Topo

Palmeiras

Fifa volta a chamar Copa Rio de 51, do Palmeiras, de Campeonato Mundial

Em 1951, jornal retratou o título do Palmeiras conquistado na Copa Rio - Reprodução
Em 1951, jornal retratou o título do Palmeiras conquistado na Copa Rio Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

10/02/2022 10h39

Pela segunda vez nos últimos dias, a Fifa se referiu à Copa Rio de 1951, vencido pelo Palmeiras, como Campeonato Mundial. A entidade publicou uma matéria contando parte da história alviverde no torneio e se referiu ao feito como uma "glória global para o Verdão". No início da semana, a Fifa também publicou uma matéria com o atacante Rony e considerou o torneio de 51 como Mundial do Palmeiras.

"Um campeonato mundial havia sido sonhado e discutido por anos por alguns dos maiores artilheiros do futebol, entre eles Jules Rimet, Ottorino Barassi e Stanley Rous - e finalmente foi marcado para 1951 no Brasil. A competição com oito equipes envolveu algumas das principais equipes da Europa, o gigante uruguaio Nacional e a dupla brasileira Vasco da Gama e Palmeiras", diz o início da matéria do site oficial.

A matéria também relembrou a primeira Academia do Futebol do Palmeiras, que se destacou na década de 60 com Ademir da Guia, Dudu e outros ídolos, se tornando um dos maiores esquadrões do futebol brasileiro.

"As pessoas elogiaram o Barcelona de Guardiola. Foi o que fizemos décadas antes. Mantivemos a bola por quatro, cinco minutos. Cada toque foi impecável, cada passe foi perfeito. Encantamos até os torcedores da oposição", disse Dudu, ex-volante que levantou nove taças com o Palmeiras.

O fim da seca de títulos estaduais e o supertime da Parmalat com Rivaldo e Edmundo também receberam destaques no site oficial, assim como a história do goleiro Marcos, que esperou por anos para agarrar a oportunidade e se tornar santo com a camisa 12 do clube.

No próximo sábado, o Palmeiras entrará em campo para buscar a taça do Mundial de Clubes da Fifa diante do Chelsea. A partida será às 13h30 no estádio Mohammed Bin Zayed, em Abu Dhabi.

Palmeiras