Topo

Marcelo Grohe quebra recordes e muda até rotina de clube na Arábia Saudita

Goleiro brasileiro completou 75 jogos no Al Ittihad e se tornou um dos líderes do elenco - Divulgação/Al-Ittihad
Goleiro brasileiro completou 75 jogos no Al Ittihad e se tornou um dos líderes do elenco Imagem: Divulgação/Al-Ittihad

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

08/02/2022 04h00

O Al Ittihad está sobrando no campeonato saudita, e Marcelo Grohe é um dos destaques. O goleiro ex-Grêmio completou 75 partidas pelo clube e na atual temporada, faz parte da sequência de 10 jogos sem derrota. A boa fase do jogador revelado em Porto Alegre vem desde 2021, quando um hábito mudou a rotina no CT e virou exemplo para o elenco.

Aos 35 anos, Grohe está no A Ittihad desde janeiro de 2019 e recentemente ampliou o contrato até 2023.

No domingo (6), o Ittihad venceu o Abha por 4 a 0 e abriu seis pontos de vantagem do Al Nassr, o segundo colocado na classificação. Tudo isso mesmo com um jogo a menos. A defesa, liderada por Grohe, é a menos vazada do campeonato e o goleiro está há seis jogos sem levar gols.

"É o reflexo de um trabalho muito bom que vem sendo desenvolvido há bastante tempo por aqui. Nosso grupo mudou pouco da temporada passada para a atual e isso ajuda no entrosamento, na maturidade do time, em questões como entender o que é preciso fazer para virar um resultado negativo ou para manter um resultado positivo", disse Grohe.

Grohe chegou como grande reforço, viu o clube trocar de comissão técnica e em 2020 a luta foi contra o rebaixamento. Mas no ano seguinte, o goleiro se tornou uma das referências do time e foi abraçado pela torcida. Internamente, também ganhou status de líder pelo trabalho no dia a dia.

Uma atitude que transformou Marcelo Grohe em figura do vestiário foi o hábito de ir treinar no turno inverso ao trabalho do elenco. A iniciativa é tão rara que o Al Ittihad sequer tinha um funcionário na área da academia do CT no turno. O clube foi obrigado a escalar um colaborador para abrir o setor e preparar a estrutura.

As atuações em campo geraram uma onda de apoio da torcida, que passou a defender mais e mais minutos para Grohe ainda em 2020. Ao longo de 2021, o goleiro se fixou como um dos pilares do time. E em 2022, já bateu recorde de jogos sem levar gols.

"Se a gente marca bem, se ocupa bem o espaço em todos os setores, se acompanha as jogadas até o fim, a tendência é termos uma produção defensiva boa e, assim, ficamos mais perto das vitórias. Fico feliz por poder contribuir quando sou exigido e trabalho muito para estar bem preparado fisicamente e tecnicamente", declarou o goleiro.

Marcelo Grohe foi eleito melhor goleiro do campeonato saudita na temporada passada. De 2019 para cá, ele atuou em 75 partidas com a camisa do Al Ittihad. Com 20 partidas sem levar gol e cinco pênaltis defendidos.