Topo

Mundial de Clubes - 2021

Lukaku e o Brasil: ele fala português, ama feijoada e toma guaraná

Homem-gol do Chelsea tem forte ligação com a cultura e a culinária brasileiras  - REUTERS/Suhaib Salem
Homem-gol do Chelsea tem forte ligação com a cultura e a culinária brasileiras Imagem: REUTERS/Suhaib Salem

Do UOL, em São Paulo

10/02/2022 04h00Atualizada em 10/02/2022 22h24

O Palmeiras disputa a final do Mundial de Clubes contra um Chelsea que tem três brasileiros "e meio" em seu elenco. Além de Jorginho, Kenedy e Thiago Silva, também dá para considerar que Romelu Lukaku, autor do gol da vitória sobre o Al Hilal ontem (8), também tem um pouquinho de Brasil. O centroavante belga fala português, gosta de tomar guaraná e ama feijoada.

A família de Lukaku tem origem no Congo, país violentamente colonizado pela Bélgica até os anos 1960. Ele nasceu na Europa, mas tem dupla nacionalidade. As raízes africanas explicam o gosto do centroavante pelo feijão preto brasileiro, bem semelhante ao congolês, que ele experimentou e gostou.

"A comida brasileira é a mesma do Congo, bem similar. O feijão do Brasil é o mesmo do meu país. Feijoada é minha comida favorita e gosto muito de rodízio de carne", contou Lukaku em uma entrevista em português ao canal ESPN, em 2018. "Guaraná eu gosto muito, na minha casa tem muito guaraná", revelou na ocasião.

Os brasileiros são uma legião entre os amigos de Lukaku, que estreitou laços com David Luiz, Ramires e Willian na primeira passagem pelo Chelsea e hoje é próximo de Thiago Silva e Jorginho. É com eles todos que o centroavante afia seu português, uma das oito línguas em que é fluente.

O meia brasileiro Kanu, ex-companheiro do belga no Anderlecht, revelou participação "direta" nos gostos do atacante. "Tenho muita culpa nessa paixão que ele tem pelo Brasil, porque eu fazia muito pagode e churrasco na minha casa (risos)", brincou ele à ESPN.

"Nossa equipe tinha muitos africanos, e a gente se reunia sempre, porque eles são muito parecidos com os brasileiros, gostam das mesmas comidas. Eu fazia feijão, churrasco de picanha e chamava todos eles. A gente conversava muito, ouvia música e jogava videogame, porque morávamos todos no mesmo condomínio", prosseguiu o meia.

O país pentacampeão mundial está também nas influências futebolísticas de Lukaku, que cresceu admirando Adriano Imperador, com quem acredita ter características similares: muita força, explosão física e chute forte de canhota.

Férias no Brasil foram frustradas?

Companheiros brasileiros já contaram que há alguns anos Lukaku tinha planos de conhecer o Brasil durante as férias. De tanto ouvir falar das praias do Rio de Janeiro e de Santa Catarina, queria ver com os próprios olhos. Só não teria posto o plano em prática por questões de segurança — temia ser reconhecido na rua.

Desde 2018, de fato, a chance de ele ser reconhecido no Brasil aumentou muito. O centroavante estava em campo no último jogo da seleção brasileira em uma Copa do Mundo, a eliminação para a Bélgica nas quartas de final do Mundial na Rússia. Agora encara o Palmeiras na final do Mundial e, se tiver atuação destacada às 13h30 (de Brasília) deste sábado (12), aí é que não conseguirá mesmo passar despercebido em terras brasileiras.