raja Casablanca, do Marrocos, por 3 a 1, em 2013.